Pular para o conteúdo

Thomas Shelby, um poço de virtudes e defeitos

Eles usam boinas com giletes. Eles tem mulheres fortes. Eles arriscam quando necessário. Não se engane, não são anjos, são gangsteres. Eles não valem nada. São violentos. Suas histórias não são agradáveis. Seus métodos são imorais. Suas atitudes ilícitas. Você vai se apaixonar.

Foi assim que terminei meu texto sobre os Peaky Blinders, logo quando conheci o seriado.

Ah, meu amigo. Nunca acertei tanto em uma matéria. É impossível não gostar daqueles caras maus. Aliás, como é dito na série “eles são os nossos caras maus”.

Na realidade nós adoramos séries assim. Eles são o que, muitas vezes gostaríamos de ser. Ou vai me dizer que se você fosse assaltado não gostaria de fazer justiça com as próprias mãos???

Duvido que não.

Mas, deixando tudo de lado. Focando apenas no personagem principal. O que Thomas Shelby pode nos ensinar?

Sim, meu amigo. Ele é um gangster da pior espécie, mas pode ensinar muita coisa pra gente. Eu aprendi que na vida tudo é aprendizagem. Se seu pai é um bom exemplo, ótimo, você tem quem seguir. Mas, suponhamos que seu pai só faça coisas erradas. Você também tem um modelo na sua frente. É “só fazer o inverso”.

É óbvio que “na teoria a prática é outra”. Mas dá para aprender com os erros dos outros também.

Com Thomas Shelby não é diferente, o mafioso é um poço de virtudes e defeitos.

Então o que podemos aprender?

Ele investiga seus inimigos. No caso, podemos tomar isso como preparação. Ele se prepara antes de enfrentar algo.

No seu caso, jovem millennials, você não tem que investigar seu inimigo. E não, não tem que agir como o Joe, de You. Você tem que se preparar, mas se preparar pra vida.

Comece cuidando do seu corpo, faça exercícios, coma com moderação. Cuide da sua mente, se prepare antes de uma entrevista, de um concurso ou antes de abrir um empresa, o que já nos leva para outra característica de Thomas, ele enfrenta seus medos.

Medo todos nós temos, mas precisamos enfrentá-los, igual no dia que ele, com fobia de túnel, por causa da guerra, se propôs entrar em um para salvar seu filho.

Então, meu jovem, encare seu medo de frente e siga em frente.

Thomas pensa alto. Quer ser Deus. Em um episódio ele diz que após sua morte, todos ali poderão voltar para suas vidinhas.

O ponto é: sonhar não custa. Se você pode sonhar com algo, que seja algo grande. Mas não adianta só sonhar, você tem que se levantar e lutar para realizar.

Eu aprendi que mirando alto, às vezes a gente consegue um pouco menos, mas se você mirar baixo, você consegue ainda menos. – Leandro Karnal.

Sonhar alto é bom sim, mas sempre sabendo qual o ponto onde você está, sem querer dar o passo maior do que sua perna…

Se prepare. Enfrente seu medos. Pense alto e não se esqueça de onde está.

Sim. Não se esqueça de onde está, não se esqueça de onde quer chegar. Mas não confunda ambição com ganância. Em certa altura, o gangster começa se perder no personagem, transformando sua ambição em ganância… isso gera mais inconvenientes que o necessário, o que nos leva para outro ponto em questão. A família começa se rachar nos que são contra Thomas e nos que são a favor.

É uma linha tênue a ambição e a ganância. Tome cuidado.

Se prepare. Enfrente seu medos. Pense alto. Não se esqueça de onde está. Não confunda ambição com ganância e, principalmente, não rache sua família.

Thomas Shelby. Ame. Odeie. Mas não se esqueça de suas valiosas lições.

Não deixe de conferir. 

Já assistiu Peaky Blinders?

6 grandes frases da primeira temporada de Peaky Blinders

6 grandes frases da segunda temporada de Peaky Blinders

7 grandes frases da terceira temporada de Peaky Blinders

Os Peaky Blinders realmente existiram?

Sigam-me os bons!

 Facebook | Instagram | Twitter | Youtube | Pinterest

Marcações: