Pular para o conteúdo

Os Jetsons

 

É impossível esquecer da família Jetson. Hoje iremos ver alguns detalhes desse maravilhoso desenho…

“Os Jetsons” foi uma série produzida pela Hanna-Barbera entre 1962 e 1963. Entre 1984 e 1987 novos episódios foram produzidos, esses capítulos faziam parte do “The Funtastic World of Hanna-Barbera”.

Então a história do desenho começa assim: 1962 – 1963 (24 episódios) 1985 (41 episódios) e 1987 (10 episódios). Cada episódio tinha em média 22 minutos.

O desenho se passava no futuro. Cidades suspensas, carros voadores, bolsas retráteis, videos-conferências, comidas em cápsulas, trabalhos feitos por robôs, e tudo que se possa imaginar que um dia existiria/existirá (lembre-se, estamos nas décadas de 60 e 80 aqui).

Os Jetsons viviam em 2062, e possuíam um grande avanço tecnológico. A família reside em Orbit City. Nessa cidade todas as casas são suspensas do chão por colunas ajustáveis.

Muita gente considera que a série tem o conceito dos Flintstones, só que de forma invertida. Tanto é que, no ano de 1987, os Jetsons e Flintstones se encontram em um filme (The Jetsons Meet the Flintstones).

Vamos relembrar os personagens mais recorrentes do desenhos.

Começando de George Jetson. Ele é chefe da família Jetson. É casado com Jane. Tem dois filhos, Judy e Elroy. Trabalha na Sprockets. Seu patrão (e dono da empresa) é o baixinho e mal-humorado Cosmo Spacely. Ele é o principal antagonista do desenho. Suas ideias normalmente não dão certo. Ele sempre joga a culpa em George dizendo: “Jetson! Está despedido!”, mas no final de cada episódio ele recontrata o Jetson.

Jane Jetson. Ela é uma esposa muito dedicada. Jane gosta de moda e eletrodomésticos.

Judy tem 15 anos, é a mais velha. Estuda na escola Orbit. É uma típica adolescente que gosta de roupas, sair com amigos e escreve em um diário digital (DiDi).

Elroy. Muito inteligente, bem-educado, um ótimo filho. Estuda na Little Dipper School.

Rosie é a empregada robô da família. Ela já ficou fora de linha, mas os Jetsons amam ela, por isso não trocaram. Rosie faz o trabalho doméstico e ajuda como babá.

Astro é o cãozinho da família é um dos melhores amigos de George e Elroy.

Orbitty é um alienígena, foi o segundo massacote mascote da família. Só apareceu nos desenhos da década de 80.

Senhor Cogswell é o concorrente de Spacely. Sua empresa leva o nome de Cogswell Cogs. Ele é o segundo antagonista da série. As duas empresas tentam uma fazer com que a outra fracasse. Ele sempre rouba as ideias do Spacely, mas as duas fracassam.

R.U.D.I. (Referential Universal Differential Indexer) é o computador de trabalho do George, o computador é um de seus melhores amigos. Possui personalidade humana.

Henry Orbit é o zelador do edifício. Sempre anda de bom humor. Seu robô, Mac, tem uma quedinha por Rosie.

Montague Jetson é o avô meio maluco de George, ele já tem 110 anos e “ainda” age como um homem de 75.

Senhora Stella Spacely é a arrogante esposa de Cosmo Spacely.

Uniblab é um robô inimigo do George. Aparece em dois episódios na primeira temporada. Ele é supervisionado por George.

Algumas curiosidades.

Como não poderia deixar de ocorrer, o desenho virou franquia para vários jogos de video-game, filmes, alguns crossovers ocorreram, e até quadrinho a família Jetson virou… Em 1988 tivemos “Rockin’ with Judy Jetson“, em 1989 tivemos uma celebração da Hanna-Barbera na qual os Jetsons participaram “Hanna-Barbera’s 50th: A Yabba Dabba Doo Celebration“, em 1990 tivemos o filme “Jetsons: The Movie“.

Leia sobre outros desenhos.