Pular para o conteúdo

Lições do Livro O Ego é Seu Inimigo | Top 6

Uma obra que traz diversos ensinamentos da pior coisa que você pode carregar dentro de si. Hoje trago 6 lições do livro O Ego é Seu Inimigo.

Então, sem mais delongas…


1 – Autoavaliação é tudo nada vida.

Nós temos uma tendência em supervalorizar nossos erros e subestimar nossos acertos, mas algumas pessoas também fazem o inverso.

Sabe o ideal?

Deixar o ego de lado e se analisar friamente, ver seus pontos fortes e fracos honestamente e trabalhar em cima deles.

Pode-se dizer que a capacidade de autoavaliar nossas próprias habilidades é o maior talento de todos. Sem ela, o aperfeiçoamento se torna impossível. E, sem dúvidas, o ego sempre dificulta cada passo que se dá nesse sentido.


2 – Fique em silêncio sempre que puder.

Ficando quieto você erra menos e eu sei que há clichês e mais clichês sobre o silêncio, mas que ele é ensurdecedor em alguns momentos é real, principalmente quando você está saturado de redes sociais e festas.

Algumas pessoas não conseguem ficar em silêncio, esvaziar a mente, mas, o ditado é real, carroça vazia faz muito barulho.

Quando você é dono de si, quando você tem certeza do que faz e do que é, não precisa gritar e ficar tentando chamar atenção. Sua postura silenciosa dirá mais do que qualquer palavra.

O silêncio é o descanso dos fortes e dos que têm confiança em si.


3 – Livre-se do fardo de tentar impressionar.

Qual o motivo dessa vontade extrema em tentar impressionar? O que acontece com você? Você precisa de um celular que é 10x o seu salário?

Você precisa de um carro que você não consegue pagar?

Você precisa gritar pros outros ouvirem?

Ah, meu amigo, o dia que você souber que sua liberdade está nas coisas que você é capaz de deixar embora, irá se preocupar menos em impressionar…

Impressionar as pessoas é algo completamente diferente de ser de fato impressionante.


4 – Pés no chão e aprendizagem constante.

Não há nada que ensine mais que o fracasso. Não há nada mais útil do que um choque de realidade, por isso nunca pare de aprender, porque nos momentos de fundo de poço, você conseguirá aproveitar o momento e aprender.

Quando você está só começando, pode ter certeza de alguns fatos fundamentais: 1) você não é nem de longe tão bom ou importante quanto imagina; 2) você tem uma atitude que precisa ser ajustada; 3) a maior parte do que você acredita saber ou do que aprendeu nos livros ou na faculdade está desatualizada ou errada.


5 – Você pode ser orgulhoso e achar que não é, cuidado.

Existem egos escondidos embaixo do silêncio, cuidado, embaixo de sua falta de palavra, pode ter um pouco de soberba, isso também é perigoso.

Vale alertar: só porque você é calado, não significa que está livre do orgulho. Crer, em seu íntimo, que é melhor do que os outros continua sendo orgulho. Continua sendo perigoso.


6 – Você terá que fazer concessões, aceite isso.

Para cada escolha, uma renúncia. Se você está com alguém, não pode sair com outras pessoas. Se está solteiro, descobre que você não consegue sair tanto assim com outras pessoas.

Na falta do emprego o desejo maior é o trabalho. Quando o trabalho chega o desejo maior é o fim de semana – férias -. No meio das férias, se não fez nada, deseja voltar ao trabalho.

Já dizia Arthur Schopenhauer: A vida é uma constante oscilação entre a ânsia de ter e o tédio de possuir.

Lições do Livro O Ego é Seu Inimigo

Gostou das lições do Livro O Ego é Seu Inimigo? Faltou alguma?

Tem ideia pra algum post, encontrou algum erro? Manda pra gente lá no Tiktok! Aproveita e segue a gente também.

Ah, e se quiser ler mais, é só clicar: Frases do Livro Walden ou a Vida nos Bosques

Para seguir a gente nas redes sociais: Facebook   |   Instagram  |   Twitter   |  Youtube   |  Pinterest  |   Tiktok