Pular para o conteúdo

Não leia nenhuma crítica antes de assistir um filme

O ano é 2015. Estreia do Quarteto Fantástico, críticas péssimas quanto ao filme. Decidi não ir no cinema para assistir, resultado? Fui procrastinando e até hoje não assisti.

O ano é 2016. Estreia de Caça-Fantasmas, resolvo não ler criticas, vou ao cinema, gosto do filme. Depois de uns dias resolvi ler alguns comentários sobre, e vi que metade gostou e metade não gostou.

O ano é 2017. Frances Ha já estreou faz tempo (2013). Fui assistir o filme na Netflix, não havia lido nada sobre o longa. Resolvi fazer uma análise comparando-o com situações da vida real (Frances Ha mostra o complexo do adulto que não quer crescer).

Mas vou ser sincero. Acabei de assistir o filme e fiquei com a sensação de que não tinha feito uma boa escolha. Então resolvi ler “os críticos cinematográficos”.

Resultado?

99% amaram o longa. 93% de aprovação no Rotten.

Isso só me deu mais certeza.

Não leia crítica antes de assistir um filme. Forme você sua opinião, esqueça quem dá pitaco sobre esses assuntos. Isso é uma coisa muito pessoal. Tanto é que decidi parar de comentar filmes aqui no site.

Só irei comentar filmes que dê para fazer uma analogia com a vida real, como esses por exemplo:

O Homem Irracional mostra a hipocrisia do “fazer a coisa certa”

Gênio Indomável mostra o medo de se relacionar

Invasão Zumbi não é sobre zumbis

Inside Llewyn Davis é a pura vida real em um filme

Lições da Bonequinha de Luxo

Sem ser isso, não irei analisar nada. Até porque os “mini-cursos” que fiz sobre cinema ainda não me dão essa autoridade. Quem sabe um dia, com mais estudo e experiência, eu volte para falar sobre a mise-en-scène de um filme, por exemplo.

No momento eu só posso te dizer: assista o que você quiser, goste do que você quiser, não seja influenciado por terceiros.

Sim, você deve procurar algum “crítico” que se assemelhe com seus gostos, procure um, no máximo dois. Mas procure pessoas com conhecimento, que não são compradas por publicidade.

Para finalizar. Se quiser ler críticas, vá para outro site, mas se quiser ver filmes comentados dentro de um contexto social, o HQ’s com Café é o seu lugar…. grande abraço, e até o próximo post.

Não deixe de conferir: A maldição de ter que achar todo filme cult bom.

Não deixe de comentar qual filme que a crítica ama e você odeia, e qual a crítica odeia e você ama…

Siga-nos no Instagram.