Pular para o conteúdo

Os grandes filmes de Chaplin

Charles Spencer Chaplin dispensa apresentações. O inigualável comediante produziu dezenas de filmes ao longo do tempo. Alguns ficaram extremamente conhecidos, outros, nem tanto. Por isso venho até aqui mostrar para você um pouco sobre cada filme dessa lenda.

Aprecie sem moderação.

O CASAMENTO DE CARLITOS/O ENGANO (TILLIE’S PUNCTURED ROMANCE, 1914/HIS TRYSTING PLACE, 1914)

Dois filmes produzidos pela Keystone Films. O primeiro, dirigido por Sennett, mais que um romance é a história de um “caça-fortunas” que corteja uma bela herdeira e acaba nos braços da justiça. O segundo, com roteiro e direção de Chaplin, é uma divertida comédia de intrigas familiares com final feliz.

EM BUSCA DO OURO/VIDA DE CACHORRO (THE GOLD RUSH, 1925/A DOG’S LIFE, 1918)

Essas são duas de suas maiores obras que, apresentadas com maestria, brinda-nos com seu prodigioso talento. Um crítico escreveu, após a estréia de Em busca do ouro: “Elogiar uma obra de Chapolin é como dizer que Shakespeare foi um bom escritor.”

OMBRO, ARMAS!/DIA DE PAGAMENTO/O PEREGRINO (SOULDER ARMS, 1918/PAY DAY, 1922/THE PILGRIM, 1923)

Soldado raso, pedreiro ou preso disfarçado de padre são os personagens que Carlitos interpreta nessas três pequenas obras-primas da comédia e que servem para que Chaplin possa refletir a ironia da vida depois do riso.

TEMPOS MODERNOS (MODERN TIMES, 1936)

Com essa genial paródia social, Chaplin atraiu a ira dos conservadores e puritanos do seu país adotivo, que o acusaram de aproveitar-se do cinema para “filosofar”. Os novos tempos, com sua industrialização mecanizada, marcaram a despedida de Carlitos.O GRANDE DITADOR (THE GREAT DICTATOR, 1940)

Sátira sobre o totalitarismo, em cuja comicidade apresenta uma boa dose de indignação. O próprio Chaplin afirmou, posteriormente, que se soubesse da verdade sobre o que passava nos campos de concentração nazistas, não teria ousado realizar o filme.

MONSIEUR VERDOUX (MONSIEUR VERDOUX, 1947)

É um dos filmes que teve maior participação de Chaplin, responsável pelo roteiro, produção, direção e composição da trilha sonora, além de ser uma singular demonstração de sua admiração pelo universo de Edgar Alan Poe. Rotulada como “uma comédia de assassinatos” é, na realidade, uma obra controvertida que medita de modo pessimista sobre o resultado das guerras e da condição humano.

O GAROTO/OS CLÁSSICOS VADIOS (THE KID, 1920/THE IDDLE CLASS, 1920)

Do drama, com pinceladas de humor, à comédia, com uma base crítica social. O garoto, primeiro longa-metragem escrito e dirigido por Chaplin, conta com Jackie Coogna que, a partir desse momento, se tornaria “o garoto” do cinema. Do segundo filme seria dito por ocasião da sua estréia: “com frequência, na brevidade encontra-se a alma engenho…”

LUZES DA CIDADE/UM IDÍLIO NOS CAMPOS (CITY LIGHTS, 1931/SUNNYSIDE, 1919)

Paradigma da ternura, da solidariedade e da desolação de seu álter ego cinematográfico, com a inclusão de cenas sonoras e música de Chaplin. Para alguns, sua melhor obra. Depois da emoção, a diversão é garantida com Carlitos como o inútil “quebra-galho” de um hotel.

O CIRCO/UM DIA DE PRAZER (THE CIRCUS, 1928/A DAY’S PLEASURE, 1919)

Com esse magnífico longa-metragem cômico, Chaplin reafirmou sua fidelidade ao cinema mudo quando nascia o sonoro, conquistando seu primeiro Oscar. O segundo filme, imediatamente anterior a O garoto, marca o debut de Jackie Coogan e é um dos curtas mais divertidos de sua época na First National.

LUZES DA RIBALTA (LIMELIGHT, 1953)

Nesse grande filme, produzido quando já era mais maduro, Chaplin é Calvero, um velho palhaço que salva uma jovem bailarina (Claire Bloom) do suicídio. Magnífica e sensível rememoração de seus dias como cômico ambulante, filmada em Londres, um de seus primeiros cenários.

RUA DA PAZ/O AVENTUREIRO/O EMIGRANTE/CARLITOS EM APARUS (EASY STREET, 1917/THE ADVENTURER, 1917/ THE IMMIGRANT, 1917/TRIPLE TROUBLE, 1918)

O vagabundo Carlitos começa este bloco de filmes como guarda, tornando-se, depois, um prisioneiro fugitivo, um faminto emigrante – uma jóia de simplicidade – e concluindo com um pot-pourri que recria as mil e uma caras do seu genial personagem.

CARLITOS NO ARMAZÉM/CARLITOS BOMBEIRO/CARLITOS PATINADOR (THE FLOOTWALKER, 1916/THE FIREMAN, 1916/THE RINK, 1916)

Esses são alguns dos títulos mais destacados que Chaplin rodou para a Essanay Films. Vendedor, bombeiro, patinador, artes e ofícios que servem para Carlitos expressar seu engenho a partir da fonte inesgotável da comédia.

CARLITOS NO ESTÚDIO/OS AMORES DE CARMEN/A SENHORITA CARLITOS/CARLITOS À BEIRA-MAR (BEHIND THE SCREEN, 1916/CARMEN, 1916/A WOMAN, 1915/ BY THE SEA, 1915)

Novo grupo de filmes que marca a sua frutífera passagem pela Essanay Films, alguns produzidos com pouco tempo (Carlitos à beira-mar foi filmado em um dia) e outros com pouco destaque (Carmem), mas todos com o encanto e o frescor do Carlitos dos primeiros anos.

O BANCO/CARLITOS MARINHEIRO/CARLITOS NO TEATRO (THE BANK, 1915/ SHANGAIED, 1916/ A NIGHT IN THE SHOW, 1915).

Esses filmes, produzidos a partir do seu décimo filme para a Essanay, representam suas primeiras reflexões sobre o homem e a sociedade e têm como consequência a farsa e a festiva melopéia que mostram o seu talento.

CARLITOS DENTISTA/CAMPEÃO DE BOXE/CARLITOS COQUETE/NA FARRA/O PASSADO PRÉ-HISTÓRICO/DINAMITE E PASTEL (LAUGHING GAS, 1914/THE CHAMPION, 1915/THE MASQUERADER, 1914/THE ROUNDERS, 1914/ HIS PREHISTORIC PAST, 1914/ DOUGH AND DYNAMITE, 1914)

Um passeio hilariante pelos diferentes empregos de Carlitos – do falso dentista ao ator travestido em falsa atriz de cinema -, passando por uma viagem à pré-história e culminando com o improvisado padeiro. E, ainda, a memorável bebedeira com seu amigo Fatty Arbucke.

CARLITOS QUER CASAR/CARLITOS LIMPADOR DE VIDRAÇAS/CARLITOS NO PARQUE/CARLITOS VAGABUNDO (THE JITNEY ELOPEMENT, 1915/WORK, 1915/IN THE PARK, 1915/THE VAGABOND, 1916)

O humor, através do riso, tem como desfecho um Carlitos indigente e violinista que toca para os clientes de um bar… Em meio a tudo isso, romantismo, farsa, nonsense…

O CONDE/THE BOND/CARLITOS NOCTÂMBULO (THE COUNT, 1916/THE BOND, 1915/ONE A.M., 1916)

Se O conde é um prodígio de originalidade, a comicidade e o absurdo de Carlitos noctâmbulo adquire aqui a missão de relaxar o espectador, enquanto o inédito curta The bond relata a ajuda prestada aos aliados na Primeira Guerra Mundial.

UM REI EM NOVA IORQUE (A KING IN NEW YORK, 1957)

Chaplin era um sessentão, ainda produtivo e criativo, quando dirigiu seu 78º filme, uma paródia cujos altos e baixos não escondem seu ressentimento com os Estados Unidos. Essa foi a sua vingança contra o macarthismo.

CARLITOS POLICIAL/O BALNEÁRIO/O VAGABUNDO (POLICE, 1916/THE CURE, 1917/THE TRAMP, 1915)

Esta seleção reúne, de modo magistral, os gags de seu inovador humor e o romantismo que comumente marcavam suas histórias.

