Pular para o conteúdo

5 frases marcantes do livro “Deixe o Grande Mundo Girar”

Vez ou outra damos as caras para falar sobre livros. Hoje vamos falar um pouco sobre “Deixe o Grande Mundo Girar“, ou melhor, vamos mostrar 5 frases marcantes da história.

Antes de iniciarmos o livro já somos agraciados com essa frase: “Todas as vidas que poderíamos viver, todas as pessoas que jamais conheceremos, jamais seremos, elas estão em todo lugar. É assim que o mundo é”. – Aleksander Hemon.

Acredito que não existiria frase melhor para resumir tal obra. O livro escrito por Colum McCann mostra Philippe Petit, um acrobata francês que atravessou as torres gêmeas (World Trade Center) em cima de um cabo. A história de Philippe é real, todas as outra do livro, não.

Pois bem, Colum mostra Philippe, mas na realidade o acrobata é secundário, os principais estão lá embaixo. Todos eles com suas histórias, amores e desamores. Todos unidos por Philippe, mas ninguém ciente da vida de ninguém. As histórias não se misturam.

Com a leitura fui anotando algumas coisas e alguns pontos me chamaram atenção. Não vou falar sobre os enredos em si. Apenas comentar as frases.

A primeira frase fica lá na página 54: “Resistência é o ponto central da paz.”

Sim, meu amigo, já dizia Renato Russo: “Disciplina é liberdade”. Resistir é o centro da paz. Sabe aquele prazer fácil? (Traição, drogas…) Então, não caia neles, resista aos prazeres fáceis e siga sua vida em paz.

___

Na página 66 tem outra frase marcante: “Fico lá sentado pensando como é preciso coragem para viver uma vida comum.”

Sério, você só tem uma vida. Vai viver uma vida comum? Não vai arriscar nada? Esse emprego está bom? Não vai estudar? Não vai abrir sua empresa? Não vai estudar pra’quele concurso que só tem uma vaga? Poxa, se só vai passar um, que seja você!!!

___

Vamos para página 79: “O tempo não cura tudo.”

Hipocrisia dizer que o tempo cura tudo, ele ameniza o sofrimento. Mas, curar??? Ah, meu amigo. Já perdeu seus pais? O tempo curou? Já perdeu seu filho? O tempo curou?

___

Na página 98 temos outra reflexão: “A primeira estrela da manhã é a última da noite.”

Sabe aquela coisa de que tudo tem seu tempo. Que o mundo gira? Então…

___

Para fechar, vou para página 222: “Só tem uma coisa que se move na velocidade da luz e é o dinheiro vivo”. 

Uma vez ouvi dizer que dinheiro não leva desaforo para casa. É real, ricos empobrecem, pobres enriquecem. Dinheiro muda de mão e não aceita desaforo, ele realmente se move na velocidade da luz. Por isso, economize nas vacas gordas, para que nas vacas magras, não falte.

Não deixe de conferir. 

Todas as falas do Rorschach em seu diário (Watchmen Movie)

5 frases brutais do professor Keating

5 obras que vão lhe deixar reflexivo após o final

5 trechos marcantes do livro Trem Noturno para Lisboa

5 frases de efeito em “Blacksad”