Pular para o conteúdo

Você se lembra das Fotonovelas?

Talvez para você que está lendo seja novidade, mas talvez você até pegou alguma na mão. Então, de antemão eu quero saber, você lembra das Fotonovelas?

Para quem conhece, esse é um post nostálgico, para quem não conhece, é um post informativo sobre obras do passado.

Tudo começou na década de 40, lá na Itália. Os precursores foram Cesare Zavattini e Damiano Damiani, cada qual publicando para editoras diferentes, foram os dois, com a ajuda de diversas outras pessoas, dentre as quais podemos citar: Luciano Pedrocchi, que ajudou Zavattini fundar a “Bolero Film”, também temos Stefano Reda e Luciana Peverelli, o primeiro era um jornalista, a segunda uma escritora de romances, os dois ajudaram Damiani a dar vida nessas adaptações de filmes que pareciam um “novo tipo de quadrinho”.

Fonte da imagem: Arabeschi

A ideia nada mais era do que passar das telonas, para algumas revistinhas baratas, as histórias dos filmes, no começo era considerado “um cinema de pobre”.

E como as revistas começaram fazer sucesso, o Brasil logo importou essa ideia. E foram entre os anos de 50 e 70 que o gênero predominou por aqui.

Normalmente as histórias eram dividas em capítulos, sendo que cada final de capítulo tinha algum cliffhanger para deixar o leitor curioso e fazê-lo comprar a edição seguinte.

As editoras que mais fizeram sucesso foram: Bloch, Vecchi, Rio Gráfica, Abril e Prelúdio com as revistas: Capricho, Super Novelas Capricho, Grande Hotel, Ilusão, Sétimo Céu, Encanto…

E diversos atores, músicos e apresentadores passaram por essas fotonovelas, pessoas como: Roberto Carlos, Wanderlei Cardoso, Jerry Adriani, Vanusa, Wanderléia, Cauby Peixoto, Maysa, Ângela Maria, Jardel Filho, Carlos Eduardo Dolabela, Paulo Goulart, Sandra Brea, Vandean Pereira, Susana Vieira… e centenas de outros.

Sim, é o Silvio Santos. Foto retirada do Nostalgiarama

Tivemos como primeira revista de fotonovela a “Encanto”, que na realidade fazia foto desenho, e como primeira história “O primeiro amor não morre”, da editora Grande Hotel.

Encanto nº 1, de 1949 | Fonte: Acervo de fotos novelas.

Agora é hora de você ir lá nos comentários e dizer se já tinha ouvido falar, ou se já tinha lido alguma…

Não deixe de conferir 

Você se lembra da Poderosa Ísis?

5 episódios do Chapolin que me davam medo

Capitão Caverna e as Panterinhas

Você lembra do Esquilo Sem Grilo?

Você se lembra do Banana Splits?