Pular para o conteúdo

HQ’s Entrevista, Demetrio Alexandre (Professor e Escritor)

Demetrio Alexandre Guimarães é professor de geografia, com o passar dos anos ele resolveu ir além, Demetrio resolveu começar escrever seus livros de super-heróis. Com poucos recursos financeiros, mas com muita imaginação, o professor vem escrevendo alguns livros. Seu personagem, Rudamon, surgiu nos livros, mas graças ao projeto ALFA ele irá fazer sua estreia nos quadrinhos. Então venha saber um pouco sobre o professor e seu personagem…

1 – Demetrio, apresente-se.

Sou professor de Geografia da rede pública de ensino do Estado de São Paulo. Gosto de escrever histórias sobre super heróis e tenho quatro livros publicados (Rudamon, Rudamon II, Cigano Lobo e Rudamon III).

2 – Um dos motivos da entrevista foi para saber um pouco sobre o Rudamon, nos conte como você teve ideia de criar esse personagem.

Rudamon foi o meu primeiro personagem. Ele foi criado em 2007 e sua primeira edição foi publicada pela editora Livre Expressão, em 2008. Eu sempre gostei muito desse universo dos super-heróis (principalmente através do cinema, seriados e desenhos animados). Em 2007 eu estava assistindo os filmes do Homem Aranha e de repente eu senti uma vontade muito grande de escrever uma história sobre super-heróis. Eu gosto muito de mitologia egípcia, então tive a ideia de criar um super herói-brasileiro que fosse descendente de egípcios e que tivesse ligações mitológicas com os deuses do Egito.

3 – Você pode falar sobre sua origem e poderes?

A origem dos poderes de Rudamon está relacionada ao ataque de doze escorpiões sobrenaturais e também a uma máscara faraônica destinada ao Eleito. Vale destacar que no desfecho do último livro o poder Rudamônico ficou dividido entre a Capoeirista Mascarada e outros três Rudamons (Rudamon Dourado, Rudamon Prateado e Rudamon Diamante). Essa divisão de poder alterou bastante os poderes de Osorkon (Rudamon Dourado), bem como suas fraquezas (uma vez que no primeiro livro o personagem detinha o poder só pra ele). O Rudamon que participará do projeto Alfa será o de Osorkon.

Seus poderes são: – Pode evocar e manipular o poder dos quatro elementos de modo definitivo, somente evocando o nome dos deuses elementais (sem que haja necessidade dos mesmos aparecerem).
– Pode pressentir o sofrimento ou intenções maléficas de qualquer ser humano, em qualquer ponto do planeta.
– Tem a força que nenhum mortal possui.
– Pode detectar a intenção de pensamentos.
– Pode se comunicar com os mortos.
– Pode ir a qualquer lugar que quiser, usando o poder da vontade e do pensamento.
– Pode curar qualquer doença ao tocar o coração da pessoa.
– Tem o poder do raio dourado com a força de Osíris (pode tele transportar pessoas e objetos para onde você quiser). Esse poder é emanado através das mãos.
– Pode emitir o raio aguilhão amarelo (através dos olhos) para punir as pessoas.
– Invisível a câmeras fotográficas e filmadoras (quando estiver usando a máscara rudamônica).
– É imortal (desde que não seja destruído pelas chamas do fogo sagrado).
– Habilidades humanas que lhe auxiliam: Lutador de jiu jitsu, Karatê (faixa preta nas duas modalidades), pugilismo e MMA. Profundo conhecimento sobre escorpiões.
– O poder de percepção fica reduzido durante combates e batalhas.
– Fraquezas humanas do ego podem lhe enfraquecer (principalmente as relacionadas ao signo do zodíaco). Por ser do signo de escorpião, deve tomar cuidado com os sentimentos de ciúmes, posse, paixões, culpa e vingança. O nível de enfraquecimento pode variar entre sentir dores (partes do corpo que são vulneráveis: bexiga, órgãos genitais e nariz), perder temporariamente parte dos poderes e, em casos mais graves, tornar-se temporariamente mortal.

4 – Sabemos que o Rudamon vai estar no projeto “ALFA”. Qual sua expectativa para essa história?

Em primeiro lugar eu quero dizer que estou muito feliz e honrado em participar desse projeto. Até hoje, Rudamon foi personagem de livros e pela primeira vez terá sua aparição em uma HQ. Eu torço muito pelo sucesso de todos os envolvidos nesse projeto, pois são pessoas guerreiras, talentosas e de ótimo caráter. Em relação à história, minhas expectativas são as melhores possíveis, uma vez que esse trabalho será realizado por pessoas muito competentes.

5 – Demetrio, quais outros personagens você tem? 

Entre heróis, vilões e amigos eu criei aproximadamente cinqüenta personagens importantes nos meus quatro livros (só o Rudamon III tem 686 páginas). Ficaria um pouco complicado falar de todos eles nessa entrevista, por isso destacarei apenas alguns (na minha página e no meu blog os leitores encontrarão um pouco mais de informações sobre os demais). Depois do Rudamon o meu personagem que mais se destaca é o Cigano Lobo. A origem desse personagem é contada no livro Rudamon II. O personagem é um cigano que tem um lobo de estimação e que coloca uma máscara de lobo para assaltar os gadjôs (não ciganos). Ele tem habilidades de telepatia e também de arremessar facas. Ao sofrer agressões de neonazistas, ele adquire poderes sobrenaturais e se torna um super-vilão conhecido por Cigano Mutante. Rudamon consegue curá-lo retirando esses poderes sobrenaturais e regenerando-o para servir o bem. Cigano Lobo ganha um livro só pra ele após Rudamon II. Nesse trabalho, eu procurei explorar bastante o universo cigano. Outro personagem que merece destaque e que também surgiu em Rudamon II é a Capoeirista Mascarada. A personagem é mestre de capoeira e namora Hor, filho de Osorkon (O Rudamon principal). Após ser diagnosticada por uma leucemia incurável, a personagem recebe a medula óssea de Hor e consegue ser curada (pelo fato de Hor ter em sua genética o poder Rudamônico). Esse procedimento confere alguns poderes à personagem que, além de ser uma exímia capoeirista, passa a utilizá-los como uma heroína. No livro Rudamon III foram criados o Esquadrão Sombrio (que reúne os principais vilões) e a Liga Rudamônica (que reúne os principais heróis).

6 – Como você enxerga o cenário nacional de heróis?

Eu enxergo muito talento e pouca valorização. Infelizmente, aqui no Brasil, sempre tudo é mais difícil (principalmente em relação às questões culturais). Exatamente por isso eu acredito muito no projeto Alfa, pois através do mesmo, os vários criadores de super-heróis brasileiros estão juntando suas forças e formando uma forte equipe que pode quebrar esse estigma com o tempo.

7 – Mudando um pouco de assunto, por ser professor, qual sua visão sobre a geração atual?

Eu acredito que, se fizermos um bom trabalho com a geração atual, nós podemos ter esperanças em relação ao futuro. No entanto, infelizmente, isso não depende só de nós. Seria necessário um sistema educacional mais justo.

8 – Tem esperanças no futuro do Brasil?

As pessoas honestas e justas que vivem nesse país são as fagulhas de esperança que eu tenho que me fazem acreditar que um dia o nosso país possa se tornar um lugar melhor. Infelizmente, a corrupção é algo cultural em nosso país, mas, felizmente, tem muita gente séria e honesta. Enquanto essas pessoas existirem, sempre haverá esperança.

9 – Demetrio, foi um prazer falar com você, deixe seus contatos para galera poder te seguir nas redes sociais e saber mais sobre seus trabalhos e, aproveitando, se você quiser falar mais alguma coisa, essa é sua hora.

O prazer foi todo meu! Eu que agradeço a oportunidade. Eu quero aproveitar essa ocasião para agradecer o pessoal do Projeto Alfa, por estarem dando essa oportunidade de colocarem um dos meus personagens em uma história em quadrinhos. Eu não sou desenhista, sou apenas escritor de livros. Este ano vai fazer dez anos que eu criei o Rudamon e um dos meus sonhos iniciais era vê-lo nos quadrinhos. É gostoso ver um sonho realizado. Eu gostaria de pedir aos leitores que apoiem esse projeto no catarse, pois todos os participantes são guerreiros, esforçados, talentosos e merecem ver seus sonhos realizados. O brasileiro precisa valorizar mais os seus artistas e eu acredito que os leitores deste blog são conscientes disso. Nós contamos com o apoio de todos vocês! Muito obrigado!

Segue os links dos projetos quais o Demetrio está envolvido: Projeto ALFA no Catarse | Site Professor Demetrio | Blog do Rudamon | Fan Page do Professor Demetrio  | Clube de Autores (Local onde os livros podem ser adquiridos) | Fan Page Rudamon  | Fan Page Cigano LOBO.

___

Leia outras entrevistas.

Leia mais sobre “ALFA – A Primeira Ordem“.