Pular para o conteúdo

Qual foi o Primeiro filme Dublado no Brasil e no Mundo?

Quando o cinema começou a engatinhar em 1895 com os irmãos Lumiere as pessoas nem pensavam na possibilidade de reproduzir som e imagem, por isso todo o cinema foi mudo até 1927 quando Alan Crosland e a Warner Bros fizeram “O Cantor de Jazz”, o primeiro filme falado do mundo.

Certamente isso foi um grande marco para o cinema, mas com essa invenção surgiu outro problema, como que as pessoas que não eram fluentes em inglês iriam assistir os filmes produzidos em Hollywood?

Uma ideia foi dada, fazer os filmes em Hollywood e em Paris, mas filmar duas vezes o mesmo longa era inviável e logo essa ideia caiu por terra.

Só em 1930  Edwin Hopkins e Jacob Karol  conseguiram criar um sistema que substituía as falas originais por outras gravadas, com isso eles lançaram “The Flyer”, o primeiro filme dublado do mundo.

Lógico que todos os países começaram a copiar essa ideia, e sete anos depois da invenção a dublagem finalmente chegaria a terra tupiniquim, Braguinha (Carlos Alberto Ferreira Braga) foi o responsável por compor as músicas em português e ajudar na direção da dublagem.

Sete anos demorou para chegar ao Brasil a dublagem e sete é o número de anões que tem o primeiro filme dublado, sim, meu amigo, “Branca de Neve e os Sete Anões (Walt Disney, 1937) ” foi o primeiro filme dublado em nosso país.

branca-de-nevedisney-branca-de-neve

De lá para cá muita coisa mudou, e mesmo com todos os avanços da tecnologia uma pergunta continua sem resposta, dublado ou legendado?

Leia mais Curiosidades.