Algumas marcas marcam, como é o caso da Gina com seu palito de dente.
O sucesso vem de longa data, mas não é só o nome ‘Gina’ que marcou, a foto que estampa os produtos também.
É uma modelo?
Uma ilustração?
De onde ela surgiu?
Descubra sexta-feira, no Globo Repor… não, pera.
Hoje venho até aqui para resolver esse mistério, mas antes precisamos voltar no tempo…
A Gina Empresa
Foi em 1945 que uma empresa com o nome de “GIACOMO RELA & IRMÃOS’ surgiu, no começo, palitos não eram cogitados. O negócio era manutenção e reparos de máquinas.
Só que em 1947, uma outra empresa foi criada, agora temos ‘A RELA & CIA LTDA’, essa empresa, localizada, assim como a primeira, no município de Itatiba, estado de São Paulo, manteve suas atividades de prestação e manutenção, mas agora ela começava produzir máquinas para moinhos e fecularias, também dava-se início à produção de equipamentos têxteis e palitos de fósforo.
Em 1965, essa empresa passou para sociedade anônima com capital fechado, sob o nome de A RELA S/A IND E COM., só que agora tínhamos diversos produtos, como prendedores, garfos para bolo, espetos de churrasco… e um tal de palito de dente.
O interessante é que todos esses produtos ganharam como nome ‘GINA‘, em homenagem a mãe dos fundadores, Sra. Rosa Del Nero Rela, que era conhecida carinhosamente como “Dona GINA”.
A Gina da Foto
Gina não é uma ilustração, ela é uma ex-modelo publicitária chamada Zofia Burk. Aliás, vale o registro, ela veio da Polônia, da cidade de Lwow, com apenas 5 anos de idade, no ano de 1951.
Com 16 anos iniciou sua carreira como modelo, aos 17 estreou na novela juvenil ‘Um Ano no Pensionato (1964)’, na TV Excelsior e foi justamente nas décadas de 60 – 70 que viveu seu auge, sendo convidada para estampar marcas de maquiagem, xampu, sabão…
Em 1975 surgiu o convite para estampar os produtos ‘GINA‘.
O sucesso foi tanto que seu rosto não foi mais desvinculado da ‘GINA’, por isso ela abandonou sua carreira de modelo. O detalhe fica por conta de que, apesar de todo o sucesso, ela recebeu o cachê combinado e nada mais.
Ela acabou indo trabalhar em uma companhia de cartão de crédito, depois de se aposentar, começou trabalhar com o filho em uma agência de turismo. Até pensou em processar a empresa, pedindo uma participação no faturamento, pois, segundo seu depoimento, não sabia que estamparia a marca da empresa, ela achava que seria para alguma publicidade para algum display, mas acabou desistindo do processo, por ter havido assinado um termo de direitos de imagem. Zofia ainda disse a ISTOÉ que ganhou o apelido de Zofia Palito.
Outras duas curiosidades válidas sobre Zofia é que ela é formada em psicologia, mas nunca exerceu e fala ‘apenas’ sete idiomas (inglês, espanhol, francês, italiano, hebraico, alemão e mais um dialeto judeu) Fonte: IG.Babado.
O sucesso atravessou décadas e chegou no mundo digital, ou vai me dizer que não lembra da comunidade do Orkut ‘Eu tenho medo da Gina’?
Ou da fanpage ‘Gina Indelicada’?
Fica o comentário de que na data dessa publicação (07-11-2020) a fanpage contava com mais de 7 milhões de seguidores.
Fontes: Gina, ISTOÉ, IG.Babado e Veja.
Não deixe de conferir…
Doug e Paty Maionese terminam juntos?
É verdade que o Caillou tem câncer?
É verdade que o Garfield passa fome?
É verdade que o Doug Funnie é racista?
Sigam-me os bons!