Pular para o conteúdo

Já assistiu Peaky Blinders?

Você, meu amigo leitor, me conhece. Sabe que não falo sobre coisas que não gosto. Você também sabe que nós relacionamos os posts com algumas histórias de vida. Dificilmente você vai ler uma “crítica de filme ou de série” por aqui.

Pois bem, continuaremos assim. Mas hoje venho até você para falar um pouquinho sobre Peaky Blinders. 

Descobri ela hoje e o que fiz? Assisti sua curta primeira temporada no dia. São apenas 6 episódios. Aliás, as 4 temporadas tem apenas 6 episódios.

Com um nome que não chama muito atenção, ela está lá no catalogo da Netflix. Está lá quietinha, praticamente invisível. Corremos os olhos por ela e não conseguimos enxergar. O seriado é o típico show que você não dá nada. Ainda mais com a descrição que o serviço de streaming colocou: Uma notória gangue da Inglaterra de 1919 é liderada pelo cruel Tommy Shelby, um criminoso disposto a subir na vida a qualquer preço. 

Blinders Peaky

Lendo essa breve descrição você logo imagina mais uma série das diversas que existem por ai com essa temática. Morte, sexo, drogas, roubos…

Então como essa descrição não o agradou você veio até aqui para saber se deve assistir o seriado, certo?

Sim, você deve. Principalmente se gostar de personagens inteligentes e manipuladores. O seriado gira em torno dos Peaky Blinders, uma gangue liderada por Thomas Shelby (Cillian Murphy). Ambientada em um pós Primeira Guerra Mundial, nós vemos o grupo gerenciar contrabandos e apostas em corridas de cavalo.

Uma gangue que “tinha tudo para ser comum”, se não fosse por seu líder. Thomas é quem rege os Shelbys e a gangue. Ele não é o mais velho dos irmãos, mas é o mais respeitado. Thomas serviu o exército na Primeira Guerra, após os eventos ele voltou meio atormentado.

O mais interessante é que mesmo atormentado, quase sempre toma boas decisões. Não deixa transparecer muito seus pensamentos, é observador e um grande negociador. Thomas consegue se impor em cena. Certamente o seriado não seria o mesmo sem sua interpretação.

Peaky Blinders é um achado. No meio de tanta coisa, encontrar uma série com um visual que se destaca, com todos os seus tons de cinza, seus lixos e luxos. Encontrar uma série movida por uma puta trilha sonora: Tom Waits, Johnny Cash, RadioheadArctic Monkeys… uma série com diálogos inteligentes e personagens complexos…

Peaky Blinders é uma série que merece toda sua atenção. Sabe por quê? Ela se passa em uma Inglaterra devastada, com todos os seus pubs, rocks e culturas.

Eles usam boinas com giletes. Eles tem mulheres fortes. Eles arriscam quando necessário. Não se engane, não são anjos, são gangsteres. Eles não valem nada. São violentos. Suas histórias não são agradáveis. Seus métodos são imorais. Suas atitudes ilícitas. Você vai se apaixonar.

Não deixe de conferir.

Quando encerrar um ciclo? Friends ensina

Quadrinho não é coisa “só” de criança

Truman se libertou… e você?

Na Natureza Selvagem mostra o que é felicidade

Gênio Indomável mostra o medo de se relacionar

Ah, ainda não se convenceu? Então saiba que os Peaky Blinders realmente existiram. Não foi no pós Primeira Guerra, mas sim no pré Primeira Guerra Mundial. Suas histórias são bem diferentes das dos Shelbys, mas existiu um grupo chamado Peaky Blinders numa Inglaterra em crise. E sim, nós falaremos deles daqui um tempo. Enquanto isso, vai lá ver o seriado…

Marcações: