Pular para o conteúdo

Opinião com Café | Jerry Before Seinfeld

Você sabe quem é Jerry? Provavelmente não. Mas e se eu acrescentar “Seinfeld“, dá para saber?

É impressionante como falar de Seinfeld não é “rentável”, quando abordo How I Met Your Mother ou Friends, surgem leitores de todos os cantos, mas ao citar Seinfeld, poucos ligam.

Jerry é bem sucedido, um dos melhores comediantes de sua geração, fatura milhões por ano com suas séries, mas muita gente desconhece seus feitos.

Lógico que isso se remete ao Brasil, lá fora ele é super bem aceito. E se você não teve o prazer de conhecer essa maravilha, recomendo que leia “Já assistiu Seinfeld?” (clique aqui para ler.)

Pois bem, agora é hora de falarmos um pouco de Jerry “Before” Seinfeld.

Se você nunca ouviu falar de Seinfeld, e for assistir ao show de stand up, que também é um mini-documentário, certamente não vai ligar para sua história. Ouvir Jerry falar de seu início de carreira no Comic Strip Live é trivial para quem desconhece o comediante.

Ver suas fotos antigas e suas primeiras piadas, idem.

TODAS as piadas de Jerry espalhadas pelo chão.

Mas para o cara (eu) que é apaixonado por Seinfeld, que vai até a Netflix e liga Jerry Before Seinfeld, ela é magnífica.

E não, não são por suas piadas, que grande parte não fazem você rir. Coisas corriqueiras do cotidiano, contadas com delicadeza, que fazem de Jerry uma lenda. Suas ponderações sobre os temas me lembra (vagamente) o humor de Woody Allen, você não vai gargalhar em momento algum (se bem que, com Seinfeld isso até é possível), mas você vai admirar a inteligência com que algum tema é exposto.

É sútil, é quase imperceptível, mas é incrível.

Novamente, você só vai saber do que estou falando se um dia já tiver assistido Seinfeld.

Essa piada esteve na série, assim como algumas outras que ele contou nesse especial.

Sim, posso ser considerado um fanboy de Jerry, mas ao ver muitas piadas que foram contadas na série, serem contadas ali, tantos anos depois, me deu uma sensação indescritível.

Tudo bem, nem tudo são flores. Teve um ponto que esperei ser abordado, é esse assunto mesmo que você está pensando, Jerry contou suas primeiras piadas, mostrou como foi seu início de carreira, mas não citou sua premiada série, junte isso com o pouco tempo de documentário, você vai ter ficado apenas degustando um aperitivo, esperando o prato principal, que, infelizmente, não chegou.

O nome já diz, é Jerry antes de ser Seinfeld. E parafraseando um frase que disse sobre Bukowski. Esse é um excelente “filme” para quem, assim como eu, acha Jerry 80, não 8.

Não deixe de conferir. 

5 músicas nonsenses da Phoebe (1ª temporada)

4 séries para quem tem pouco tempo disponível

5 vezes que How I Met Your Mother partiu meu coração

Músicas nonsenses da Phoebe (2ª temporada)