A obra incômoda de ser assistida, devido ao silêncio, pobreza e tristeza. Hoje trago 22 Coisas que VOCÊ NÃO PERCEBEU ou NÃO SABIA do FILME o PALHAÇO.
Sem mais delongas.
1 – O filme O Palhaço é de 2011 e mostra Benjamim, que trabalha como Palhaço, ele é interpretado por Selton Mello, que também é o diretor do filme.
2 – Na história, Benjamim, apesar de não ser mais uma criança, está em dúvida se continua sendo palhaço ou não, Selton Mello revelou que o filme surgiu porque ele estava em dúvida se deveria continuar sendo ator ou não.
3 – Para interpretar o personagem, Selton Mello contratou o palhaço Kuxixo como personal palhacetor.
4 – Selton pensou em não atuar no filme, ofereceu para dois atores – Wagner (Moura?) e Rodrigo Santoro -, que não puderam fazer.
5 – O filho do prefeito Romualdo foi escolhido em um teste por vídeo, ao chegar nas gravações, Selton estava caracterizado de palhaço e pediu para ele cortar o cabelo, ele recusou, depois de um tempo perguntou se não iria falar com o diretor.
6 – O Borrachinha, interpretado por Renato Macedo é de Passos, cidade natal de Selton Mello, ele tem 1,96m. Da mesma cidade é a atriz que interpreta Ana, Pritty Borges, ela era estudante de teatro na época. O detalhe é que no filme Ana diz morar em Passos e Benjamim vai até lá para encontrá-la.
7 – Tony Tonelada (Meio Quilo) é o anão da trupe, ele é realmente artista circense. Selton diz que teve dificuldades em encontrar artistas de circo que pudessem contracenar, pois eles fazem muitas apresentações em locais variados.
8 – Gisele, que interpreta a Lola, trabalhou em um circo americano,”Ringling Bros e Barnum & Bailey Circus”, nos Estados Unidos, e em entrevista a CARAS, revelou que até em elefantes montou.
“Tive a possibilidade de trabalhar no circo há 10 anos. Trabalhei em um grupo circense norte-americano; eu dançava e também montava em elefantes. Retornar a esse universo agora, com o filme, foi muito emblemático”
9 – Selton utiliza-se da questão da dicotomia de seu personagem. Fazendo os outros sorrirem quando caracterizado e, sendo uma pessoa totalmente triste quando estava descaracterizado.
Como é possível ver na cena que a personagem Guilhermina – Larissa Manoela – vê um retrato da trupe, todos sorriem, menos Benjamim.
Detalhe para Lola, com cara de apreensiva. Depois descobriríamos que ela estava roubando o circo.
Também é possível notar isso no personagem de José Loredo, com grosseria para atender clientes…
…mas bem humorado fora do serviço, o inverso de Benja.
10 – A pobreza e o interior são bem destacados, como é possível ver nas placas ‘peculiares’.
Ou na placa da OFISSINA dos Irmãos Papagaio.
Ou, ainda, na mesma oficina, a placa Tabela Camarada.
11 – Por falar nos irmãos papagaio, eles são interpretados por Tonico Pereira.
12 – No final do primeiro espetáculo, Selton Mello improvisa uma saída de cena do qual ele vai diminuindo de tamanho. A queda é real e ele machucou o joelho.
13 – O ‘morto‘ realmente existe. Ele se inspirou em histórias que ouviu de pessoas que são artistas circenses e, assim como no filme, esse tal de ‘morto’ causou algumas confusões.
Mas, afinal, o que é o morto?
Segundo o site Mundo do Circo SP: Uma expressão curiosa e que já criou situações embaraçosas para circenses é “enterrar o morto”. Dita assim, sem explicação, pode ser assustador mesmo. Na verdade, se trata de um termo utilizado sobre a montagem da lona. Quando um peso grande é colocado para dar lastro e tencionar os mastros que sustentam a lona, faz-se um buraco grande, muito parecido com uma cova. Por isso, o peso, tão importante para o Circo ficar em pé e firme, é chamado de morto.
14 – O momento que Benjamim está no caminhão de boia fria é quando está voltando para o circo, a moça que ele flerta é a mesma que aparece logo na primeira cena. A cena era para ser só um flerte, as gracinhas com o chapéu e com o lenço não estavam no roteiro.
