Tenho certeza que já ouviu falar sobre “quebra da quarta parede”, correto? Mas, caso não saiba o que é, vou explicar rapidamente.
Sabe aquela cena que um personagem para tudo, olha pra câmera e fala diretamente pra você? Então, isso é a quebra da quarta parede.
Com o decorrer dos anos, várias obras foram produzidas utilizando esse artifício, hoje venho lembrar de 5 delas.
Sem mais delongas…
Vou começar com O Lobo de Wall Street (2013), dirigido por Martin Scorsese. Ele baseia-se na história de Jordan Belfort, um corretor de ações, que cansado de alguns fracassos em seu ramo de trabalho, resolve ser mais agressivo nas vendas e na vida pessoal.
E é aquela coisa. No meio do longa, no meio de toda depravação, ele sempre conversava com você…

Annie Hall (1977), de Woody Allen também entra na lista.

Aliás, Annie Hall não quebra só a quarta parede, ele tem uma cronologia desconexa, situações imaginadas se misturando com reais, ouvimos o pensamento das pessoas. Uma verdadeira obra de arte, e você que assistiu lembra dessa icônica cena onde os dois começam reclamar para você…

House of Cards faz a vez no mundo dos seriados.
O drama político que foca na vida de Francis Underwood, fez grande sucesso durante algum tempo, principalmente antes do escândalo envolvendo Kevin Spacey.
E, assim como todas as maracutaias envolvendo o personagem era comum, eram comum ele se virar para o telespectador e dizer algo esclarecedor ou de efeito.
Como logo no início do primeiro episódio…
“Há dois tipos de dor: a dor que te torna mais forte e a dor inútil, a que se reduz a sofrimento, não tenho paciência pra inutilidades.”

Curtindo a Vida Adoidado (1986) é aquele clássico que não poderia faltar.
Esse é aquele filme típico de Sessão da Tarde que você precisa assistir. É uma ótima pedida para aqueles dias que você não quer pensar muito e se deparar com um adolescente mentiroso que só quer curtir a vida.

Ferris Bueller, com sua inquietude e com várias frases de efeito, caiu no gosto de todo adolescente dos anos 90.

E para fechar vou com o melhor seriado nacional.

O seriado que teve três temporadas (2001 – 2003) mostrava Rui (Luiz Fernando Guimarães) e Vani (Fernanda Torres). Ele é um cara tranquilo, ela, neurótica.
Os noivos moram no Rio de Janeiro e passam por diversas situações do cotidiano, infelizmente durou pouco, mas era comum “ouvir os pensamentos” dos personagens, assim como era comum eles se virarem pra câmera e dizerem aquelas palavras sábias e motivadoras.
E ai? Qual obra que quebrou a quarta parede que mais te cativou?
Não deixe de conferir…
Veja 5 momentos que o Negan xingou mais que o normal
Você lembra quais personagens disseram essas frases em Brooklyn Nine-Nine?
4 Filmes sobre Mágica e Ilusionismo
5 trechos do livro Alta Fidelidade mostrando os conflitos de um homem
5 vezes que How I Met Your Mother partiu meu coração
Sigam-me os bons!