Aviso: hoje trago o resumo do filme O Palhaço, com alguns spoilers.
No começo do filme uma moça corta cana com outros boias-frias. O circo passa pelas estradas de terra.
Logo vemos Lola reclamar do calor. Ela fala para Benjamim que ele deveria ter um ventilador. O espetáculo está para começar. Há 57 pessoas na plateia, contando o prefeito e sua esposa.
O show começa, tudo é muito precário, mas corre bem. No final, vemos a verdadeira face do circo, que são os bastidores. Benjamim é responsável por tudo. Alvarás, remédios, roupas… ele transparece cansaço e tristeza.
Uma moça chamada Ana aborda ele e diz que o acha engraçado, também fala para que ele passe na cidade de Passos, que ela trabalha no Aldo Auto-Peças. Benjamim fica acanhado.
O prefeito da cidade chama todos do circo para comerem na sua casa, lá ele pede para que seu filho faça uma participação no circo, já que ele achava que seu filho tinha potencial como artista.
Benjamim concorda, pois tiveram um banquete, óbvio que a apresentação não sai como esperado, mesmo assim o prefeito se agrada.
A trupe segue para outra cidade, no meio do caminho param em um local para comerem um pouco, o comerciante Juca Bigode fala que ‘cada um deve fazer o que sabe fazer’, tal frase permeia o filme e fica martelando na cabeça do Valdemar – dono do circo, pai de Benjamim -, que nota seu filho distante.
A viagem prossegue. Pagamentos são feitos aos artistas, Lola rouba dinheiro do caixa, Guilhermina vê de longe. Momentos depois, sua mãe fala que quando ela precisasse de algo, era pra pedir pra São Filomeno, já que ele era o santo protetor dos artistas.
A viagem prossegue, o caminhão quebra. Eles são obrigados a procurarem um mecânico. Encontram um cara no meio do caminho que vende um mapa da Venezuela como se fosse da localidade.
Eles acham a oficina dos irmãos papagaio, Deto e Beto. Todo o dinheiro que havia sido pago para os artistas, acaba sendo deixado na oficina, para que Beto fosse arrumar o caminhão.
Finalmente eles chegam até Bom Jesus do Vermelho. Lá armam o circo e Benjamim tenta comprar um ventilador, mas ele precisava de RG, CPF e comprovante de residência. Porém, ele só tem certidão de nascimento.
A viagem prossegue, chegam a Montes Claros. Benjamim cada vez mais apresenta sinais de cansaço. A noite vão em um bar e lá arrumam confusão, parando na delegacia. Lá são liberados após darem propina ao delegado, porém, o show está quase para começar, Benjamim está bêbado e corre para se apresentar, não consegue, ele começa alucinar, seu pai, vendo tudo, entra e diz que aquele era um novo quadro, os malefícios da cachaça.
O espetáculo continua, logo vemos seu Valdemar, ele vai até a cama onde Benjamim está deitado, com ressaca e diz: Filho, na vida a gente tem que fazer aquilo que a gente sabe sabe fazer. O gato bebe leite. O rato come queijo. E você?
Benjamim decide abandonar a trupe e procurar um emprego fixo. No meio da viagem Valdemar para o carro e pede o dinheiro que Lola roubou de volta, ele deixa um pouco com ela e a manda embora.
Benjamim viaja para Passos, são 400 km, lá procura emprego, mas ouve que precisaria tirar seus documentos. Ele assim faz, também procura o Aldo Auto Peças e descobre que Ana vai se casar com o Aldo.
Benjamim consegue emprego em uma loja de eletrodomésticos, mas logo nota que não tem aptidão para tal coisa e decide retornar ao circo.
Gostou de ver o resumo do filme O Palhaço?
Tem ideia pra algum post, encontrou algum erro? Manda pra gente lá no Tiktok! Aproveita e segue a gente também.
Ah, e se quiser ler mais, é só clicar: Lições do Filme Divertida Mente | Top 4 | Frases de Cuphead A Série | 1ª Temporada
Para seguir a gente nas redes sociais: Facebook | Instagram | Twitter | Youtube | Pinterest | Tiktok