Pular para o conteúdo

Por Lugares Incríveis, transtorno mental, suicídio e luto

Quando Violet sobe no parapeito e olha para baixo, pensando na vida e no que fazer, Finch aparece, impedindo qualquer ação impensada.

Quando meu telefone tocou 6 horas da manhã avisando que ele havia falecido, eu já sabia antes de atender.

Quando Violet não quis mais sair de casa por causa do luto, Finch tentou de todo jeito tirá-la de lá, para que pensamento ruins ou, a depressão não atacassem.

Quando meu telefone tocou 23:15 avisando que ele havia sido encontrado morto, tomei um choque.

Luto

Um dia eu olhei para o céu, para as estrelas, agradeci pela vida, ela era perfeita, não havia dor e sofrimento. Eu tinha 7 anos.

Hoje, 20 anos depois, agradeço pela vida, mas não com o olhar ingênuo de uma criança. Hoje sei que ela te pega e estraçalha, sem dó ou piedade. Ela te joga no chão e ri do seus planos.

Faz um tempo que perdi uma grande referência em minha vida. Ele tinha mais de 70, era ‘normal’ partir. Mas não para esse que vos escreve, ele tinha que ser imortal, não poderia me deixar aqui, com vinte e pouco e tantas dúvidas.

Quando meu telefone tocou anunciando que um dos meus melhores amigos da infância havia sido encontrado morto, eu não acreditei.

Um com pouco mais de 70, outro com 30.

Chega uma hora da vida, que manter a sanidade mental se torna uma missão e tanto. É tanta coisa acontecendo ao mesmo tempo que, ao ver Violet e Finch, dois adolescentes, descobrindo os prazeres e horrores do mundo, nos encantamos.

Nos encantamos pelas perspectivas que ali haviam. Nos encantamos pelos lugares incríveis que seriam descobertos, pelas experiências compartilhadas, pelos momentos vividos.

Nos encantamos pela vida, vivida em seu forma plena, angustiante ou não, mas vivida de forma real, sem máscaras, com toda dor aflorando e, dentro do caos, algumas flores brotando.

Nos encantamos tanto que, por um momento, esquecemos de todas as desgraças da vida.

Mas ela não se esquece da gente, uma hora ou outra ela volta, mais forte, com um repertório muito maior para nos machucar.

Quando Violet achou que tudo estava se encaminhando, que conseguiria seguir em frente, algo de ruim aconteceu novamente, e agora?

Sobe no parapeito?

Se enterra no quarto?

Ou sai e encara esse mundo podre, cruel, desgraçado e maravilhoso?

A vida é assim mesmo. Uns partem aos 90, outros aos 9. Uns marcam sua vida de forma inimaginável. Outros por você passam e são esquecidos. Nós também somos assim, marcamos e somos esquecidos, amamos e somos amados, odiamos e somos odiados.

Não há o que se fazer, apenas viver, sabendo que o luto chegará, não há como fugir, que, vez ou outra, vamos ter momentos de loucuras, mas que nunca devemos nos entregar, por mais difícil que seja.

E você, lembra de quando falei que perdi aquela referência?

Então. Perdi mesmo, o tempo, que dizem que cura tudo, nunca curará. Eu o amava. Eu o amo. Seus ensinamentos, conversas, conselhos e broncas estão comigo até hoje, nunca o deixarei. Vez ou outra ainda me pego pra baixo, lembrando dos momentos, daqueles momentos incríveis que aconteceram mesmo nos tempos sombrios que vivi durante algum tempo. Hoje lembro daqueles lugares incríveis que passei com ele, aquelas viagens horríveis e demoradas que eu farei todas novamente, só para tê-lo ao meu lado.

Hoje lembro dos locais mais incríveis do mundo. Uma escadinha, uma cadeira quase quebrada e o banco de um carro velho.

Os locais mais incríveis do mundo foram todos aqueles que eu estava junto com ele. Até aquele quarto de hospital em sua última semana, olhando para trás, foi incrível.

Por isso é tão impressionante ver dois adolescentes passando pelo luto, preconceito e transtornos. Por isso é tão interessante ver, mesmo que na ficção, vida real.

Hoje eu sei que o luto é inevitável e que o suicídio não é uma opção, tomara que você ai do outro lado também se dê conta disso. Sua vida não é só sua, ela é de todos que o cercam, é de todos os seus amigos e familiares. Ela é sua, mas também não é.

É complexo, se não fosse, não seria vida. Por isso, meu amigo, compartilhe experiências, conheça lugares e criei raízes com pessoas, não com bens materiais e, quem sabe um dia, nos encontramos em um só lugar.

Não deixe de conferir.

Frases do Filme Por Lugares Incríveis

Chadwick Boseman nos deixou e ninguém irá substituí-lo

Os 5 estágios do Luto e uma HQ chamada “Morre uma lenda”

Quando encerrar um ciclo? Friends ensina

Deveria ser obrigatório assistir Anos Incríveis

Sigam-me os bons!

Facebook | Instagram | Twitter | Youtube | Pinterest