Pular para o conteúdo

Personagens Brasileiros | Dragão do Mar

Tudo começou no ano de 2011, em uma revista chamada HEROZ#1. Nela, os amigos JJ Marreiro e Fernando Lima nos apresentaram o Dragão do Mar.

Mas antes de tudo, saiba que no Ceará realmente existiu um “Dragão do Mar“, e que “nosso personagem” sofreu influências dessa história…

“Liberdade. A palavra de ordem dos idos de 1800, no Ceará, também nomeia a jangada que pertencia Francisco José do Nascimento, o Chico da Matilde. A jangada foi levada à capital do Império a bordo de um navio mercante, como símbolo da resistência popular abolicionista nas terras de Alencar. O líder dos jangadeiros cravou seu nome na história como o lendário Dragão do Mar, deflagrando a greve dos seus companheiros. Sua ousadia e coragem paralisaram o mercado escravista no porto de Fortaleza nos dias 27, 30 e 31 de janeiro de 1881. Chico, filho da Matilde tinha, então, 42 anos”.

Saiba mais acessando o Dragão do Mar.

Fonte da imagem: JJ Marreiro.

Além dessa influência histórica, o personagem também recebeu influências clássicas: Hanna-Barbera e os quadrinhos da era de ouro serviram de inspiração.

Pois bem, agora você sabe que ele é lá do Ceará, e que já existiu um Dragão do Mar, mas como surgiu esse Dragão? Nada melhor do que saber pela voz do próprio criador:

Bom. Eu e meu grande amigo JJ Marreiro estávamos discutindo a relevância de heróis submarinos, tal qual o Namor e o Aquaman, que perderam muito sua popularidade nos últimos anos. A minha sugestão era ligar o personagem a questões ambientais e de sustentabilidade. Outra coisa que acabou sendo incorporada, até de uma forma bem orgânica, a medida que o personagem ia sendo construído foram elementos da cultura afro-brasileira.

Tudo bem, você viu que o Dragão surgiu através de uma conversa sobre heróis submarinos, mas quem é ele exatamente?

Ele é filho de um pescador de uma vila do interior do Ceará, com o seu crescimento saiu para fazer um curso de engenharia de pesca, voltou “para sua ilha”, afim de ajudar nas dificuldades que sua comunidade enfrentava.

 Leia nossa entrevista com o Fernando Lima

Um dia ele foi atacado em alto mar, e lá deixado para morrer.

Quem o atacou? 

Capangas de um empresário de pesca predatória.

O que aconteceu? 

Uma entidade que personifica a consciência das águas percebeu que ali existia grande potencial, essa entidade surgiu para ele na forma de Iemanjá. Além de salvar o jovem ela ofereceu poderes para que ele pudesse proteger os oceanos.

Nascia assim o Dragão do Mar.

Dragão do Mar | Desenhos: Dennis Rodrigo Oliveira.

O herói que possui força sobre-humana e consegue respirar embaixo d’água, tem uma espada e um escudo. A espada lança raios e vira um tridente, além de ajudar no controle das águas.

Acha que é só isso? Ele ainda possui supervelocidade embaixo d’água e pode assumir a forma de um Dragão alado, mas só usa em último caso, ele tem medo de não conseguir domar seu poder e não conseguir voltar à forma humana.

O Dragão do Mar é mais um personagem brasileiro.

Não deixe de conferir.

Personagens Brasileiros | Fantasma Escarlate

Personagens Brasileiros | Velox

Personagens Brasileiros | Catalogador de Universos

Personagens Brasileiros | Lagarto Negro

Personagens Brasileiros | Xamã