Essa moça também aparece assistindo o espetáculo e, logo depois, comendo com Benjamim.
15 – A cena mais difícil de ser feita foi o Benjamin deixar o circo. Ele teve que fazer a cena duas vezes, pois na primeira vez interpretou a cena com muita emoção. Foi o Paulo José (Palhaço Puro Sangue) quem deu a dica.
16 – O lenço que foi deixado pela Dona Zaira quando Benjamin deixa a trupe, é pego por ele e devolvido no final do filme, também é usado para flertar no caminhão e quando estava no hotel, pensando o que fazer.
17- Engana-se quem pensa que Chicó é o personagem preferido de Selton, o que ele mais gostou de fazer foi o Benjamim.
18 – Lola é trocada pela Guilhermina no final do filme, o indício disso se deu logo na primeira apresentação, quando o Palhaço Pangaré fala da mulher mais corajosa, o close vai direto para Guilhermina.
19 – Em alguns locais há informação que o filme é ambientado na década de 70, em outros, na década de 80, o fato é que a ambientação, realmente remete ao passado, como podemos ver com a placa dos carros…
O dinheiro que Lola rouba.
O rótulo da Brahma.
Mas algo chama atenção. A bandeira do São Paulo tem cinco estrelas, o São Paulo só teve sua bandeira atualizada para 5 estrelas no ano de 2006, com o terceiro título mundial. Provavelmente isso foi um pequeno deslize, tal fato não interfere em absolutamente nada na trama ou tira o brilhantismo da obra.
Segundo o site São Paulo F.C.: Assim, as três estrelas vermelhas do Manto Sagrado são-paulino representam os títulos mundiais conquistados pelo Tricolor em 1992, 1993 e 2005, enquanto as duas estrelas douradas homenageiam os recordes mundiais do salto triplo atingidos por Adhemar Ferreira da Silva em 1952 (Olimpíadas de Helsinque) e 1955 (Jogos Panamericanos)
20 – Quando Benjamim está no hotel, sua vida continua um caos, a TV não funciona, um casal transa e geme alto no quarto ao lado – esse momento é muito sútil -, ele tenta abafar o som com um travesseiro colocado na cabeça.
21 – Benjamim nota que tem que voltar ao circo ao se olhar no espelho e ouvir risos ao fundo, depois ele senta, ouve piadas e toma sua decisão.
22 – Danton Mello interpreta o Aldo, ele é irmão do Selton Mello.
Fontes: O Palhaço – Selton Mello conta como foi dirigir, Making Of do filme “O Palhaço” (2011), Revista Caras, Selton Mello conta como uma preparação mexeu com sua saúde | Espelho com Lázaro Ramos, Publicitários Criativos, Mundo do Circo SP, Veja, Arte Placas, São Paulo F.C. e Exame.
Links: https://www.youtube.com/watch?v=lp2aOebO4QU
https://www.youtube.com/watch?v=IX6zZQ0uSZw
https://caras.uol.com.br/mobilesite/noticia/giselle-motta-e-revelacao-em-o-palhaco-selton-mello.phtml
https://www.youtube.com/watch?v=X2U-f_K89AE
https://mundodocircosp.com.br/obras/8#:~:text=Quando%20um%20peso%20grande%20%C3%A9,firme%2C%20%C3%A9%20chamado%20de%20morto.
https://www.publicitarioscriativos.com/brahma-celebra-128-anos-relancando-nove-rotulos-historicos/
https://veja.abril.com.br/cultura/dentre-os-nacionais-da-mostra-o-palhaco-e-o-mais-luminoso/
https://exame.com/casual/o-palhaco-mostra-historia-de-amor-ao-circo/
https://www.arteplacas.net/sistemas-anteriores/
http://www.saopaulofc.net/spfcpedia/simbolos#:~:text=Somente%20a%20partir%20de%201996,e%20a%20bandeira%20do%20Tricolor.
E ai, das coisas que VOCÊ NÃO PERCEBEU ou NÃO SABIA do FILME o PALHAÇO, quantas você realmente não sabia?
Tem ideia pra algum post, encontrou algum erro? Manda pra gente lá no Tiktok! Aproveita e segue a gente também.
Ah, e se quiser ler mais, é só clicar: Resumo do Filme O Palhaço
Para seguir a gente nas redes sociais: Facebook | Instagram | Twitter | Youtube | Pinterest | Tiktok