Pular para o conteúdo

Afinal, Ênio e Beto são gays ou não?

Se você está no Wi-Fi, temos o post em formato de vídeo, se você está no 4G, temos ele na versão escrita. Divirta-se.

Ah, o mundo da cultura pop e seus mistérios. Hoje estamos aqui para desvendar mais um. Afinal, Ênio e Beto são gays ou não?

Que não se lembra da dupla que morava junto no programa infantil Vila Sésamo? Os amigos passavam por diversas situações, cantavam, brincavam e se irritavam. Mas a amizade nunca foi abalada.

Só que uma coisa sempre ficou nas entrelinhas: seria Ênio e Beto um casal gay?

Capa da revista ‘The New Yorker’ com Beto e Ênio (Foto: Divulgação)

Em 2013, por exemplo, o The New Yorker usou a dupla para ilustrar uma matéria que falava sobre o casamento gay. Na época isso gerou grande controvérsia.

Mas o tempo passou e só agora tivemos uma reposta oficial sobre o caso, e quem começou responder foi o Mark Saltzman, roteirista de Vila Sésamo.

Em entrevista ao site Querty ele disse: Eu nunca falei para os chefes que estava escrevendo sobre meu parceiro e eu. Mas havia personagens que tinham apelo para a audiência gay”.  

Ele ainda cita que seu parceiro tinha o apelido de Arnie (o nome original do personagem é Ernie), e que ele viveu um relacionamento “Bert & Ernie”.

Pois bem, notou que eu deixei em negrito o trecho: “Eu nunca falei para os chefes…”?

Isso aconteceu porque a produtora da Vila Sésamo (Ong Sesame Workshop), soltou uma nota dizendo que Beto e Ênio são melhores amigos, que foram criados para ensinar crianças em fase pré-escolar que pessoas diferentes podem ser amigas e que, apesar de serem identificados com nomes masculinos, eles são fantoches, por isso não existe uma orientação sexual.

Um trecho da nota pode ser lido no twitter da Sesame Workshop.

O que fica entendido então?

Os produtores da série criaram dois bonecos sem orientação sexual para ensinar crianças que todo mundo tem suas diferenças. Fim da história, sem problematização, Ênio e Beto não tem orientação sexual, portanto, não são héteros e nem gays, são apenas personagens de um programa infantil.

Não deixe de conferir.

Doug e Paty Maionese terminam juntos?

É verdade que o Caillou tem câncer?

É verdade que o Garfield passa fome?

Seria um útero “A Casa Engraçada”, de Vinicius de Moraes?