Pular para o conteúdo

HQ’s Entrevista | Zilson Costa (Evil Machines, Legião Brasileira dos Super Heróis…)

Ele é professor, tem uma banda de rock e desenha demais. Zilson, o entrevistado de hoje, falou um pouco sobre sua vida, nos apresentou seus personagens e projetos. Então, sem delongas…

1 – Zilson, antes de começarmos a falar do mundo dos quadrinhos, vamos falar de Rock. Você ainda tem uma banda? E quais são suas preferências dentro desse estilo musical?

Sim, tenho uma banda chamada Evil Machines. Um trabalho um pouco mais sólido que os anteriores. Lançamos um EP em 2016, um álbum em 2017 e agora em agosto, lançaremos nosso segundo álbum, intitulado Killer Machine, junto com uma revista em quadrinhos produzida por mim com o tema da banda. O tripé que me influencia no Heavy Metal está nos clássicos: Iron Maiden, Black Sabbath e Judas Priest. Se você ouvir o meu som, vai perceber a influência dessas três bandas de forma bem marcante. Sou guitarrista e vocalista no grupo, que conta com meu irmão Nilson na bateria, Chrystian Pestana no Baixo e Jeferson Nogueira na outra guitarra. Só pesquisar Evil Machines 2017 no youtube ou nas plataformas digitais que você nos encontra. (Ufa!)

2 – Como foi que você adentrou ao mundo dos quadrinhos?

Eu fui um leitor de quadrinhos desde criança e sempre gostei de desenhar. Mas em 1996, quando conheci Joacy Jamys, Ronilson e Rom Freire, Beto Nicácio, Tony Machado, Bruno Azevedo e tantos outros em um curso de desenho aqui em São Luís, foi que percebi que podia produzir quadrinhos e mostrar pras pessoas.

3 – Fale pra gente o que é a Legião Brasileira dos Super Heróis.

Esses personagens são inspirados em meus amigos de escola da época de oitava série. Cada um tinha um tipo de temperamento característico e resolvi usá-los como personagens das minhas HQ’s. Algumas lembranças divertidas da época como a própria escola onde eles estudam foram adaptadas para a linguagem e tem sido bem divertido.

4 – Existe um trabalho seu com um adolescente chamado Roberto, sabemos que esse projeto durou poucas edições. Você pode falar um pouco sobre ele?

Ah, esse projeto era uma coisa realmente adolescente! (risos) era só uma coisa de tapa-buraco mesmo. Na época em que não trabalhávamos com personagens fixos, apenas histórias fechadas, voltadas para fanzines mesmo. Ele até durou bastante: duas edições, eu acho.

5 – Homem-Mosquito. Homem-Poodle. Homem-Caveira. De onde surgem as inspirações para os nomes de seus personagens?

Na verdade, esse trabalho com os personagens super-heróis é uma grande paródia com esse universo. Já me falaram pra mudar os nomes, levar mais a sério. Mas eu não quero levar a sério (risos). É só uma brincadeira com o gênero e é bem divertido de fazer. E tem mais: Homem-Caranguejo, Homem-Sapo, Homem-Calango… sempre com o hífen! (risos)

6 – Quais são seus projetos futuros? Tem algum personagem para ser lançado nos próximos anos?

Tenho mais duas edições da revista Evil Machines (que é uma mini em 3 partes a ser lançada no Brasil e EUA), tenho mais um monte de histórias do Caveira e da Legião, tenho a parceria com o meu grande amigo Agenor, com as revistas Heroic Union e Origens dos Heróis Universo Unificado (cuja primeira edição traz as origens do Homem-Sapo e de Raio, o Homem-Cachorro – curiosidade: o visual do Raio é inspirado no cachorro da casa de meus pais) e mais um monte de projetos pra outros autores, em que sempre estou trabalhando. (ufa de novo!)

7 – Jogo Rápido.

Personagens preferidos?

Homem-Aranha, Wolverine, Super-Homem…

Filmes preferidos?

Curtindo a Vida Adoidado e De Volta para o Futuro são filmes que sempre estarão entre meus preferidos.

Melhores livros?

Recomendo os contos do Machado de Assis, Triste fim de Policarpo Quaresma, de Lima Barreto e 1984, de George Orwell, pra começar.

Melhor herói nacional?

Gosto muito do Cometa, de Samicler e da Valkíria de Alex Genaro. Mas o meu preferido mesmo é o Fanto, do Agenor Soriano. E eu curto muito o trabalho dos autores Wagner Elias e Rafa Santos. Um estilo mangá muito bem produzido, leia sem preconceito.

8 – O que o Zilson com toda experiência que adquiriu ao longo dos anos diria para o Zilson do passado?

Eu diria pra ele ir nessa sem medo, que uma hora a coisa vai acontecer! (risos)

9 – Para finalizar. Quem é Zilson Costa?

Artista de quadrinhos, cara simples e sem medo de enfrentar as dificuldades, músico e professor de arte nas redes municipais. Pouca coisa…

10 – Deixe os contatos onde os leitores poderão adquirir suas histórias e falar com você.

Podem me encontrar no Facebook. Só digitar Zilson Costa, que estarei lá. E aqui está o meu site, com algumas amostras do trabalho.

https://zilsoncosta.webnode.com/

Zilson, o HQ’s com Café agradece o tempo concedido. Desejamos sucesso nessa sua caminhada, e se você quiser falar alguma coisa, essa é sua hora.

Agradeço muito a vocês pela oportunidade e digo que esse é mais um sonho realizado. Li as entrevistas anteriores com outros artistas e pensei: “um dia, vou ser entrevistado por esses caras!” E aqui estou! (risos) Muito obrigado mais uma vez e um grande abraço a todos. Valeu!

Não deixe de conferir. 

HQ’s Entrevista | Luciano Cunha, criador de “O Doutrinador”

HQ’s Entrevista | Lucio Oliveira (Edibar)

HQ’s Entrevista | Raphael Pinheiro (Os Tomos de Tessa)

HQ’s Entrevista, Marcelo Campos (Quebra-Queixo)

HQ’s Entrevista | Lincoln Nery (Jou Ventania)