O filme baseado em fatos reais mostra Billy Beane (Brad Pitt), um gerente do time de baseball Oakland Athletics. O gerente é ávido por vitórias, porém, o caixa do time é baixo, isso não traz opções de contratações, então, com a ajuda de Peter Brand (Jonah Hill), eles desenvolvem um sistema de contratação baseado em estatísticas. Até fizemos um post com as frases do filme, para ler, clique aqui. E sabe como é, aquele filme baseado em fatos reais, sempre traz bons ensinamentos, então resolvi separar 5 grandes lições do filme O Homem que Mudou o Jogo.
Sem delongas…
1 – O cenário é ruim? Olhe novamente, sempre existe uma saída.
Sério, por pior que seja o cenário, sempre dê uma segunda olhadinha. Aqui é Billy Beane, gerente do time, que vê em Peter Brand um analista de performance, a chance de mudar o resultado de seu time. Parecia óbvio analisar jogadores encostados e ver suas estatísticas para contratarem, óbvio para Peter, mas nada óbvio para o restante da liga.
E isso nos traz diretamente para segunda lição.
2 – Quando você quiser mudar, a grande e esmagadora maioria não irão querer.
Sério. Tente mudar algo. Ninguém vai querer. Dá trabalho, tem que estudar, tem que se esforçar, é melhor ficar aqui quietinho, mesmo perdendo, se dando mal, afinal, já nos acostumamos.
Isso nos traz diretamente para terceira lição.
3 – Não desista do seu ideal.
Se os amigos ao seu lado não estiverem de acordo com seu processo de mudança, mude de amigos. É simples, é doloroso, é real.
4 – Vitórias demandam tempo e muito suor.
Não tem jeito, por mais que tudo no time fosse trocado era necessário o fator tempo para dar certo. Só o tempo conseguirá consolidar seu projeto. São raros os casos em que algo é feito do dia pra noite, sempre é tijolo após tijolo. Dia após dia. Não desista.
5 – Primeiro te criticam, depois dizem que sempre acreditam.
Sim, essa é a última e maior lição de todas. No começo vão te criticar e se você não der resultado vão te massacrar, humilhar… mas se der certo, vão dizer que sempre acreditam.
Aceite, a vida é assim. Plante e colha, pois se, porventura, a colheita não vier, ajudarão a te enterrar, mas se a colheita vier, irão querer os frutos também, você só não pode esquecer de quem esteve com você no começo.
E ai? Faltou alguma?
Gostou das grandes lições do filme O Homem que Mudou o Jogo? Quer ver de outro filme? Manda pra gente lá no Twitter!
Leia mais: O Homem que Mudou o Jogo, um filme sobre oportunidades, ou não…
Para seguir a gente nas redes sociais: Facebook | Instagram | Twitter | Youtube | Pinterest | Tiktok