Pular para o conteúdo

A cena da manteiga em Último Tango em Paris foi estupro?

Alguns acontecimentos são marcantes, seja pro bem ou pro mal, dentre eles, uma grande pergunta: A cena da manteiga em Último Tango em Paris foi estupro?

Bom, vamos por partes.

O filme Último Tango em Paris é de 1972, foi dirigido por Bernardo Bertolucci e como sua estrela tínhamos Marlon Brando, com 48 anos e como sua companheira de cena, a jovem Maria Schneider, de 19.

Na história temos Paul Marlon Brando -, ele é um americano que ficou viúvo recentemente, está em seu processo pós luto e, ao se mudar para Paris, conhece Jeannie Schneider -, lá ele começa ter relações sexuais com ela, mas com um combinado, ninguém saberia nada sobre ninguém.

O ponto é que entre uma cena e outra, algo de podre aconteceu. Há um momento que, em uma discussão, o ator deveria simular um abuso, mas, a grande realidade é que um trecho não foi combinado com a atriz.


Não deixe de conferir: Os Sete Monstrinhos é uma visão sobre o nazismo?

Segundo o diretor Bertolucci, em uma entrevista em 2013, ele e Marlon Brando combinaram de pegarem uma manteiga e realmente passarem nas partes íntimas da atriz, pois assim ele conseguiria captar a reação verdadeira, não da atriz, mas sim da mulher.

Em entrevista para o Daily Mail, no ano de 2007, Maria detalhou algumas coisas: “Me senti humilhada e, para ser sincera, me senti um pouco estuprada, tanto pelo Marlon quanto pelo Bertolucci. Depois da cena, Marlon não me consolou nem pediu desculpas.” (…) “Marlon me disse: ‘Maria, não se preocupe, é só um filme’, mas durante a cena, mesmo que o que Marlon estava fazendo não fosse real, eu estava chorando lágrimas de verdade.” (…) Ela ainda diz: “Eu deveria ter ligado para meu agente ou pedido para meu advogado ir ao set porque você não pode forçar alguém a fazer algo que não está no roteiro, mas na época eu não sabia disso.

A cena da manteiga em Último Tango em Paris foi estupro?

O filme fez grande sucesso, Bertolucci foi indicado para o Óscar de melhor diretor, Marlon Brando foi indicado para o Óscar de melhor ator e ninguém foi indiciado pelo crime. Para Maria sobraram traumas.

“Eu não gostava nada de ser famosa e as drogas eram minha fuga. Tomei remédios para tentar cometer suicídio, mas sobrevivi porque Deus decidiu que não era hora de eu partir. (…) Entrei nas drogas – maconha e depois cocaína, LSD e heroína – foi como uma fuga da realidade. (…) Suponho que foi como um suicídio quando tive uma overdose de drogas duas ou três vezes, mas todas as vezes acordei quando a ambulância chegou.”

O diretor, na entrevista já citada, diz que não se arrependia, mas que se sentia culpado, pois para se obter algo com o cinema, muitas vezes há de ser frio. Depois, devido a repercussão do caso, ele disse que a cena já estava escrita, menos a parte da manteiga.

Maria veio falecer em 2011, vítima de câncer e a cena da manteiga em Último Tango em Paris ficará para sempre marcada nas páginas tristes do mundo cinematográfico.

Se você tiver ideia pra algum post ou encontrar algum erro, manda pra gente lá no Tiktok! Detalhe, se entrar no perfil, tem que seguir.

Para seguir a gente nas redes sociais: Facebook   |   Instagram  |   Twitter   |  Youtube   |  Pinterest 


Referências:

Youtube e Daily Mail.

Cena completa: https://www.youtube.com/watch?v=zcfzp6FmdAU

Entrevista com Bernardo Bertolucci: https://www.youtube.com/watch?v=021jNOEVytQ

Entrevista com Maria Schneider: https://www.dailymail.co.uk/tvshowbiz/article-469646/I-felt-raped-Brando.html

Links consultados para fazer essa matéria em 07/01/2024.