Seja na infância ou na fase adulta, nós adoramos um bom jogo e, sempre que começamos jogar, começamos pelos mais fáceis ou por aqueles mais clássicos, que todo mundo conhece, por isso hoje resolvei trazer 5 jogos de tabuleiro que são inesquecíveis.
Sem mais delongas vou começar com o jogo de damas.
Esse jogo é maravilhoso, foi o primeiro que aprendi jogar e não tem muito segredo. O objetivo é comer todas as peças do seu adversário, suas pedras só se movem em sentido diagonal, uma casa por vez e não pode sair da cor que você está.
Saudade.
Outro que aprendi jogar foi o xadrez.
Por incrível que pareça eu jogava melhor xadrez do que damas. Até campeão municipal acabei sendo. Esse jogo era um pouco mais complexo, cada peça faz um movimento específico e objetivo do jogo é dar o famoso xeque-mate. Não falarei todos os movimentos porque isso daria um post específico.
Ludo é o terceiro da lista. Pensa em um jogo gostoso de jogar. Pode ser jogado até com 4 pessoas.
Alguns locais chamam de Furbica, o nome não importa muito, o que importa é que o jogo era bem simples, você só tinha que jogar um dado e chegar no final do tabuleiro. Lógico que tem alguns detalhes pelo caminho, como por exemplo, se faltam 4 casas para terminar o jogo, você tem que tirar 4 no dado, pois se tirar 6, você chega lá no fim e volta duas casas. Na próxima rodada você teria que tirar um 2. Compreende?
Trilha é o quarto da lista e, por mais irreal que possa parecer, não é difícil de jogar. Quer ver?
9 peças pra cada. Tabuleiro vazio.
Cada um coloca uma peça por vez no tabuleiro, o objetivo é formar uma “trinca”. Tá ligado o jogo da velha? Mesmo conceito.
Colocadas todas as peças no tabuleiro, você tem direito de mover uma peça por rodada, o objetivo é fazer trinca com essas jogadas. Cada trinca feita, uma peça do adversário é tirada do jogo. Ficou só com duas pedras? Perdeu.
Fácil, não?
E para fechar vou com ele, aquele jogo que vinha junto com dama e ludo, mas que a galera dificilmente jogava. Sim, estou falando do gamão.
Pensa em um jogo complicado de se aprender. Um cara anda em sentido horário, outro em sentido anti-horário. Você pode comer peças, mas elas voltam ao jogo. Você pode jogar dobrado se os dois dados caem com as mesmas pedras.
Aaaaaaaaaaaaaah, que trampo foi aprender jogar e, assim como xadrez, precisaria de uma explicação grande pra você entender. Mas como o jogo vinha junto com outros, virou um clássico em nossa infância.
E ai? Qual seu top 5 de jogos de tabuleiro que são inesquecíveis?
Leia mais: Como é o Final da Caverna do Dragão?
Para seguir a gente nas redes sociais: Facebook | Instagram | Twitter | Youtube | Pinterest | Tiktok