Pular para o conteúdo

8 curtas curiosidades sobre o mundo dos quadrinhos

O mundo dos quadrinhos é incrível, várias lendas rondam esse universo… e hoje resolvemos mostrar algumas curiosidades para você.

Sem delongas.

1 – Por volta do século XVIII os materiais impressos tinha como maioria o quesito religioso. Mas William Hogarth e os caricaturistas James Gillray e Thomas Rowlandson começaram combinar desenhos que falavam de política, moda e costumes sociais. Hogarth fortalecia as imagens com legendas de texto (prenunciando os balões de fala dos quadrinhos). O historiador de quadrinhos Maurice Horn alega que a obra de Hogarth pode ser reconhecida como precursor direto das histórias em quadrinhos.

2 – A expressão “revista em quadrinhos” foi usada pela primeira vez em 1897 para descrever o suplemento “McFadden’s Row of Flats” de Outcault, no New York Journal.

3 – O primeiro mascarado combatente do crime sem superpoderes publicado em quadrinhos, sem ter aparecido previamente em rádios ou tiras de jornais foi o Gongo, criado por George Brenner para a Comic Magazine Company.

4 – A maioria das crianças e adultos que compraram a Action Comics 1, leram e jogaram fora, afinal, ninguém imaginou o que esses quadrinhos iriam valer um dia. Hoje, estima-se que menos de 100 exemplares daquela edição existam. Action Comics 1 (nota 8/10 na escala de qualidade aceitável) foi o primeiro quadrinho vendido por 1 milhão de dólares, em 2010. No mesmo ano um quadrinho com qualidade 8,5 foi vendido por 1,5 milhão.

5 – Penny dreadfuls era a literatura barata da era vitoriana, vendida a 1 centavo de dólar (penny), com histórias contadas em capítulos semanais sobre aventuras e casos policiais violentos, sensacionalistas e sangrentos.

6 – Dime novels é um termo para ficção barata, vendida por 10 centavos de dólar, com origem na série Dime Novels da editora Beadie, de 1860.

7 – A maioria dos gibis se encontrava à venda nas bancas até dois meses antes da data de capa. Essas datas de capa são usadas o tempo todo, mas o verdadeiro mês só é destacado quando a história se torna relevante. As histórias não são dividias por anos e meses, mas sim por “eras”. Era de Ouro começa em 1938 e vai até meados de 1950, quando começa a Era de Prata que vai até 1970, a Era de Bronze vem em seguida e dura até 1980, quando da metade da década pra frente entre a Era Moderna, que vai até o século XXI.

8 – Em 2000, roubaram o exemplar da Action Comics número 1 do ator Nicolas Cage (que já foi escalado para um filme do Superman que não foi rodado), o exemplar foi recuperado em 2011 e depois vendido por 2,16 milhões de dólares.

Fonte das curiosidades: A IDENTIDADE SECRETA DOS SUPER-HERÓIS – A história e as origens dos maiores sucessos das HQs: do Super-Homem aos Vingadores.
Autor: Brian J. Robb.
Publicado originalmente na Grã-Bretanha, em 2014 por Robinson, selo da Little, Brown Book Group.
Título Original: A Brief History of Superheroes

Não deixe de conferir.

6 paródias dos Trapalhões em quadrinhos

5 momentos de violência extrema nos quadrinhos

Batman ou Superman, qual herói teve a melhor estreia nos quadrinhos?

Qual foi a primeira ação judicial por plágio nos quadrinhos?