Sobre Ratos e Homens é uma daquelas obras que, pode passar o tempo que for, nunca ficará velha.
O livro publicado em 1937 mostra George e Lennie. Dois amigos, daqueles inseparáveis. O primeiro, comunicativo, com certo grau de inteligencia. O segundo, com uma mentalidade de criança, mas forte igual um touro.
Poderíamos até dizer que eles são como Master e Blaster, só que no caso aqui, o Master, que seria o George, não é um anão.
Os dois caminham juntos, sempre. Se algo de ruim acontece, lá estão. Se algo bom acontece, lá estão.
A dupla que vaga procurando empregos em fazendas, logo encontra uma para trabalhar, e é ali, no meio de tantos homens e animais, que praticamente toda história se desenvolve.
Com uma linguagem coloquial, uma simplicidade pouco vista e um companheirismo exacerbado, o livro nos cativa.
Sempre com George no comando, a dupla sonha em comprar um rancho, criar algumas galinhas e coelhos. Todo dia eles conversam sobre isso.
Aquele sonho de parar de trabalhar para os outros, de ter um pedaço de chão e de não ser mais humilhado é o que move George e Lennie.
É por causa de um sonho que os dois trabalham com afinco, que tentam de todas as formas não pisarem na bola.
É por causa de uma amizade que os dois cultivam esse sonho.
Amigos que são, eles se ajudam em tudo. Até mesmo quando as piores coisas são feitas.
(…) com a gente, num é assim. A gente tem futuro. A gente tem alguém com quem conversá, alguém que se importa co’a gente. – George.
John Steinbeck foi quem escreveu o livro, e naquelas páginas que são lidas rapidamente, eles nos mostra que muitas vezes um sonho não é o bastante. Muitas vezes sonhar é o que nos carrega para frente, mas nem sempre é possível realizar o que deseja.
É, existem diversos George’s e Lennie’s por ai, movidos por um desejo, movidos por uma amizade. Muitos não alcançarão o objetivo sonhado. Mas fazer o que? A vida tem dessas coisas.
Não deixe de conferir.
5 trechos do livro Alta Fidelidade mostrando os conflitos de um homem
Quando encerrar um ciclo? Friends ensina
5 trechos marcantes do livro Trem Noturno para Lisboa
The Castle (O impacto de um livro), de Jorge Méndez Blake
Sigam-me os bons!