Histórias Que Contamos a Nós Mesmos começa com Perlie levando Negan como refém, é óbvio que no meio dessa coisa toda eles ‘acabam fazendo amizade’.
Em certa altura do episódio Perlie conta que Joel era seu irmão. Os dois eram chegados, mas Joel começou se envolver com coisas erradas, um dia tentou roubar seus pais, eles viram, Joel os atacou. Como os pais não tomavam atitude, foi Perlie quem colocou o irmão pra escanteio, ele disse que se sentiu abandonado e por isso abandonou seu irmão. Depois de 3 anos teve o apocalipse e seus pais saíram da ilha, mas Joel foi deixado lá. Agora, muitos anos depois, Perlie diz que naquela época achava que isso era uma forma de justiça, que achava certo, mas que agora não sabe mais o que é ‘certo e errado’.
Nos esgotos a fuga continua, Amaia se culpa pelos acontecimentos, ao mesmo tempo diz achar que alguém pode ter sido um informante, Tommaso tenta consolá-la, ele diz que, provavelmente, foi Luther quem os delatou, um pouco antes Tommaso ‘achou’ tubos de oxigênio dentro do esgoto, então Maggie liga os fatos e diz que foi Tommaso o informante, o pau fecha, mas o rapaz confirma.
Pouco tempo depois eles param para descansar, os zumbis que pareciam mortos ‘estavam meio que em modo de espera’ e os atacam. Tommaso e Amaia morrem.
Maggie fala para Ginny que não pode falar que ela está lá para Negan, explica que o Croata está com seu filho e que ele levou toda comida do Bricks, por isso ela tem que continuar com seu plano.
As duas continuam a fuga. Maggie prende sua perna e um zumbi que estava dentro de outro zumbi que estava dentro de outro zumbi corre para pegá-la. Ela manda Ginny fugir e entrega sua bolsa.
É óbvio que Maggie escapa, ela vai atrás de Ginny e vê que a garota escreveu com sangue na parede ‘mentirosa’.
Em um flashback vemos que Ginny, tentando fugir do Bricks, achou o local onde eles guardavam os grãos.
Maggie está delirando devido ao metano enquanto continua sua fuga, ela alucina e vemos como foi a captura de Hershel. O Croata levou o garoto e deixou o folheto de procurado de Negan com Maggie.
Ginny está com o sinalizador de Maggie. Ela o atira no meio da cidade em plena madrugada, Maggie vê, Negan também. Alguém mais?
E para fechar, no meio do episódio o Croata vai até um teatro – lá dentro há um clima de Bartertown, aquela cidade de Mad Max, ou, se preferir, aquele vilarejo do filme O Livro de Eli – ali dentro o Croata não é ninguém.
Ele vai até uma sala onde está uma senhora, ela é a líder do local, inclusive, o Croata reporta tudo pra ela. Ela estava lendo um livro chamado Frontiers of Historical Imagination: Narrating the European Conquest of Native America e quer o Negan vivo.
Considerações.
Tivemos no episódio anterior ação desenfreada, agora em ‘Histórias Que Contamos a Nós Mesmos’ um enredo focado no desenvolvimento da narrativa. Algo necessário para trama, mas, toda vez que histórias são contadas, tempo de mais é usado.
Saímos de um excelente episódio de 40 minutos para um mediano de 47.
O tempo em que Perlie e Negan estão juntos é, em vários momentos, tosco. Perlie está machucado, nem aguenta andar direito, sua arma é de curto alcance. Não há motivos para Negan andar lentamente do seu lado.
Depois então, a forma como é feita a amizade, com Negan empurrando um zumbi em cima do homem e fugindo até uma porta, Perlie vindo com possibilidades de matar nosso malvado favorito… eeeeee, nada, ele acaba ajudando Negan abrir a porta.
Essas coisas são bem cansativas.
Do outro lado eu já havia dito no episódio Pessoas são um Recurso que: ‘O grupo liderado por Tommaso e Amaia, ao que tudo indica, serão descartáveis, talvez só sobre os dois’.
Essa foi outra narrativa bem conhecida desse universo, mas nem tudo é ruim, já que descobrimos que Maggie é a verdadeira vilã.
Ginny havia visto o silo do Bricks lotado de grãos, mas Maggie mente para garota. Ou seja, ela está levando Negan ‘apenas’ como moeda de troca. Não teve nada de cerco com assovios, comida roubada e o Croata falando que todo mês voltaria.
O que eu não engulo é a menina escrever mentirosa na parede. Se ela sabe que Maggie é mentirosa, não era melhor ficar quietinha e usar isso futuramente? E, vamos considerar, você vai disparar um sinalizador no meio daquela cidade sabendo que todo mundo é psicopata?
Eeeee menininha bur…
Ah, outra coisa que não me desce é isso. São DÉCADAS de apocalipse, Negan entra em um busão e lá dentro há um kit de primeiros socorros intacto.
Já na breve conversa do Croata com aquela simpática senhora vemos esse livro onde o autor fala como proteger suas terras das revoltas dos pobres e descontentes, criando um grupo com força.
A única coisa que podemos é especular sobre ela. Talvez ela queira o Negan para ajudá-la na construção de um novo mundo. Talvez ela o queira só para aprender algo e depois transformá-lo em zumbi.
A grande realidade é que perto dela o Croata é uma menininha.
O que você achou do episódio ‘Histórias Que Contamos a Nós Mesmos’?
Leia mais: Quem é o Croata?
Tem ideia pra algum post, encontrou algum erro? Manda pra gente lá no Tiktok! Aproveita e segue a gente também.
Para seguir a gente nas redes sociais: Facebook | Instagram | Twitter | Youtube | Pinterest | Tiktok