Pular para o conteúdo

8 curtas curiosidades sobre o mundo dos quadrinhos (Parte 2)

A primeira parte das curiosidades dos quadrinhos foi muito bem aceita, então lá vamos nós para uma segunda parte dessa lista.

1 – Timely era uma editora de Martin Goodman, posteriormente virou Marvel, foi por ela que conhecemos o primeiro super-herói que voava, Namor, o Príncipe Submarino. Isso ocorreu no ano de 1939.

2 – O primeiro personagem que tentou ser um “novo Superman” foi o “Homem-Miraculoso”, criado por Will Eisner, que foi contratado por Victor Fox, da Fox Comix, o pedido de Victor era para que Eisner criasse um personagem idêntico ao herói da DC. Esse foi o primeiro caso de plágio registrado nos quadrinhos. Tanto é que o próprio Eisner admitiu: “Sabíamos que era muito parecido com o Super-Homem, que era uma imitação, mas não fazíamos ideia das implicações legais.”

Se quiser saber mais sobre esse caso, acesse: Qual foi a primeira ação judicial por plágio nos quadrinhos?

3 – Victor Fox não aprendeu a lição, ele lançou o “The Moth”, uma imitação barata do Batman, isso gerou um novo processo e 4 edições depois, o personagem foi retirado de circulação.

4 – Billy Batson tem o poder de sair de seu corpo de criança e virar um herói poderoso ao proferir: SHAZAM. Essa palavra é composta pelas iniciais dos personagens mitológicos, sendo que ele adquire esses poderes: Salomão (sabedoria), Hércules (força), Atlas (vigor), Zeus (poder mágico), Aquiles (coragem) e Mercúrio (Velocidade).

5 – Capitão Marvel até que era parecido com o Superman, mas ao contrário do “Homem-Miraculoso” ele não saiu de linha rapidamente, o herói que apareceu pela primeira vez na Whiz Comics número 2, da Fawcett Comics, em fevereiro de 1940, vendeu durante algum tempo mais do que o herói da DC, mas um processo que se arrastou por 10 anos “minou” o herói, que foi deixado de lado pela editora em um acordo. O herói retornaria algumas décadas depois.

6 – A primeira reunião de heróis que foi significativa foi a SJA (Sociedade da Justiça da América), na All-Star Comics número 3 (1940). A ideia foi do editor Sheldon Mayer e do escritor Gardner Fox. Batman, Flash, Superman e Lanterna Verde eram personagens que apareciam ocasionalmente, a grande sacada era apresentar novos heróis, para que eles pudessem ganhar títulos posteriores e, lógico, se o personagem não caísse no gosto do público, poderia ser abandonado discretamente.

7 – A Mulher-Maravilha apareceu em 1941, na All-Star Comics 8. Diana foi criada pelo psicólogo e escritor William Moulton Marston, com desenhos de H. G. Peter, de 61 anos. Marston era um teórico do feminismo que morou com duas mulheres em um relacionamento poliamoroso, ele decidiu por acabar com a dominação masculina dos quadrinhos: “As qualidades fortes das mulheres foram desprezadas por causa de suas fraquezas. A solução óbvia é criar uma personagem feminina com toda a força do Super-Homem, além de todo o fascínio de uma mulher bonita e boa”.

8 – Entre 1940 e o final da Segunda Guerra Mundial, em 1945, as vendas dos quadrinhos triplicaram nos EUA. Durante esse período os quadrinhos americanos vieram com um viés muito patriota, mas algo além disso chamava atenção.
A entrada norte-americana na guerra ocorreu em 1941, mas tal envolvimento já era esperado pelas editoras, como a maioria dos quadrinistas eram jovens e provavelmente seriam convocados, as editoras pediram para os artistas fazerem horas extras para estocar material. O desenhista Dick Sprang, contratado para trabalhar em Batman, 1941, lembrou que o diretor editorial da DC, Whitney Ellsworth dissera que seu trabalho não seria publicado por algum tempo, eles queriam estocar material, caso perdessem artistas.
Sprang acabou não indo para guerra, mas Mart Weisinger, editor da DC, Joe Simon e Jack Kirby se alistaram. O desenhista Bert Christman (Sandman) também se alistou, infelizmente ele faleceu em combate.

Fonte das curiosidades: A IDENTIDADE SECRETA DOS SUPER-HERÓIS – A história e as origens dos maiores sucessos das HQs: do Super-Homem aos Vingadores.
Autor: Brian J. Robb.
Publicado originalmente na Grã-Bretanha, em 2014 por Robinson, selo da Little, Brown Book Group.
Título Original: A Brief History of Superheroes

Não deixe de conferir.

8 curtas curiosidades sobre o mundo dos quadrinhos

A Gangue, um filme feito por surdos

Você sabe o que é Mise en Scène?

Você conhece o Homem-Aranha japonês?

O trágico final de Alf, o ETeimoso

A triste história da família Lee