Pular para o conteúdo

Você sabe qual foi o primeiro filme falado do mundo?

Já mostramos para você qual foi o primeiro filme do mundo, hoje resolvemos mostrar qual foi primeiro filme “falado” do mundo.

O Cantor de Jazz” conta a história de Jakie Rabinowitz (Al Jolson), um rapaz judaico, sua família tem como costume cantar nas sinagogas. O pai de Jakie queria que o filho seguisse a tradição da família, mas o rapaz gostava de cantar jazz e por isso fugiu de casa. A partir desse momento ele começa a viver um dilema, perseguir seu sonho ou manter sua herança cultural familiar?

Essa história aconteceu no ano de 1927, nessa época os produtores não acreditavam que introduzir falas em seus longas seria uma grande ideia, mas no dia 6 de outubro do mesmo ano, o diretor Alan Crosland resolveu apostar juntamente com a Warner Bros, em aproximadamente 20 minutos de falas, para um longa que iria contar com 90 minutos de duração, um verdadeiro avanço para época.

O restante do filme conta com algumas cenas mudas e outras com uma orquestra gravada, afinal, o filme era um musical.

Outra curiosidade do filme é que infelizmente o “blackface” foi utilizado pelo ator principal, Al Jolson. Devemos compreender que os tempos eram outros, e, apesar da discriminação racial não ter sido completamente extinta, muita coisa melhorou, mas para quem não sabe, o “blackface” consistia em aplicar uma maquiagem escura em todas as partes visíveis do ator, e na boca uma maquiagem branca, com isso os lábios ficavam exageradamente grandes, assim um ator “branco” fazia o papel de um negro.

Leia outras curiosidades.