Pular para o conteúdo

HQ’s Entrevista | Igor Marques

Igor é jornalista e designer gráfico por formação, mas tem os quadrinhos como paixão, e agora ele irá lançar duas histórias em quadrinhos… bom, é melhor você mesmo descobrir…

1 – Agora no final de maio (30). Durante o Festival Internacional de Quadrinhos de Belo Horizonte (FIQ BH), você e o desenhista Lúcio Guimarães estarão lançando o quadrinho intitulado “Indomável”. Você pode adiantar um pouco da história pra gente?

Indomável conta a história da Malu. Ela é bem esquentada e vive de aplicar pequenos golpes na rua. Não é o tipo comum de heroína. Ela até tenta viver uma “vida normal”, mas as coisas não dão muito certo. Enquanto ela se recupera desse baque, um acontecimento muito inesperado muda a sua rotina. Malu não entende direito o que está acontecendo, mas a personalidade dela acaba a empurrando numa aventura.

2 – E quando foi que surgiu a ideia para criar essa história?

O Lúcio Guimarães, meu parceiro no projeto, foi quem me convidou para fazer um quadrinho. Ele me passou algumas referências do que gostaria numa história. Desde filmes, músicas, quadrinhos. Nós tínhamos uma imagem bem clara de um bar bem caído, com um homens velhos e bêbados e crianças jogando fliperama. Isso ajudou a criar uma ambientação. Então eu fui estudar as ideias soltas que ele me passou para transformar em narrativa.

3 – Mas sabemos que durante esse festival outra história será lançada, com o nome de “Verdade ou Consequência”, você utilizou referências de mangás para criação do contexto. Fale um pouco pra gente do que se trata…

Na verdade, Verdade ou Consequência surgiu antes. O Donisete Lemos, que é meu parceiro neste outro quadrinho, também me convidou para escrever um roteiro. A ideia era participar do Brasil Mangá Awards, da Editora JBC, por isso esse projeto já foi mais pensado como um mangá desde o início. Com isso em mente, procuramos trazer para o cenário nacional um dos gêneros mais comuns do cenário japonês que é a comédia escolar.

4 – Tem mais alguma surpresa para esse evento? Ou você tem alguma ideia do que lhe aguarda nesses próximos anos?

Durante o FIQ eu vou lançar esses dois quadrinhos junto aos autores parceiros, mas o Carrapato Estrela, como coletivo, ainda vai lançar mais trabalhos. Ao todo serão quatro novos títulos e coletâneas que participamos lançados durante o Festival.

5 – Agora que vimos algumas de suas histórias, nos conte qual sua fonte de inspiração para criação delas…  ah, aproveite para falar como você começou nesse meio?

Cada história tem sua referência e fonte de inspiração. No caso dos quadrinhos lançados no FIQ, tem relação com o estilo dos parceiros e a proposta do que desejamos apresentar. A inspiração para criar os quadrinhos pode vir de qualquer lugar. Vem da bagagem que o autor cria, de tudo o que lê, assiste e escuta, sejam obras de ficção ou história reais, do tipo que saem nos jornais. Eu, por exemplo, adoro ler artigos e revistas sobre ciências e acho uma grande fonte de ideias.

6 –  E qual sua visão sobre o atual cenário de histórias em quadrinhos no Brasil?

Os quadrinhos no Brasil estão num momento de expansão, tanto em quantidade como e qualidade. Cada dia tem mais gente interessada em produzir e consumir histórias produzidas por autores nacionais. E essa evolução é muito importante para manter esse crescimento acontecendo.

7 – Qual seu maior sonho dentro dessa profissão?

Não sei onde quero chegar. Não penso muito nisso. Nem tenho um plano de carreira definido. Tenho algumas outras ideias e projetos e pretendo publicar um de cada vez. Contar cada uma das ideias e histórias que tenho em minha mente para o maior número de pessoas possível e ver onde isso vai dar.

8 – Vamos fazer um jogo rápido.

Melhor herói nacional?

As melhores personagens de quadrinho brasileiro são Maiara e Anabelle de Pablo Casado e Talles Rodrigues. Simplesmente sensacional. Muito divertido, cheio de ação e ótimo humor. Eu gosto muito.

Melhor Anime?

Fullmetal Alchemist.

Melhor quadrinho e personagem estrangeiro?

Maus. É um quadrinho maravilhoso em vários sentidos. Gosto muito de vários personagens. É difícil demais escolher um só.

9 – Para finalizar. Quem é Igor Marques?

Sou jornalista e designer gráfico por formação. Não vivo de quadrinhos. Trabalho com marketing misturando essas minhas habilidades junto com algumas outras. Sou viciado em esportes, principalmente, por futebol e adoro todo esse universo de cultura pop, cinema, quadrinhos e livros, apesar de não ter tempo para conseguir se dedicar a essas atividades como gostaria.

10 – Deixe os contatos onde os leitores poderão adquirir suas histórias e falar com você.

Site | Twitter | Instagram | Carrapato Estrela Site | Instagram Carrapato | Facebook Carrapato | Twitter Carrapato

Igor, o HQ’s com Café agradece o tempo concedido. Desejamos sucesso nessa sua caminhada.

Não deixe de conferir. 

HQ’s Entrevista | Luciano Cunha, criador de “O Doutrinador”

HQ’s Entrevista | Lucio Oliveira (Edibar)

HQ’s Entrevista | Raphael Pinheiro (Os Tomos de Tessa)

HQ’s Entrevista, Marcelo Campos (Quebra-Queixo)

HQ’s Entrevista | Lincoln Nery (Jou Ventania)