Pular para o conteúdo

Quem é Atticus Finch?

Se alguém lhe chamar de Atticus Finch, tenha certeza que estará lhe chamando de elegante e honesto.

Talvez seja esse um dos personagens com mais ombridade que o cinema já tenha visto.

O Sol é Para Todos é um filme de 1962, dirigido por Robert Mulligan, foi vencedor de três estatuetas no Oscar de 1963, as categorias foram: melhor roteiro adaptado, melhor direção de arte e melhor protagonista. E você sabe quem era o protagonista?

Sim, meu amigo, Atticus Finch, interpretado pelo brilhante Gregory Peck.

Para se ter ideia, Atticus foi eleito pelo American Film Institute o maior herói do cinema mundial.

Atticus é honesto, seja em sua profissão ou com seus filhos, que sempre responde com atenção e verdade, qualquer pergunta feita. Assim ele consegue passar bons valores para Jeremy Finch (Phillip Alford) e Louise Finch (Mary Badham).

E o personagem recebe uma mini-intro no longa, que mostra seu bom comportamento com família e vizinhos em geral.

Mas, a maior prova de sua ombridade vem quando o juiz Taylor (Paul Fix) aparece e lhe dá uma missão. Cuidar de Tom Robinson (Brock Peters), um jovem negro, pobre, acusado de estuprar Mayella Violet Ewell (Collin Wilcox), uma jovem branca.

“Srta. Jean Louise. levante-se. Seu pai está passando”. – Reverend Sykes.

Sempre com um ar fidalgo ele passa os melhores conselhos para seus filhos e, consequentemente, ao telespectador. Suas decisões são sempre muito bem pensadas, em um momento da história onde o racismo era muito mais presente (infelizmente ainda existe, porém, com um pouco menos de intensidade) ele se contrapõe aos pensamentos dos brancos e de todas as formas defende Tom. É impossível não amar Atticus e, sim, vamos parafrasear Kim Wexler“Nós adoramos Atticus Finch”.

O advogado é morador do condado de Maycomb, Alabama. E o interessante é que ele foi baseado no pai de Harper Lee (criadora do personagem), Amasa Coleman Lee, que foi um advogado do Alabama que, assim como Atticus, representou negros em julgamentos.

Foi em 1960 que ela publicou o livro To Kill a Mockingbird (O Sol é Para Todos), desde então, o personagem caiu nas graças do público e tem tudo para transcender várias gerações.

Gregory Peck e Harper Lee em 1962, na abertura do premiado filme. (Foto: Reprodução)

Em 2015, quando a autora tinha 88 anos, foi lançado o livro “Vai e Põe Uma Sentinela” (Go set a Watchman), uma continuação do livro O Sol é Para Todos, onde a filha de Atticus Finch regressa ao lar 20 anos depois, para visitar o pai e entendê-lo melhor.

Nessa época a autora vivia reclusa em sua residência, ela faleceria pouco tempo depois do lançamento da obra, em 19 de fevereiro de 2016.

Em 2018, em uma peça na Broadway, Finch foi interpretado por diversos atores, dentre eles Jeff Daniels, Ed Harris, Greg Kinnear, Rhys Ifans e Richard Thomas.

Jeff Daniels como Atticus Finch Foto:CBS NEWS

Não importa se é no livro, no filme ou em peças de teatro. A figura do advogado que brigou por um homem, independendo da cor de sua pele, sempre será lembrada.

Obrigado, Atticus. Obrigado, Amasa.

Fontes: Época, American Film Institute, Wikipedia e CBS.

Não deixe de conferir. 

A Vida do Personagem | Meany Ranheta

Quem é Godinez?

A Vida dos Personagens | Master e Blaster

A Vida do Personagem | Tasmanian Devil

A Vida do Personagem | Furrball

Sigam-me os bons!

Facebook | Instagram | Twitter | Youtube | Pinterest