Pular para o conteúdo

Ninguém pediu Han Solo. E daí?

Texto de João Victor Trascastro.

Quando anunciaram um filme sobre o contrabandista mais amado da galáxia, muitos torceram o nariz, e muitos permanecem torcendo até agora. Mas vamos pensar além do básico jeito hater de ser, nos aprofundando em algo dito por muitos nesses últimos dias: ninguém pediu esse filme sobre o Han Solo.

Concordo com a afirmação acima. Ninguém pediu o filme do Han, assim como ninguém pediu nenhum Star Wars antes do primeiro em 1977 e tampouco alguém pediu qualquer filme que seja em qualquer época desde o surgimento da sétima arte. Difícil entender? Pois bem. Quando alguém diz que não pediu um filme, deve-se levar em conta que nenhuma obra foi pedida, amada ou venerada até ter seu valor julgado APÓS seu lançamento. Mas por que odiavam a mais recente “história Star Wars” desde seu anúncio? Bom, não existe fandom mais desequilibrado que o tal fandom de Star Wars (falo por experiência própria).

A Lucasfilm decidiu mexer no passado de um personagem muito querido, desvendar sua origem, seu nome e desconstruir seu arquétipo. Tudo isso afeta a memória afetiva de cada fã, que sempre teve uma visão própria sobre aquilo que passou a ser contado. Pra piorar a situação, toda essa memória e fanatismo se agravam quando se escala alguém diferente pro papel que fora interpretado por Harrison Ford de uma forma singular em quatro filmes, sendo sua mais recente atuação ainda muito lembrada, em Star Wars – Episódio VII: O Despertar da Força (2015).

A produção de “Han Solo: Uma História Star Wars” foi conturbada, com troca de diretores, refilmagens, boatos e um trailer insosso. Muitos fatores que unidos aos já citados formam uma bola de neve negativa. Uma bola de neve que não deve ser levada pra dentro da sala de cinema. Uma aventura isolada é bem diferente de uma super saga e seria até covardia comparar com um gigante episódio.

Não sei se é bem um conselho, mas… Que tal curtir um filme de aventura como um filme de aventura? É muito difícil lembrar do que George Lucas disse? Ele criou esse universo pra crianças de 12 anos. Seja uma criança de 12 e curta, porque ver tanto marmanjo com birra de 4 aninhos já deu.

Com direção de Ron Howard, “Han Solo: Uma História Star Wars” está em cartaz nos cinemas do Brasil.

Não deixe de conferir. 

O Superman e a DC que merecemos

Deveria ser obrigatório assistir Anos Incríveis

Bright e a maldição do Rotten Tomateos

Não seja o chato que dá spoilers

Não leia nenhuma crítica antes de assistir um filme