Muitos consideram o Batman como o melhor herói de todos os tempos. Sim, seu sucesso é inegável, vários spin-off saíram, já tivemos Batgirl, Batmine, Batcão e até Batvaca, mas você sabia que existiu um desenho chamado Batfino?
O nome original é Batfink, no Brasil ficou conhecido como Batfino, e em algumas dublagens ficou conhecido como Batfino e Karatê.
O desenho foi produzido e distribuído em 1966, por Hal Seeger e Screen Gems. Basicamente cada episódio tinha 5 minutos de duração, sempre com “o mesmo enredo”.
Algo de ruim acontece, geralmente ocasionado pelo cientista Hugo A-Go-Go, que é conhecido como o cientista mais louco do mundo. Esses acontecimentos são sempre preparados em seu laboratório secreto.
Pois bem, algo de ruim acontece, então aparece o Chefe, uma espécie de comissário Gordon, ele tem acesso ao esconderijo do Batfino, e por uma televisão ele convoca o herói para combater o mal.
Batfino então entra em ação, mas com ajuda do seu Robin, que aqui atende por Karate. É Karate quem dirige o Battilac, carro muito parecido com um fusca, só que com asas.
Em alguns locais dizem que Karate é inspirado em Kato, da série O Besouro Verde, como não assisti o seriado, não posso confirmar (eeei, você que assistiu, me dá uma força ai dizendo se parece ou não).
O ajudante carrega um monte de gadget em sua manga de utilidades, mas nem sempre acha o que é preciso, sem contar que é bem burrinho, prejudicando toda cena que envolve Batfino, só que no final consegue ajudar o parceiro, mesmo sendo, na maioria das vezes, “pura sorte”.
Mas lógico que tudo isso ocorre sob a voz de um narrador, que apresenta o desenho, quebra a quarta parede com o Hugo A-Go-Go e no meio do episódio coloca Batfino em um cliffhanger.
Ah, faltou falar um pouco mais sobre o Batfino.
Batfino é um morcego herói, assim como o Batman, ele tem radar super-sônico e asas de aço. Aliás, é esse super-sônico sonar radar que o ajuda em diversas situações, basta ele “acionar” esse radar que várias coisas são feitas, como essa, por exemplo…
Em tempo: O seriado contou com 100 episódios.
Não deixe de conferir.