Pular para o conteúdo

Uma visita ao Castelo Rá-Tim-Bum

Quando criança, tudo é mágico. Os programas são belos e os personagens “nossos amigos”. O tempo passa, envelhecemos, mas as memórias da infância ficam guardadas com carinho.

Atualmente estou com 25 anos. Passei boa parte de minha infância assistindo uma série chamada Castelo Rá-Tim-Bum. Creio que você conheça.

O programa foi um grande sucesso nos anos 90/2000. Era mágico assistir aquele universo de Nino e sua turma. O tempo passou, fui crescendo e deixando de lado o tempo de criança.

Mas navegando pela internet leio uma notícia. Haveria uma exposição mostrando os itens do programa. Logo me animei. Só que havia um problema. Essa exposição ficava 450 km de minha cidade.

Eu teria que fazer um investimento considerável para meu apertado orçamento. Acabei deixando de lado e continuei minha vida como se nada houvesse acontecido.

O tempo passou e uma nova notícia surgiu. Iria ser realizado exposições em várias cidades do Brasil. Dessa vez, para minha sorte, 90 km de distância. Então lá fui eu…

Ah, era uma vez, era uma vez um Castelo. Esse Castelo era mágico. Esse Castelo produziu vários momentos inesquecíveis pra’quele garoto…

Era uma vez um Castelo, era uma vez um porteiro…

…esse porteiro abriu um universo de sonhos. Lá dentro havia tudo, ou melhor, quase tudo.

Passei por diversos cenários, muitos deles feitos com as coisas utilizadas durante as gravações. Os exemplos dos originais você vê agora….

Celeste

Ratinho feito de massa de modelar

O ratomóvel sofreu com o tempo…

Roupa da Morgana é outra das peças originais da exposição.

Livro da Morgana

Eram vários itens, não vou colocar todos, o post ficaria muito extenso…

Mas não eram todas as peças originais, algumas peças são réplicas… como o Relógio e o GodoFredo.

Passei por todos os cenários. Todos incríveis, mesmo aqueles que eu não era muito chegado em assistir na época….

Alguns eram mais legais, não por serem melhores ou mais bonitos, mas por me trazerem melhores lembranças. O quadro que eu mais gostava era o do Mau e do Godofredo. Então, “ali nos encanamentos do Castelo”, eu fiquei ouvindo um pouco de sua gargalhada fatal.

Mau “original”.

Talvez por estar em dois locais ao mesmo tempo, alguns cenários foram deixados de lado. Não tínhamos nada do Bongo, Lana e LaraPenélope, Fura-bolos, Etvaldo, Telekid, Tíbio e Perônio.

Também não tinha nada do Dr. Victor e nem do Tap e Flap. E, lógico, fiquei triste por não ver algo do Doutor Abobrinha.

Um pedaço do quarto do Nino

Mas, mesmo sem vários cenários e personagens, foi bem interessante conhecer o Castelo.

Sabe, quando criança temos os maiores sonhos, vivemos em um mundo mágico, o tempo passa e aquela criança deixa de existir. Só que existem momentos que é necessário visitar aquele local que traz aquela nostalgia. E não, não precisa ser necessariamente um Castelo, mas se for… me convide!

Não deixe de conferir. 

HQ’s Entrevista | Cinthya Rachel, a Biba do Castelo Rá-Tim-Bum

6 aberturas de desenhos inesquecíveis da TV Cultura

A nostalgia da TV Cultura em 13 programas

É verdade que o Caillou tem câncer?

Ernest, O Vampiro

Curiosidades do Castelo Rá-Tim-Bum