Pular para o conteúdo

8 curtas curiosidades sobre o mundo dos quadrinhos (Parte 3)

Como o pessoal gostou, já estamos na terceira lista de curiosidades do mundo dos quadrinhos. Divirta-se…

1 – O Super-Homem tem raízes no herói divino Hércules (mais conhecido pelo nome romano, ele era chamado de Héracles pelos gregos). Hércules foi o maior dos heróis gregos, um modelo de masculinidade com força extraordinária. Jerry Siegel, cocriador do SuperHomem, admitiu que seu super-herói era “… um personagem como Sansão, Hércules e todos os homens fortes de que já tinha ouvido falar combinados em um só, apenas mais forte ainda”. Da mesma forma, a Mulher-Maravilha é uma variação de Atena, das lendas gregas sobre as amazonas, uma nação inteira de mulheres guerreiras. O Hulk é uma versão terrena de Ares, deus furioso sempre pronto para uma briga. Embora nenhum seja uma simples equivalência do outro, eles compartilham elementos principais suficientes para ser possível colocar lado a lado deuses gregos e super-heróis, como Poseidon com o Aquaman, ou Hermes com Flash.

2 – No início da década de 1940, a Segunda Guerra Mundial colocou esses super-heróis americanos em ações patrióticas, muitas vezes enfrentando pessoalmente Adolf Hitler; exemplo mais notável é o da capa famosa de Capitão América número 1, em que o Capitão socava Hitler.

3 – Originalmente chamada de “Suprema“, a MulherMaravilha fazia parte de uma antiga utopia só de mulheres, que se torna uma agente federal combatente do crime na guerra, com a capacidade especial de forçar os prisioneiros a dizer a verdade graças ao laço mágico. Os braceletes de prata defletiam balas. Após seis meses, a MulherMaravilha tinha o próprio gibi. Marston escreveu 28 edições antes da morte prematura, em 1947. Ele encheu as histórias com imagens de dominação e submissão, bondage e poder feminino – todos tópicos que o influenciavam e se destacavam na cultura underground dos anos 1940. Sobre a maioria de leitores masculinos de quadrinhos, Marston escreveu: “Dê-lhes uma mulher fascinante, mais forte do que eles, para que se submetam a ela, e eles ficarão orgulhosos em se tornarem voluntariamente seus escravos!”.

4 – Em 1945, um novo personagem foi acrescentado à família do Super-Homem, o Superboy. Ele apareceu pela primeira vez em More Fun Comics número 101 (janeiro/fevereiro de 1945), que mostrava a juventude do Super-Homem na cidade natal de Pequenópolis e na fazendo dos Kent.

5 – O Quarteto Fantástico foi a primeira nova equipe de super-heróis da Era de Prata que não foi lançada pela DC, que até então se contentou em reciclar super-heróis da Era de Ouro. A abordagem de Lee foi direta: embora seus heróis tivessem superpoderes, eles também seriam pessoas reais, gerando identificação com os leitores.

6 – Dois eventos-chave marcaram o fim da Era de Prata em 1970: o pedido de demissão de Jack Kirby da Marvel, rompendo a parceira com Stan Lee, que resultara em um montão de novos super-heróis bem-sucedidos, e a aposentadoria de Mort Weisinger, o editor permanente da DC, após arquitetar muitos dos super-heróis originais desde que fundou a empresa em 1941.

7 – A história “O demônio na garrafa” ganhou o Prêmio Eagle de 1980 como “História em Quadrinhos Favorita” e se mostrou influente ao misturar super-heróis com problemas pessoais do mundo real.

8 – A morte de Gwen Stacy mudou algo. Antes, os super-heróis raramente eram vistos falhando, e, quando falhavam, o fracasso era imediatamente acompanhado por um momento de glória. A ideia da morte de Gwen foi do desenhista John Romita para agitar o mundo normalmente cômodo das revistas em quadrinhos. Gerry Conway escreveu a história, e a arte inesquecível foi de Gil Kane, com o título spoiler “A noite em que Gwen Stacy morreu!” revelado apenas na última página. Para muita gente, o encerramento formal da Era de Prata veio com esse número de Homem-Aranha, quando os super-heróis perderam sua inocência.

Fonte das curiosidades: A IDENTIDADE SECRETA DOS SUPER-HERÓIS – A história e as origens dos maiores sucessos das HQs: do Super-Homem aos Vingadores.
Autor: Brian J. Robb.
Publicado originalmente na Grã-Bretanha, em 2014 por Robinson, selo da Little, Brown Book Group.
Título Original: A Brief History of Superheroes

Não deixe de conferir.

8 curtas curiosidades sobre o mundo dos quadrinhos

8 curtas curiosidades sobre o mundo dos quadrinhos

A Gangue, um filme feito por surdos

Você sabe o que é Mise en Scène?

Você conhece o Homem-Aranha japonês?

Marcações: