Pular para o conteúdo

Miguelito, a cópia brasileira do Chaves

Lá vem o Miguelito, Miguelito, Miguelito, com histórinhas bem gostosas de se ver…

Achou estranho essa letra? Pois bem, só faltou a letra para o Miguelito se assumir como uma legítima cópia do El Chavo del 8.

Mas vamos relembrar como tudo começou…

Parece que eu conheço algum programa parecido… HAHAHAH

Estávamos entrando nos anos 2000, e uma produtora tinha tentado colocar o Miguelito dentro da Record, sem sucesso, então partiram para o plano B, Rede TV.

O programa passou por apenas uma semana na emissora, e não existem episódios para serem assistidos na internet. O que me restou foi pesquisar por todos os cantos para levantar o máximo de informações sobre esse seriado, e nessa procura desenfreada encontrei várias coisas espalhadas por ai.

Vamos por partes. 

O próprio superintende da emissora não acreditava no projeto..

Assumo que apresentar “Miguelito” é uma experiência. É um programa que não me agrada, clonado do “Chaves”. Mas vamos exibir seus 22 capítulos e ver no que dá”, disse Rogério Gallo, superintende artístico e de programação da Rede TV!.

É sério, se não acredita, olhe no site da Folha (clique aqui)

No jornal “O Globo“, em uma matéria de 23/07/2000, com a repórter Mariana Timóteo da Costa, encontramos mais coisas.

“O programa é resultado de uma co-produção entre a MN Kids, empresa de Milton, e as produtoras Câmera 5 e GPM, cujo dono é Gugu Liberato”.

– O que temos de diferente é que nossa produção é inteiramente nacional. O programa procura resgatar a inocência das crianças, as brincadeiras de roda – explica Milton Neves, diretor de”Miguelito”, que lançou a apresentadora Eliana no SBT em 1994.

Fonte: PUC RJ.

Bolão dá o tapa em Miguelito, que se abaixa, com isso ele acerta Lilica… tem algo familiar nessa cena?

As pesquisas não pararam, e em outra publicação da “Folha” encontrei o seguinte: “Não imaginei que levaria o papel”, diz Estrela. Para compor o personagem, o ator buscou inspiração em Oscarito e Stan Laurel. E o “Chaves”? “Por incrível que pareça, nunca assisti”. Fonte: Folha.

Mas é muito complicado saber quantas notícias são verdadeiras, afinal, para “Folha” Eduardo disse que nunca assistiu o Chaves, já na própria matéria da PUC, que saiu no Globo, as informações são outras:

“Eduardo Estrela, de 34 anos, que vive o personagem-título, define o programa como uma mistura de “Chaves””, “Vila Sésamo” e “Os trapalhões”.
– Eu me inspiro muito também nos episódios antigos de “O gordo e o magro”. Acho que o Miguelito e o Magro têm muitas semelhanças. Os dois são meio atoladinhos e possuem um ar infantil. Isso é fundamental, já que interpreto um garoto de 9 anos – explica o ator sobre o seu primeiro trabalho na TV”.

Saber sobre os personagens é praticamente impossível, mas conseguimos encontrar outra matéria, essa também do jornal “O Globo”, que saiu em pesquisa da PUC, em 30/01/2000.

A matéria diz que ninguém sabe onde Miguelito mora, que Bolão é o gordinho que lembra o Nhonho, Lilica, é chorona e vive com uma boneca, lembrando a Chiquinha. Seu Flodoaldo é aposentado, não tem dinheiro e é pai da Lilica, ou seja, uma espécia de Seu Madruga. E lógico que Seu Otávio aparece para cobrar o aluguel.

Mas não podemos esquecer da Dona Tita, dona de uma pensão que despreza todo mundo da vila, ah, ela tem um filho mimado, que atende por Quico, digo, digo, Marquinho.

Fonte: PUC RJ.

Aparentemente, a moça da primeira foto seria a “Dona Tita”.

E ai, conhece outra cópia do “Chavinho“? Comente!

Não deixe de conferir. 

HQ’s Entrevista, Marta Volpiani, a voz da Dona Florinda

5 personagens que Ramón Valdés encarnou no Chapolin

Você conhece o filme que tem quase todo o elenco do Chaves?

Você conhece todos os personagens de Chespirito?

5 episódios do Chaves que todo mundo esquece, mas que são ótimos