Pular para o conteúdo

Você Conhece o River Country? O Parque Abandonado da Disney

Lendas e mais lendas. O mundo é feito delas. Hoje venho até você com mais uma, você conhece o River Country? O parque abandonado da Disney.

Sim, meu amigo, quem diria que a Disney teria um parque abandonado. Só que para saber como foi esse abandono, precisamos voltar no tempo, vamos para 1974, onde tudo era lindo e belo, o parque funcionava de vento em polpa.

Nessa época não existiam parques aquáticos temáticos como existem hoje, então a Disney enxergou uma grande possibilidade, montar o River Country ao redor do lago Lake Bay (Orlando).

O conceito do parque era simples, um parque aquático que misturava piscinas naturais com artificiais, nada muito grande, mas com o selo Disney de qualidade. Foi só estrear que o sucesso veio. O local vivia lotado.

Você Conhece o River Country? O Parque Abandonado da Disney
Vista aérea do parque.

Mas nem tudo são flores, ele contava com a capacidade de receber ‘apenas’ 5 mil visitantes por dia, o que é irrisório perto dos grandiosos parques Disney, que recebem até 100 mil. Outro problema era o difícil acesso. Os visitantes estacionavam no Magic Kingdom (1º parque Disney) e atravessavam um longo caminho para chegar na entrada do River Country.

Com o tempo, a própria Disney lançou novos parques aquáticos, beeem maiores, como é o caso do Disney Thypoon Lagoon (1989) e do Disney’s Blizzard Beach (1995).

Com a abertura desses novos parques, o River Country começou perder público e, durante um fechamento temporário que ocorre entre novembro a março, pois o clima é mais frio em Orlando, o parque nunca mais foi reaberto. Isso ocorreu no ano de 2001, só em 2005 o grupo Disney se pronunciou dizendo que o parque nunca mais seria aberto.

River Country
Imagem via Seph Lawless

Em 2016 as piscinas artificiais foram drenadas como medida de prevenção contra o Zika vírus.

Maaaaaaaaaaaas as coisas não param por ai. Reza a lenda que o verdadeiro motivo do fechamento do parque foi porque existe uma ameba nas águas quentes de Bay Lake e essa ameba pode atingir o sistema nervoso do ser-humano levando-o à morte e como a Disney não é boba, decidiu fechar o parque antes que o pior acontecesse.

O fato é que fomos atrás das informações e encontramos o site Yesterland que divulgou uma reportagem da Associated Press (AP).

Na quinta-feira, 28 de agosto de 1980, uma triste reportagem da Associated Press (AP) apareceu nos jornais de toda a América do Norte.

ORLANDO, Flórida (AP) – Uma doença rara, mas mortal, causada por uma ameba encontrada em lagos de água doce da Flórida fez sua quarta vítima – um jovem de Nova York que passou suas férias nadando no River Country do Walt Disney World.

A doença, meningoencefalite amebiana, ataca o sistema nervoso e o cérebro, dizem os médicos. Ele matou duas crianças da Flórida no início deste mês e parece ter sido a causa da morte de outro jovem, disse uma autoridade de saúde do estado.

A última morte foi a de um menino de 11 anos que visitou a área de Orlando durante a primeira semana de agosto e nadou na atração aquática da Disney World, disse o Dr. John McGarry, diretor do Departamento de Saúde do Condado de Orange.

A criança morreu depois que a ameba entrou em seu nariz, passou pela passagem nasal e atacou o sistema nervoso, incluindo o cérebro, disse o Dr. Robert Gunn, epidemiologista estadual.

O menino, que não foi identificado pelas autoridades de saúde de Nova York ou Flórida, morreu na sexta-feira passada.

O menino de 11 anos realmente contraiu sua doença em River Country? Sim, de acordo com a história da AP:

Vos e McGarry disseram que investigadores do Centro de Controle de Doenças dos EUA em Atlanta e do Departamento de Saúde de Nova York identificaram River Country como a fonte da ameba depois que os pais da criança de Nova York relataram que o parque de diversões era o único lugar onde ele nadava recentemente.

E a responsabilidade do Walt Disney World? O artigo da AP continuou:

Os dois funcionários [Voss e McGarry] disseram que não havia razão para culpar a Disney World pela tragédia porque a ameba pode se reproduzir em quase qualquer lago de água doce durante o clima quente. Autoridades disseram que não há epidemia da doença na região central da Flórida, onde todos os quatro casos foram detectados.

Funcionários da Disney disseram que não havia muito que pudessem fazer.

“É claro que estamos preocupados e sensíveis a qualquer risco potencial de saúde ou segurança para nossos hóspedes”, disse o porta-voz da Disney, Charles Ridgway. “Não conheço nenhuma ação que possa ser tomada como resultado disso.”

Ridgway enfatizou que a Disney World conduz um programa completo de controle de qualidade da água em cooperação com autoridades de saúde.

River Country
Imagem via Seph Lawless

O ponto é que o parque permaneceu aberto após esse fato por mais 21 anos. Nunca mais houveram casos de meningoencefalite ligadas ao River Country, mas tragédias ocorreram lá, dois afogamentos, para ser mais exato: Howard A. Pueppke, 14, de Erie, Dakota do Norte, em 1982, e Christopher Staff, 13, de Longwood, Flórida, em 1989.

Existem boatos que o verdadeiro motivo do fechamento foi que as leis da Flórida mudaram, exigindo que parques aquáticos usassem água dos sistemas municipais de água, não de corpos d’água naturais, mas isso também é apenas boato.

O fato é que o próprio site Yesterland fez uma averiguação e constatou que o verdadeiro motivo do fechamento foi econômico, afinal, não era mais viável manter um terceiro parque aquático em funcionamento, sendo que os dois parques mais recentes eram bem maiores e lucrativos.

Você Conhece o River Country?

O River Country atualmente encontra-se abandonado, o tempo está deteriorando tudo que encontra pela frente e o fotógrafo Seph Lawless tirou fotos maravilhosas (ou não) daquele local, para vê-las, é só entrar em Seph Lawless Parque.

Ele acabou sendo banido de entrar na Disney depois das divulgações e o local permanece fechado e vigiado, mas, vez ou outra, algum maluco burla o sistema e adentra ao local, como é possível acompanhar nesse vídeo aqui…

A Disney é maravilhosa, seus bastidores, nem sempre, mas fica aqui o registro de um parque que em outrora foi motivo de grande orgulho da companhia.

Ah, mas antes de fechar o post, deixo você com o mascote do extinto parque…

O Parque Abandonado da Disney

Se você tiver curiosidade para ver mais fotos do parque em funcionamento é só clicar aqui.

Você Conhece o River Country? O Parque Abandonado da Disney
Foto do Relatório Anual da Walt Disney Productions de 1976

Bom, creio que agora podemos dizer que você conhece o River Country! O parque abandonado da Disney!

Fontes da matéria: Teen Disney, Lostepcot, Big Florida Country, Google Maps, Youtube, Yesterland e BBC.

Links de referência.

http://www.bigfloridacountry.com/rivercountry.htm
http://www.lostepcot.com/rivercountry.html
http://teendisney.weebly.com/almost-forgotten.html
https://www.google.com/maps/@28.4114207,-81.5643577,255a,35y,354.47h/data=!3m1!1e3?hl=pt-BR
https://www.youtube.com/watch?v=u_ofV8vsk0U&t=67s
https://www.yesterland.com/rivercountry.html
https://www.yesterland.com/rivercountry2.html
https://www.youtube.com/watch?v=Q4JwgmPEIDQ&t=162s
https://www.youtube.com/watch?v=3p9fcgkohoo&t=2s
https://www.bbc.com/portuguese/noticias/2016/03/160324_disney_abandono_fotos_fn
http://www.lostepcot.com/rivercountrywet.html#dropoffs

Se houver alguma notícia no post que seja inverídica, nos contate, prezamos pela verdade e transparência.

Leia mais: Como é o Final da Caverna do Dragão?

Para seguir a gente nas redes sociais: Facebook  |  Instagram  |  Twitter  |  Youtube  |  Pinterest |  Tiktok