Pular para o conteúdo

O velho oeste não é velho

Se existe uma lembrança bem viva em minha mente são os finais de domingo, sempre depois daquele tradicional cochilo da tarde, meu pai e eu costumávamos assistir algum filme, de preferência, filmes do “velho oeste”.

Sempre gostei muito do gênero, hoje em dia não é a maior aposta de Hollywood e com uma fórmula quase que simplória, ela agrada todas as pessoas que gostam de um bom bang-bang.

Porém, aos poucos o cenário vem mudando, antes aquilo que era “mocinho contra vilão resgatando a donzela indefesa” vem se modificando com enredos ricos e interessantes. Sim! Meu leitor, o velho oeste não está velho e tão pouco morto, e como prova, confira uma lista de indicações excelentes.

1- Django Livre – 2012.

Dá para contar nos dedos os filmes que eu realmente gosto do Tarantino, não sou muito fã do diretor, mas um dos meus filmes favoritos é Django Livre.

O filme tem personagens bem construídos. Nada fora do comum quando misturamos Jamie Foxx, Leonardo DiCaprio e Samuel L. Jackson.

A trama traz o tradicional tiroteio, porém, mais que isso, um conto de um escravo que é comprado e treinado para resgatar sua esposa e saciar seu instinto de vingança.

2 – Sete Homens e Um Destino – 2016.

Esse filme é o meu preferido, não só dessa lista, mas do gênero! Assim como Django, ele é uma nova versão de um longa que foi produzido nos anos 60. O filme traz Chris Pratt, Denzel Washington, Ethan Hawke e outros nomes de respeito. A trilha sonora é incrível, o desenrolar da trama é bem feito e a ação toma conta do filme, em certos momentos o único diálogo é o da bala.

3 – Rango – 2011.

Não me chame de louco ainda! Sim, Rango é uma animação, mas não uma animação qualquer. O longa conquistou o Óscar na sua categoria como melhor animação.

Johnny Depp dá a voz ao camaleão Rango, que sempre foi da cidade grande e acaba parando em uma vila do velho oeste, e por mais atrapalhado que seja, ele precisa lidar com problemas locais.

O filme resgata elementos do gênero trazendo até mesmo Clint Eastwood, que para quem não saiba, é o pai do gênero do velho oeste.

4 – O Regresso – 2015.

O filme que finalmente consagrou DiCaprio com o Óscar.

Foi dirigido por um grande mestre do cinema, o diretor Alejandro Inarritu. O longa traz DiCaprio como um explorador, que é abandonado em terras de nativos. O local é extremamente perigoso com seu clima gélido, e por mais que o personagem passe por um martírio, seu desejo de vingança é inabalável.

5 – Godless – 2017.

Já escrevemos sobre essa série aqui. Godless sai completamente do clássico, apesar de ter uma ou outra ponta solta, espero que propositalmente para futuras temporadas.

A série conta sobre um fora da lei que resolve trair seu bando e se abrigar em uma fazenda de uma pacata cidade onde a maior parte dos habitantes são mulheres, um acidente matou quase todos os homens e por esse motivo vemos um empoderamento feminino bem forte.

Godless pode ser encontrada na Netflix, possui 7 episódios e vale muito a pena maratonar.

____

Gostou ? Comente !

Leia também.

Da chimbica a Chewbacca

5 grandes professores do cinema

HQ’S entrevista Sandro Marcelo Farias

Blue Jay, uma história sobre seu primeiro amor

Codinome: Robin