Pular para o conteúdo

Lições do Livro O Príncipe | Top 6

Uma obra de arte atemporal, assim podemos definir os ensinamentos de Maquiavel. Bem, não preciso dizer muito, o resto do post fala por sim, fique com 6 lições do livro O Príncipe.

Sem mais delongas…

1 – Esteja atento, PRINCIPALMENTE em tempos bons.

Maquiavel prega que é necessário estar atento em todos os momentos, principalmente quando tudo parece dar certo, pois é ali que baixamos nossa guarda e, ao vir a tempestade – ela sempre virá -, ela te destruirá, se você não estiver preparado.

O que é um defeito comum entre os homens, não prever a tempestade na bonança.

Os romanos fizeram o que todos os príncipes sábios devem fazer: não se concentrar apenas nos distúrbios presentes, mas também nos futuros, fazendo de tudo para evitá-los, pois com a prevenção é possível remediá-los mais facilmente, ao passo que, quando se espera demasiado, o tratamento não chega a tempo, porque a doença já se tornou incurável.


2 – Quando for fazer o mal, faça de uma vez só, quando fizer o bem, faça aos poucos, em doses pequenas.

O autor prega que o mal é amargo ao paladar, por isso, difícil de ser digerido, já o bem é doce, por isso é fácil de ser esquecido. Então devemos praticar o mal de uma vez só, pois sempre se lembrarão, já quando for fazer algo bom, fazer de forma moderada, mas repetidas vezes.

Pelas contínuas e renovadas injúrias, não poderão confiar nele. Por isso as injúrias devem ser cometidas de uma vez só, de modo que, por sua brevidade, ofendam menos ao paladar; ao passo que os benefícios devem ser feitos ao poucos, para que sejam mais em saboreados.


3 – Caridade, só com as coisas dos outros, nunca com as suas.

Parece hipócrita, e é. Os governantes, e aqui estamos falando unicamente de governos, utilizam desse artificio, eles não produzem riqueza, só distribuem dinheiro dos outros, nunca o deles.

Você não verá um governante fazendo caridade real, ele sempre fará com dinheiro de terceiros e ficará com as glórias.

Com aquilo que não é dele nem de seus súditos o príncipe pode ser mais pródigo, como foram Ciro, César e Alexandre, pois despender o que é de outrem não diminui, mas aumenta sua reputação: somente o dispêndio do que é próprio o prejudica.


4 – Mantenha seus súditos dependentes.

Você acha que tantas bolsas, escolas precárias e segurança pública sucateada são coisas impensadas?

HAHAHAHAHAHA

Faça com que a população não tenha educação, gere a insegurança pública e dê alguma bolsa esmola, eles sempre serão gratos ao todo poderoso governo.

Portanto, em tempos incertos, ele sempre terá dificuldade de encontrar gente de confiança; de modo que o príncipe não pode basear-se naquilo que vê em tempos de paz, quando os cidadãos têm necessidade do Estado, pois nessa época todos acorrem, todos prometem, e cada um se dispõe a morrer por ele, já que a morte está longe; porém, nos período adversos, quando o Estado necessita dos cidadãos, então poucos se apresentam. Essa experiência é ainda mais perigosa porque só pode ser realizada uma única vez; é por isso que um príncipe sábio deve cogitar um meio de fazer com que seus cidadãos, não importa o tempo que faça, precisem sempre de e do Estado – e daí em diante lhe será sempre fiéis.


5 – Se tiver que escolher entre ser amado e temido, seja temido.

Maquiavel deixa claro que nós só afrontamos quem amamos, quem tememos, nós respeitamos. Por isso o estado faz questão de ser temido. É melhor não falar, vai que uma frase seja retirada de contexto e você seja processo por ser um cara que está ‘pregando o caos’…

Os homens têm menos escrúpulos em ofender alguém que se faça amar a outro que se faça temer: porque o amor é mantido por um vínculo de reconhecimento, mas, como os homens são maus, se aproveitam da primeira ocasião para rompê-lo em benefício próprio, ao passo que o temor é mantido pelo medo da punição, o qual não esmorece nunca.


6 – Os homens sempre farão o que mandar para suprir suas necessidades básicas.

Café da manhã, almoço e janta, dê – ou prometa – as necessidades mais básicas, da forma mais simples possível e os homens lhe seguirão, sem nem questionar.

Bem, exemplos não faltam, se você tiver o mínimo de discernimento lembrará de uma campanha…

Lições do Livro O Príncipe

Gostou das lições do livro O Príncipe? Faltou alguma?

Tem ideia pra algum post, encontrou algum erro? Manda pra gente lá no Tiktok! Aproveita e segue a gente também.

Ah, e se quiser ler mais, é só clicar: Frases do Livro Walden ou a Vida nos Bosques

Para seguir a gente nas redes sociais: Facebook   |   Instagram  |   Twitter   |  Youtube   |  Pinterest  |   Tiktok