Pular para o conteúdo

É verdade que o Doug Funnie é racista?

Circulando por ai, encontrei uma teoria que diz que Doug Funnie é racista. Em alguns fóruns, até umas brigas loucas estavam rolando, vários sites gringos já deixaram suas observações. Mas será que tudo isso é verdade?

Sem enrolação, essa teoria afirma que Doug Funnie é racista. Ou melhor, toda criação envolvendo o personagem é, afinal, só Doug e Patti Maionese são “brancos”, e é justamente por Patti que Doug se apaixona, demonstrando que brancos só poderiam se relacionar com brancos. Ou seja, que eles tem que criar uma supremacia racial.

Aqui, já temos um equívoco, pois Patti não é da mesma cor que o garoto.

Mas vamos continuar.

Tal teoria ainda tem a coragem de dizer que todo personagem envolvendo Doug é doido, menos o Doug que é um garoto branco normal (aham, super normal receber uma pizza por baixo da porta), e que como ele é o único branco, o desenho foca apenas nele, criando um destaque na raça branca.

Traduzindo. Essa teoria diz que quem é branco é digno de ser estrela do show, já os outros servem apenas como auxiliares.

Então lá fomos pesquisar se existia algo confirmando de alguma forma essas coisas.

Eis que encontramos uma entrevista do criador do seriado (Jim Jinkins) no site What I Wanna Know, um site especializado em entrevista.


RK: Ainda há muita discussão sobre Doug. Vi recentemente um tópico no Twitter, iniciado por Mara Wilson , onde as pessoas estavam falando sobre a raça dos personagens. Faz sentido que Doug fosse branco, porque ele era baseado em você. Mas, o que as cores dos outros personagens significaram para você?

JJ: Eu não tinha idéia de que Doug seria o sucesso que foi. Então, você só pensa no que está acontecendo dentro de sua própria mente. Quando é hora de começar a colorir seus desenhos de linha – e eu escolhi todas as cores previsíveis / tradicionais do corpo – você meio que olha o resto de seus marcadores e olha para todas essas cores e pensa: “Eu posso fazer qualquer coisa”. Como criador desse mundo, pode ser qualquer coisa. Foi um momento de inspiração, acho que você chamaria isso, porque o que está por trás disso é algo mais filosófico sobre a cor que diz: “Não importa de que cor você é por fora, é o que é por dentro.” E eu queria divulgar essa mensagem.


Viu, caro amigo? Jim criou as cores dos personagens em tom filosófico: “Não importa de que cor você é por fora, é o que é por dentro.” Não há nada de racismo envolvendo tal criação.

Então pode parar com essa teoria, e se você encontrar alguém por ai compartilhando tal coisa, é só mostrar nossa matéria.

Abraço e até o próximo “Desvendando Mistérios“.

Fonte da entrevista: What I Wanna Know
Fontes que citam tal teoria: Huff Post, Guia dos Curiosos e Lipstick Alley.

Não deixe de conferir.

É verdade que À Espera de um Milagre é baseada na história de George Stinney Jr?

Afinal, Ênio e Beto são gays ou não?

Doug e Paty Maionese terminam juntos?

É verdade que o Caillou tem câncer?

É verdade que o Garfield passa fome?

Seria um útero “A Casa Engraçada”, de Vinicius de Moraes?

Sigam-me os bons!

Facebook | Instagram | Twitter | Youtube | Pinterest

Marcações: