Dizem que algo tão pequeno quanto o bater das asas de uma borboleta pode causar um tufão em meio mundo. Essa é a teoria do caos, e é com essa frase que o filme começa.
No longa temos Evan, ele sofre diversos causos traumáticos durante sua infância/adolescência e, quando digo traumático, quero dizer traumático para caral#*. Viu seu cachorro ser queimado pelo ‘amigo’ Tommy, explodiu uma bomba que atingiu uma mãe com seu bebê, foi obrigado gravar uma cena nu com sua vizinha (Kayleigh), vizinha essa que ele amava, viu seu pai (Jason), que estava internado em um hospital psiquiátrico, ser morto ao tentar estrangulá-lo.
No meio de todo esse caos, ele já vinha sofrendo com lapsos de memória, então foi instruído fazer anotações sobre seu dia.
Tudo que acontecia ele anotava, porém, no meio dos eventos traumáticos, ele paralisava e não se recordava das situações, fazendo com que suas anotações parassem bem no auge do estresse.
O ponto é que ele e sua mãe (Andrea) vão embora. Evan consegue passar 7 anos sem algum evento que o fizesse ter lapso de memória, tudo vai bem, até que um dia, ao sair com uma garota, ela pede para que ele leia um trecho desse diário. É nesse exato momento que ele descobre que consegue voltar ao passado.
Evan fica transtornado, pois, ao voltar, lembra de situações que seu cérebro havia apagado, então ele começa procurar seus amigos de infância para perguntar sobre tais atos. Primeiro ele procura Lenny, que ficou com vários problemas mentais pelo trauma causado ao ver o cachorro ser queimado e por ver a mãe e o bebê serem explodidos. Depois, ao procurar Kayleigh e indagar sobre o ocorrido entre os dois, ela acaba se suicidando.
Para seguir a gente nas redes sociais: Facebook | Instagram | Twitter | Youtube | Pinterest
Evan fica transtornado com tal situação e resolve voltar ao dia em que eles foram obrigados fazer uma cena nu para o pai de Kayleigh, no momento do ato ele toma outra atitude e confronta o pai da moça. Ao voltar para o presente, toda sua linha do tempo havia mudado. Kayleigh era sua namorada, mas Tommy havia sido preso, pois seu pai havia canalizado toda raiva no garoto, ao não poder tocar Kayleigh. Nessa linha do tempo Evan acaba sendo preso. Então ele volta ao passado para modificar o futuro novamente, ele volta com uma vida boa, mas Kayleigh havia virado prostituta, viciada, e Tommy havia sido morto por Lenny, que foi para um hospital psiquiátrico.
Então, que tal voltar novamente? É isso que Evan faz, mas toda vez que volta, algo trágico ocorre.
Isso não é certo. Você não pode mudar quem as pessoas são sem destruir quem elas eram. – Jason.
– Quem disse que não podemos melhorar as coisas? – Evan.
Você não pode brincar de Deus, filho. Isso tem que acabar em mim. Só por estar aqui, você pode estar matando sua mãe. – Jason.
Cansado de tanto voltar e os futuros serem ruins para alguém, ou para si, ele resolve voltar ao dia que conheceu Kayleigh, ali ele em vez de fazer amizade, afasta a garota.
Eu te odeio, e se você chegar perto de mim novamente vou matar você e toda sua maldita família. – Evan.
Com tal afastamento, Kayleigh e seu irmão Tommy vão morar com sua mãe, e não ficam com o pai abusivo, já que a própria Kayleigh no meio do filme fala para Evan que ficou morando com seu pai porque gostava do garoto.
Como Evan some da vida dos dois, outra linha do tempo é criada, onde ele só conhece Lenny, nesse momento ele vê que todos levam vidas mais confortáveis, mesmo com ele ficando longe da sua amada.
É ai que, com a ajuda de Lenny ele queima seus diários e fotos, para que nunca mais conseguisse voltar ao passado e alterar o futuro.
Esse é um dos finais, pois existem outras 3 versões. Existe uma que Evan volta ao útero de sua mãe, lá ele usa o cordão umbilical para se enforcar, com isso ele jamais encontraria seus amigos e toda linha do tempo seria alterada.
Também existe um final que ele vai atrás de Kayleigh e outro que ele para para conversar com ela. Mas nesse post ficaremos com o final disponível na maioria dos filmes… ah, e se quiser, nesse vídeo tem todos os finais.
Leia mais: Como é o Final da Caverna do Dragão?