Pular para o conteúdo

Você sabe qual foi o primeiro filme do mundo?

Você que é um apaixonado por cinema, adora ver efeitos especiais, explosões, maquiagens realistas, e filmes em 3D, saiba que o começo da sétima arte não foi tão fácil assim, sendo que seu primeiro filme chegou perto apenas de 1 minuto.

O nome do “primeiro longa” foi “L’Arriveé d’un Train à La Ciotat“, ou, se você preferir, “Chegada do Trem à Estação“.

O filme mostrava um trem chegando a estação de La Ciota, alguns passageiros aguardavam o vagão chegar, com a chegada do trem vemos alguns passageiros desembarcando e outros embarcando. Fim.

Essa história durou 52 segundos, e se você acha ela “bobinha”, saiba que isso aconteceu em 28 de dezembro de 1895, e foi exibido para uma platéia que contava com 33 pessoas, que por nunca assistirem nada igual ficaram com medo do trem sair da tela e correram de onde o filme estava sendo transmitido.

Os produtores foram os irmãos Auguste Lumière e Louis Lumière, sua apresentação foi no salão Grand Café.

Dê play no vídeo e assista ao primeiro filme já feito.

A reação das pessoas deve ter sido igual nesse episódio de Emily e Alexander no qual os camundongos retratam como foi a exibição da “Chegada do Trem à Estação”.

Assista no minuto 7.

Porém, em 22 de março de 1895, os irmãos Lumière tinham apresentado para um público convidado um curta chamado “A saída dos operários da fabrica Lumière”, no qual retratavam alguns operários saindo de uma fábrica durante 46 segundos.

Então a história é essa, no dia 22 de março de 1895 alguns convidados viram  “A saída dos operários da fabrica Lumière”, e no dia 28 de dezembro, 33 pessoas pagaram um franco para assistir  “Chegada do Trem à Estação“, os dois produzidos pelos irmãos Lumiere.

Leia mais Curiosidades.