Pular para o conteúdo

Codinome: Robin

O menino prodígio mais conhecido do universo dos quadrinhos, que recebeu nada mais nada menos que a tutoria do cavaleiro das trevas, pois, Robin foi o primeiro e original sidekick, isto é, a ideia de um parceiro infantil (ajudante) para um super-herói adulto, objetivando aproximar o público infantil de leitores do personagem principal”. Mesmo o leitor despercebido, em algum momento já ouviu falar do Robin, o que é curioso, é que mesmo alguns que se intitulam fãs, desconhecem o seguinte fato: Robin é um título, ou seja, o “cargo” foi ocupado por diferentes adolescentes (requisito para vestir o manto). Levando em consideração a imensidão de narrativas em que Robin se encontra presente, falaremos aqui sobre cinco personagens que se tornaram Robin, levando em consideração o fato de que os escolhidos ocuparam a “vaga” por um período determinante.

O Autor Joseph Campbell trabalha com um conceito chamado “A Jornada do Herói”, no qual sua estrutura baseia-se em três seções: Partida (às vezes chamada separação), Iniciação e Retorno. Logo, cada personagem que tornou-se Robin (ou um herói) atravessou esse processo, que costuma ser enunciado pelo chamado.

Então, os personagens em questão: Dick Grayson, Jason Todd, Tim Drake, Carrie Kelley e Damian Wayne atravessaram tal jornada.

Dick Grayson com uma história que relembra a trajetória de Batman teve os pais assassinados, não nas mesmas condições, entretanto, o trauma pode ser considerado similar, fazendo com o que o garoto torna-se órfão, e posteriormente fosse adotado por Bruce Wayne.

Dick Grayson

Jason Todd vivia nas ruas, roubava para sobreviver, ao tentar roubar o batmóvel (as calotas do carro especificamente), o garoto é abordado por Batman, e conduzido para ser treinado.

Jason Todd

Tim Drake acompanhava as aventuras de Batman e Robin, e ainda na adolescência, através da habilidade de dedução, “sacou” quem eram os mascarados, com essas habilidades, e por salvar Batman em um episódio bem específico, Tim é aceito como Robin.

Tim Drake

Carrie Kelley traz a presença feminina ao universo sombrio de Batman, a menina torna-se Robin em The Dark Knight Returns. Carrey por conta própria desenvolve seu uniforme de Robin, e se junta ao Cavaleiro das Trevas.

Carrie Kelley

Damian Wayne, filho de Bruce Wayne, torna-se Robin, sem passar diretamente pela tutela de Batman. O garoto que cresceu na Liga das Sombras, odiava o pai, e torna-se Robin em um arco onde Dick Grayson é Batman.

Damian Wayne

Levando em consideração a longevidade do título Batman, existem e serão construídos novos Robins, com representações que se reinventam, atingindo públicos distintos.

Em Titãs, série lançada em 2018, Dick Grayson é um Robin amargurado, não acredita mais no Batman, e em alguns momentos se mostra arrependido por ter passado por toda a “Jornada do Herói”, portanto, apresenta-se um personagem, que enuncia os processos de violência pelo qual foi submetido, para ter a honra de vestir a “capa”.

Por fim, o objetivo aqui não é falar tudo sobre o Robin (qual seria a graça, né?), mas, levar o leitor um tanto quanto curioso, a fazer suas próprias pesquisas sobre o personagem. E para além de tudo, apesar do fã que existe em nós, que possamos construir análises críticas sobre o material que consumimos, pois, assim, valorizamos o repertório Nerd e Geek que apreciamos cada dia mais…

Não deixe de conferir.

Releituras sobre Sherlock Holmes

Os 5 estágios do Luto e uma HQ chamada “Morre uma lenda”

Rio de Janeiro ou Gothan City?

Hackers, Deep Web, Investigação Criminal, e uma série (nacional) chamada Gamebros

Sobre a melhor história que eu já li do Batman…

Quando encerrar um ciclo? Friends ensina

Marcações: