Pular para o conteúdo

A nostalgia da TV Cultura em 13 programas

Estamos no século XXI, mais precisamente no ano de 2018, no auge da tecnologia. O Streaming chegou para ficar, isso sem contar as plataformas digitais que atualmente dominam o mercado (Youtube, Spotify, Netflix, Amazon…)

Mas voltando a um passado nem tão distante assim (ou será que é?), quando os canais de televisão dominavam o mercado, tínhamos (ainda temos) uma emissora que marcou uma geração. 

Vamos lá para o final dos anos 90 e começo dos anos 2000, onde a TV Cultura transmitiu seriados que marcaram nossas infâncias, aqui iremos listar aqueles que, com certeza, conquistaram um cantinho especial em nossas memórias e corações, então…

___

1 – Anos Incríveis.

Anos Incríveis foi transmitido pela TV Cultura em meados dos anos 90, o seriado contava as histórias de Kevin Arnold durante sua infância/adolescência. Suas confusões, alegrias, tristezas e frustrações são mostradas com maestria.

___

2 – Babar.

Babar começou a ser transmitido em 1993, inspirado em um livro francês, a história gira em torno do rei elefante Babar (criado por humanos) que conta sua história de vida para seus filhos.

Atualmente é transmitida pelo canal fechado HBO.

___

3 – Catalendas.

Catalendas começou ser transmitido nos anos 90 e por incrível que pareça durou até 2013.

Catalendas mostrava (com um teatro de bonecos) contos populares do nosso folclore, que eram embalados pela Dona Preguiça e seu grande ouvinte Preguinho.

___

4 – Mundo da Lua.

“Alô! Alô! Alô! Planeta Terra chamando, planeta Terra chamando!”  Grande parte das crianças dos anos 90 já repetiram a icônica frase de Lucas Silva e Silva.

A trama do seriado mostrava as aventuras do garoto, que com seu gravador criava fantasias com toda sua família.

___

5 – X-Tudo.

X-Tudo foi um programa transmitido de 1992 a 2002, nesse programa o X-Tudo (personagem interpretado pelo falecido Gérson de Abreu) e seu fiel escudeiro Boneco X, nos ensinavam diversas experiências científicas.

Lembro-me bem que tanto o “X-Tudo” como “O Mundo de Beakman” me ajudaram na escola.

___

6 – Castelo Rá-Tim-Bum.

Se a Inglaterra tem Hogwarts com Harry Potter, Dumbledore e Voldemort, nós temos o Castelo Rá-Tim-Bum com Nino, Dr. Victor e Dr. Abobrinha.

O seriado era muito à frente de seu tempo, nele era contado as aventuras de Nino, um aprendiz de feiticeiro com 300 anos, ele recebia constantes visitas de seus amigos: Pedro, Biba e Zequinha e juntos passavam por diversas situações dentro do castelo.

A série foi transmitida em quase todos os países da América Latina e recebeu premiações internacionais.

___

7 – O Pequeno Urso.

Baseado no livro Little Bear, a produção de origem canadense foi transmitida pela TV Cultura, com idas e vindas, de 1997 a 2010.

A trama gira em torno do Pequeno Urso, ele, seus amigos e familiares passavam por situações que refletiam muito os valores da amizade.

___

8 – Rupert.

Se por um lado tínhamos O Pequeno Urso, no mesmo canal o “primo radical” dele também era transmitido.

Rupert era um urso polar que vivia aventuras no mundo inteiro, a trama dele era um pouco mais adulta e envolvia aventuras e soluções de mistérios.

Rupert quase teve um longa metragem, mas o projeto infelizmente não vingou.

___

9 – Rá-Tim-Bum.

Rá-Tim-Bum foi transmitido pela TV Cultura entre 1990 e 2009, nesse meio tempo o show foi e voltou.

O programa tinha um formato diferente do que era proposto na época, com quadros de temas livres mostrando diversas maneiras de entretenimento, um dos mais clássicos é o “Senta que lá vem história”.

___

10 – O mundo de Beakman.

Era quase que sagrado assistir ao final da tarde e início da noite O Mundo de Beakman, o programa foi exibido pela Cultura de 1994 a 2002, foi também exibido em outros canais, mas com menor duração.

Erga a mão quem nunca tentou copiar as experiências do professor Beakman, seu rato Lester e suas ajudantes.

___

11 – Contos de Fadas.

Contos de Fadas foi uma série americana que recontava famosas histórias com um visual mais cinematográfico e grande produção, e que por sinal eram excelentes.

A série contou com diversas personalidadesRobin Williams, Mick Jagger, Leonard Nimoy e até mesmo Tim Burton e Francis Ford Coppola passaram por ali.

A série foi transmitida pela Cultura em meados dos anos 90 e começo dos anos 2000, depois disso teve uma reprise em 2010.

___

12 – As aventuras de TinTim

As Aventuras de Tintim” nasceu nos quadrinhos, o sucesso foi tanto que a produção Belga ganhou filmes, animações, livros e vários produtos licenciados.

As aventuras de Tintim mostra o Repórter Tintim e seu fiel escudeiro Milu, que buscavam esclarecer mistérios com uma boa dose de humor e ação.

No Brasil tivemos a animação exibida durante os anos 90 e parte dos anos 2000. Em 2012 foi produzido um longa.

___

13 – Ilha Rá-Tim-Bum

Quem é Lost na fila do pão perto da Ilha Rá-Tim-Bum?

A série começou a ser exibida em setembro de 2002, ela contava as aventuras de cinco jovens perdidos em uma ilha mística que buscavam sair dela a todo custo, em meio a situação caótica eles encontram amigos e inimigos.

A série tinha boas doses de comédia, ação e drama, sem spoilers aqui, mas em certas partes é normal cair um cisco em seus olhos.

E ai? Quais programas da TV Cultura marcou sua infância? Comente!

Não deixe de conferir. 

6 aberturas de desenhos inesquecíveis da TV Cultura

5 obras que só são boas dubladas

É verdade que o Caillou tem câncer?

Você sabia que Os Flintstones promoviam o uso do cigarro?

5 séries famosas que passaram na RedeTV