Pular para o conteúdo

Você se lembra dos Bananas de Pijamas?

Essa é para você, que assim como eu, gosta de uma boa nostalgia. Então dê o play e relembre dos Bananas de Pijamas

Bananas de Pijamas, descendo as escadas, Bananas de Pijamas, uma dupla bem levada… 

O seriado criado por Helena Harris foi lançado em 1992, pela ABC, na Austrália. No Brasil fez grande sucesso passando no SBT, em meados de 2000. E foi graças ao SBT que conheci essa dupla bem levada…

Os protagonistas são duas bananas antropomórficos, B1 e B2 são seus nomes. Os dois sempre se envolvem em aventuras e brincadeiras bem infantis, normalmente acompanhados dos ursos Amy, Lulu e Morgan. Também contávamos com uma narradora e na segunda temporada o Rato de Boné começou aparecer.

Fonte da imagem: ABC.NET

O Show foi inspirado em uma canção de 1967, escrita para crianças, do compositor britânico Carey Blyton e em seu livro de 1972, mas o livro trazia “bananas sinistras”, o que Helena prontamente alterou.

Fonte da imagem: ABC.NET

A criadora do programa contou que eles eram uma grande família, e que dois dos ursos do show – Amy e Morgan – receberam o nome de seus próprios filhos, e o terceiro, Lulu, era o nome do melhor amigo de Amy na época. Já o Rato de Boné foi uma ideia de um dos cinegrafistas.

Os atores por trás das roupas eram Ken Radley (B1) e Nicholas Opolski (B2). E eles contaram em uma entrevista para relembrar os 25 anos do seriado que sofreram nas primeiras gravações. Os trajes eram quentes, a cabeça era de fibra de vidro que ficava preso em suportes, acoplados em uma capacete de bicicleta, fazendo com que todo o peso fosse pressionado contra o pescoço deles, tornando o processo de gravação um teste de resistência.  Fonte: abc.net.au

Em outra matéria eles comentaram que tiveram que aprender os passos perfeitamente porque após entrarem no traje não conseguiam mais ver.

“Nós não poderíamos nos ver, então tivemos que ensaiar tudo até o último grau”, disse Bradley. “Então nos tornamos muito bons em nossos movimentos sincronizados. Nos tornamos essas grandes pessoas de balé de espuma.”. Fonte: news.com.au

Ken Radley (B1) e Nicholas Opolski (B2) em ensaio.

Na mesma matéria eles contam que os bananas foram criados para nunca serem capazes de contar acima do número quatro, tudo para que crianças que sofrem com aprendizado se sentirem aceitas.

Muitas pessoas que tiveram o prazer de viver o auge da infância nos anos 90, recordam com carinho dos personagens. Mas na Austrália é absurda a devoção pela série. Para se ter ideia, nos encerramentos do jogos olímpicos de Sydney (2000) os bananas apareceram…

Olha a multidão que se reunia para ver B1 e B2.

Foto tirada em Sydney, em uma manifestação da ABC, agosto de 1996. Fonte: News Corp Austrália

Além da TV eles protagonizaram peças de teatro, essa foi em julho de 2001, no Melbourne Concert Hall.

Fonte: News Limited

Sem contar os inúmeros brinquedos que foram vendidos pelo mundo. Me recordo que tinha uma pelúcia do B2.

No ano de 2011 foi lançada uma versão 3D do seriado. E o próprio B1 (Ken Radley) comentou que achava que a transição da live-action para animação não foi tão bem feita. Fonte: abc.net.au

Pode falar o que quiser, mas os “Bananas de Pijamas” foram/são sucesso mundial.

Não deixe de conferir.

Você se lembra do Topo Gigio?

Você se lembra da Poderosa Ísis?

Você se lembra das Fotonovelas?

Você se lembra do Banana Splits?

Você se lembra do “De Onde Vem?”.

“Você está pensando o que eu estou pensando B1?”

“Eu acho que estou, B2.”