CASAMENTO DE LUXO (A WOMAN OF PARIS, 1923)

Chaplin reservou para si uma breve cena como o carregador de malas da estação, concentrando todo o seu talento no roteiro e na direção desse modelo de narração cinematográfica, que marcou o lançamento de Edna Purviance e transformou Adolphe Menjou em estrela. Imprescindível.

CARLITOS REPÓRTER/CORRIDAS DE AUTOMÓVEIS PARA MENINOS/CARLITOS NO HOTEL/DIA DE ESTRÉIA/ CARLITOS ENTRE O BAR E O AMOR ( MAKING A LIVING, 1914/KID AUTO RACES A VENICE, 1914/MABEL’S STRANGE PREDICAMENT, 1914/A FILM JOHNNIE, 1914/HIS FAVORITE PAST TIME, 1914)

A maioria desses filmes foi dirigida por Mack Sennett e marcam sua primeira época na Keystone, no começo de 1914. Uma sucessão de intrigas e situações grotescas nas que sempre estão implicadas guardas desajeitados, armados com cacetetes.

CARLITOS MARQUES/CARLITOS E A PATROA/CARLITOS BANCA O TIRANO/CARLITOS E O RELÓGIO/ BOBOTE EM APUROS (CRUEL, CRUEL LOVE, 1914/THE STAR BOARDER, 1914/MABEL AT THE WHEEL, 1914/TWENTY MINUTES OF LOVE, 1914/CAUGHT IN A CABARET, 1914)

O galante Carlitos suspira por uma Mabel Normand nem sempre acessível, mas que apresenta uma frutífera colaboração como atriz e diretora junto a Sennett, ao longo de 1914. Ironia e romantismo fundem-se num coquetel de criatividade e comicidade em perfeito equilíbrio.

CARLITOS E MABEL SE CASAM/CARLITOS CIUMENTO/A MALETA FATAL/DOIS HERÓIS/CARLITOS E AS SALSICHAS (MABEL’S MARRIED LIFE, 1914/A BUS DAY, 1914/THE FATAL MALLET, 1914/THE KNOCKOUT, 1914/MABEL’S BUSY DAY, 1914)

Uma grande variedade de temas, nessas produções, deixam ver a mão de Sennett (The Fatal Mallet), como co-criadora e atriz, ainda que seja Carlitos quem provoca gargalhadas.

CARLITOS NA CONTRA-REGRA/PINTOR APAIXONADO/DIVERTIMENTO/NOVA COLOCAÇÃO DE CARLITOS/CARLITOS PORTEIRO (THE POPERTY MAN, 1914) THE FACE ON THE BAR-ROOM FLOOR, 1914, 1914/ RECREATION, 1914/HIS NEW PROFESSION, 1914/ THE NEW JANITOR, 1914/ THOSE LOVE PANGS, 1914)

Um media-metragem singular (Carlitos na contra-regra) inaugura esse conjunto de curtas que contém toda a magia, a ternura e o humor que caracterizam o engenhoso Carlitos da época, para rir em todos os momentos.

CARLITOS E MABEL ASSISTEM ÀS CORRIDAS/CARREGADORES DE PIANOS/CARLITOS E MABEL DE PASSEIO/SEU NOVO EMPREGO (GENTELMEN OF NERVE, 1914/HIS MUSICAL CAREER, 1914/GETTING ACQUAINTED, 1916/HIS NEW JOB, 1915)

Mabel Normand, Marie Dressler, Edna Purviance e Gloria Swanson acompanham Carlitos nesse novo grupo de filmes da Essanay, com poucas pretensões, mas, ainda assim, divertido.

E ai, quantos filmes você assistiu? Comente!

Fonte dos filmes: Ediciones Altaya S.A.
Ilustrações: Internet
Impresso na Espanha (INCOPACK)
Distribuição no Brasil: Fernando Chinaglia Distribuidora, S.A.

Não deixe de conferir.

Cronografia de Charles Spencer Chaplin

8 curtas curiosidades sobre o mundo dos quadrinhos

8 curtas curiosidades sobre o mundo dos quadrinhos (Parte 2)

Curiosidades do Castelo Rá-Tim-Bum

Batman ou Superman, qual herói teve a melhor estreia nos quadrinhos?

Qual foi a primeira ação judicial por plágio nos quadrinhos?

0
Marcações: