Pular para o conteúdo

Qual a importância de um personagem?

Será que um personagem é capaz de carregar um seriado sozinho? Talvez, diria eu. E agora vamos ter como tirar uma prova concreta disso. Rick Grimes deixou (ou quase deixou) o decante The Walking Dead, com um final, digamos, inesperado.

Não vou nem entrar no mérito de ser ou não correto Jadis aparecer aos 49 do segundo tempo e salvar o protagonista. Aliás, eu quero muito estar errado, mas o seriado que vinha com sua audiência em queda, conquistou uma grande notoriedade esses dias. Creio que nesses dois ou três próximos episódios sua audiência suba, para depois despencar de vez.

É óbvio que vão explorar ao máximo a persona de Rick Grimes. Já saíram notícias que três filmes serão lançados mostrando para onde o xerife foi. Os fãs mais fervorosos já criam teorias e alimentam expectativas.

O fato é que quando Rick surgiu lá naquele hospital, não imaginávamos o quão importante seria o xerife. Seu senso de liderança foi vital para manutenção de seu grupo. Sim, vários ali morreram, mas Rick fez o possível e o impossível para que todos levassem uma vida digna. Vide sua quase morte por um bem maior.

É lógico que podemos questionar seu senso de moral, baseado nas relações de um mundo normal. Mas jamais poderemos questionar sua moral em um mundo apocalíptico. Ou vai me dizer que você não mataria alguém na mordida para defender seu filho?

Matar pessoas dormindo? Também faz parte do pacote, ele queria evitar algo maior, e lembre-se, tinha comida em jogo.

Tudo ali foi pensando na sobrevivência do grupo que liderava. Não importando o que aconteceria com quem cruzasse seu caminho.

Vários por ele passaram, alguns tentaram se aliar, outros partiram para guerra. Esses que contra se viraram, não conseguiram se manter. Até o poderoso Negan sucumbiu.

Rick Grimes é (foi) gigante. Rick Grimes é (foi) um personagem incrível.

Só que não podemos nos ater ao personagem, se tudo isso foi possível, foi por causa do ator por trás do xerife.

Andrew Lincoln foi simplesmente magistral interpretando o herói e o vilão, o pai e o amante, o invencível líder e o humano falho. Ele conseguiu transmitir prepotência, arrogância, humildade e companheirismo em um mesmo cara.

Andrew Lincoln conseguiu prender a atenção em torno de um seriado que vinha em declínio.

Com tudo isso em jogo, resta a AMC torcer para que o xerife seja esquecido e que todos sigam em frente. Mas tenho certeza que muitos não irão conseguir. E não digo os personagens em si, digo os próprios telespectadores que ficaram cansados de ver sempre a mesma história. Então, nesse ponto surge uma questão.

Qual a importância de um personagem?

Não sei mensurar a de Daryl, Michonne, Carol e Maggie. Mas sei que nesse momento todos estão olhando apenas para um, todos estão olhando pra’quele que conseguiu manter um nível altíssimo enquanto tudo despencava. Todos estão olhando para sua despedida e já esperando seus filmes.

Rick Grimes e The Walking Dead andaram juntos por vários anos, no momento, o personagem ficou maior que o seriado.

Obrigado, Xerife.

Não deixe de conferir. 

Sim, existem pontos positivos na saída de Rick Grimes de The Walking Dead

4 coisas irritantes em The Walking Dead

Negan não é um vilão…

5 Ensinamentos do Negan

HQ’s Entrevista | Cassius Romero, o dublador do Negan

Fear The Walking Dead está sendo melhor que The Walking Dead

Marcações: