Pular para o conteúdo

Emily e Alexander | Os Camundongos Aventureiros

Esse mês vamos continuar na “TV Cultura”, no mês passado falei sobre Os 7 monstrinhos e hoje irei falar sobre Emily e Alexander, Os Camundongos Aventureiros

E nada melhor do que a abertura do desenho para que possamos iniciar o post.

Esse desenho tem origem francesa e foi produzido pela Cookie Jar e France Animation, com uma média de 22 minutos por episódio, a série contou com 52 episódios, divididos em 3 temporadas.

As histórias “quase sempre são iguais”. Os dois camundongos que vivem em um restaurante nos Estados Unidos saem pelo mundo para visitar seus parentes. Nessas viagens eles se deparam com as mais diversas situações, encontram todos os tipos de pessoas/ratos imagináveis, inventores, artistas, picaretas e diversas outras figuras.

Emily é a camundonga do campo, usa um chapéu de laço com um vestido vermelho e um avental branco, normalmente confia em todo mundo (ratos, camundongos e pessoas), é bem corajosa e sempre tem uma solução para os problemas que eles encontram no caminho.

Alexander é o camundongo da cidade, vive no restaurante junto com a Emily, é muito esfomeado, um pouco mulherengo e muito comunicativo, ao contrário de sua prima, ele desconfia de todos os ratos, na maioria das vezes ele demonstra muito medo quando encontra alguma situação de perigo, gosta de se “aparecer” por ser da cidade. Usa chapéu e paletó com calça verde.

Lógico que a série teria que ter um vilão, e ele atende pelo nome de Sem Rabo Não Vale Nada, o nome dele já entrega, ele é um rato sem rabo, sempre usa um rabo falso para tentar disfarçar, e na maioria das vezes utiliza as “lendas urbanas” para roubar, mas seu rabo sempre acaba caindo, isso faz com que seu disfarce seja descoberto. Seu maior objetivo é fazer um grande roubo, conseguir muito dinheiro, para que assim possa comer muito queijo, mas, infelizmente, não é todo episódio que temos a aparição do mito Sem Rabo Não Vale Nada.

Gosto de utilizar o termo “mito” para adjetivar esse personagem por alguns motivos, primeiro: ele é o “rei dos disfarces”, é muito inteligente, e demonstra isso quando, na maioria de seus assaltos, utiliza das crendices populares para causar medo nos ratos e camundongos que encontra pelo caminho, já se fantasiou de minotauro, fantasma, pintor, ciclista… sendo um dos melhores personagens infantis já criado.

Os Camundongos Aventureiros foi mais um presente que a TV Cultura deu para nossas infâncias.

Leia sobre outros desenhos.

Marcações: