Batman ou Superman, qual herói teve a melhor estreia nos quadrinhos?

0 Flares 0 Flares ×

Os dois maiores heróis da DC estrearam com pouco tempo de diferença. Clark Kent faria sua primeira aparição na Action Comics #1 (Junho de 1938). Bruce Wayne veio quase um ano depois, na Detective Comics #27 (Maio de 1939).

Então vamos começar falando do herói mais velho.

Em treze página tivemos o início do que viria ser um dos heróis mais queridos de todos os tempos. O ano era o de 1939 e Jerry Siegel em conjunto com Joe Shuster estavam fazendo um marco sem precedentes para história dos heróis, uma figura idolatrada estava sendo criada naquele instante, um homem-de-aço.

Não vamos exigir muito do roteiro e dos desenhos, mas o primeiro quadrinho do Superman é bem fraquinho. Tirando capa, contra-capa e afins, tivemos apenas 13 páginas com histórias. E, pasmem. Dentro delas tivemos contada de forma brevíssima a origem do herói. Tivemos uma mini-explicação científica sobre seus poderes…

…e, ainda, contamos com três micro-histórias que demostravam o quão forte era nosso herói. Espere, não acabou, ainda “sobrariam” páginas para iniciar o arco de uma quarta história, que seria prosseguida na Action Comics #2 (Julho de 1938).

A grande realidade é que o primeiro quadrinho de Clark foi apressado e mal contado. Mas não deixa de ser uma grande experiência saber como foi seu surgimento.

Criadores: Bill Finger e Bob Kane.

Ao contrário do Superman, o Batman não começou com uma HQ solo. Ele figurou entre as diversas histórias da Detective Comics. Das 64 páginas dedicadas ao quadrinho, apenas 6 mostravam o morcego.

E não, não foi nessa curta história que vimos o menino Bruce tendo seus pais assassinados. Aqui o Batman já estava surgindo. Ainda não era muito temido (e conhecido) pelos vilões, mas já fazia suas vítimas.

Com seu cachimbo e perspicácia, ele já fazia um bom trabalho como detetive e herói. A trama foi bem resolvida nas seis páginas. Que apesar de curta, foi boa. O ponto negativo fica para as ilustrações, que foram bem fraquinhas.

No fim nós vemos que as ilustrações do Superman foram melhores produzidas, mas a história do Batman foi melhor. Podemos dizer que houve um empate entre os heróis, mas a grande vitória ficou com o leitor ♥.

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 0 Flares ×

Henry Braga

Assisto preferencialmente o que não está na moda, gosto de livros, quadrinhos, séries e filmes. Também sei admirar DC e Marvel (sim, é possível), ainda tenho meu Super Nintendo.

Seinfeld, Anos Incríveis e Watchmen são algumas de minhas preferências.

  • Guilherme Goetzmann

    Que texto de fanboy… Disfarçando mas no fundo exaltando mais o Batman chamando a hq do super de fraca em 13 páginas e a do Batman melhor em 6

    • HQ’s com Café

      Guilherme, meu caro. Não foi texto de fanboy. Se disséssemos que a história do Superman foi melhor, apareceria alguém dizendo que somos fanboys do Super. Mas, para esclarecer. O Superman teve 13 páginas, contando com a história de origem, foram 5 histórias, o que dá uma média de 2,6 páginas por história. Fizeram muitas histórias, mas não focaram em nenhuma.

      O Batman teve apenas uma história, consequentemente um tempo maior para desenvolvimento.

      Ah, mas não esqueça, as ilustrações do Superman foram bem melhores do que a do Batman. Então seria eu um fanboy das histórias do Batman e das ilustrações do Superman?

      Grande abraço.