Fome de Poder conta a história de uma empresa chamada McDonald’s, conhece? Então, é pelo filme que vemos como foi seu surgimento e, como toda obra que envolve empreendedorismo, frases de efeito são ditas.
Reuni algumas para você.
Sem mais delongas…
Persistência. Nada no mundo pode assumir o lugar da persistência. O talento não pode. Nada é tão comum quanto um homem com talento sem sucesso. Genialidade também não pode. Gênios sem reconhecimento são praticamente um clichê. Educação também não, o mundo é cheio de idiotas educados. Só a persistência e a determinação são tão poderosas. Demonstram que você não pode ser vencido por qualquer coisa. E que pode ter paz de espírito, boa saúde e energia infinita. Se tentar alcançar isso todo dia, os resultados serão claros para você. Embora pareça mágica, é você quem cria seu próprio futuro. A maior descoberta da minha geração é que os humanos podem mudar suas vidas através da mudança de suas atitudes. Como afirmou Ralph Waldo Emerson: “Um homem é o que ele pensa durante o dia todo.” – Frase no começo do filme, quando Ray Kroc coloca o Vinil “O Poder da Positividade”.
Este é o restaurante mais incrível que vi em todos os meus anos na indústria de alimentos. E eu já vi de tudo. – Ray Kroc.
Por toda a nossa vida pegamos carona nas ideias dos outros. Não queríamos algo que fosse só diferente. Tinha que ser melhor. Precisava ser nosso. E isso nos levou ao maior corte de todos. – Mac McDonald.
– Que foi? – Roy Kroc.
A espera. – Mac McDonald.
Pedidos prontos em 30 segundos. Não 30 minutos. – Dick McDonald.
Faça uma franquia dessa coisa! É bom demais para apenas um local. – Roy Kroc.
Melhor ter um bom restaurante do que 50 medíocres. – Mac McDonald.
Por que me acomodar quando outros homens não o farão? – Roy Kroc.
Estou lhes dizendo, o McDonald’s pode ser a nova igreja americana. Alimentando corpos e almas. E não abre só aos domingos, rapazes. Abre sete dias por semana. – Roy Kroc.
Há uma raposa no galinheiro. Nós a deixamos entrar. – Dick McDonald.
Sr. Kroc, se não está ganhando muito dinheiro, há algo tremendamente errado. – Harry J. Sonneborn.
Você não se deu conta de qual é o seu ramo. Você não está no ramo de hambúrgueres. Você está no ramo imobiliário. Não se constrói um império com apenas 1,4 por cento de um hambúrguer de 15 centavos. Você o constrói sendo o dono do terreno sobre o qual o hambúrguer é feito. Você deveria estar comprando terrenos e arrendando esses terrenos para os franquiados, que como especificado em contrato, podem arrendar de você e apenas de você. Isso lhe fornecerá duas coisas. Primeiro: um fluxo de renda estável e direto. O dinheiro entra antes de a primeira pá atingir a terra. Segundo: um capital maior para expansão, o que permite a aquisição de mais terrenos, que permite aumentar a expansão e assim por diante. Terreno. É ai que está o dinheiro. E mais que isso, controle. Controle sobre o franquiado. Se falharem em alcançar os padrões de qualidade, você cancela o arrendamento. Controle sobre Dick e Mac. Como resultado final, você terá bancos e franqueados na palma de sua mão. – Harry J. Sonneborn.
Deixe-me explicar algo para você, Dick. Vocês mandam no que acontece dentro dos restaurantes. Mas fora? Acima? Abaixo? Sua autoridade acaba na porta. E no chão. Certo? – Roy Kroc.
Qual é mesmo o ditado? A sorte favorece os destemidos. – Joan Smith
Entendo muito mais do McDonald’s do que vocês, dois caipiras. – Roy Kroc.
Sabe, contratos são como corações, foram feitos para serem quebrados. – Roy Kroc.
Nós desenvolvemos o Sistema Speedee, não foi você. Nós! O que foi que você desenvolveu? Pode dizer uma coisa? Não! Nunca pôde e nunca poderá, porque é um sanguessuga, Ray. Um sanguessuga profissional. – Mac McDonald.
– Sabe o que eu desenvolvi Mac? Um conceito. Desenvolvi o conceito de vencer. Enquanto vocês se contentarem em ser apenas participantes. Quero assumir o futuro e vencer. E não dá para fazer isso sendo bonzinho ou coitadinho. Gente assim não tem lugar nos negócios. Negócios são uma guerra. É cão comendo cão, rato comendo rato. Se meus concorrentes estiverem se afogando, irei até eles e colocarei uma mangueira na boca deles. Vocês podem dizer o mesmo? – Roy Kroc.
Não posso, nem quero. – Mac McDonald.
– Por isso só tem um ponto. – Roy Kroc.
Não é apenas o sistema, Dick. É o nome. Esse glorioso nome, McDonald’s. Pode ser o que você quiser que seja. É ilimitado, completamente acessível. Ele soa como… soa como os Estados Unidos. – Roy Kroc.
Um cara chamado McDonald. Ele nunca será uma vítima na vida. – Roy Kroc.
Eu me lembro da primeira vez que vi esse nome estampado em sua loja. Foi amor à primeira vista. Soube bem ali que eu tinha de tê-lo. E agora eu tenho. – Roy Kroc.
– Você não tem. – Dick McDonald.
Tem certeza disso? – Roy Kroc.
Agora, eu sei o que deve estar pensando. Como um velho ultrapassado de 52 anos, vendedor de máquinas para milk-shake construiu um império de fast-food com 1.600 restaurantes em 50 estados e cinco países estrangeiros, com uma receita anual de aproximadamente 700 milhões de dólares? Uma palavra, persistência. Nada no mundo pode assumir o lugar da persistência. O talento não pode. Nada é tão comum quanto um homem com talento sem sucesso. Genialidade também não pode. Gênios sem reconhecimento são praticamente um clichê. Educação também não, o mundo é cheio de idiotas educados. Só a persistência e a determinação são tão poderosas. – Roy Kroc.
Não deixe de conferir.
4 excelentes livros sobre empreendedorismo e vida pessoal
5 trechos do livro Alta Fidelidade mostrando os conflitos de um homem
Quando encerrar um ciclo? Friends ensina
5 trechos marcantes do livro Trem Noturno para Lisboa
The Castle (O impacto de um livro), de Jorge Méndez Blake
Sigam-me os bons!