Pular para o conteúdo

7 curiosidades sobre o Super-Homem

Super-Homem é um dos heróis mais conhecidos do mundo, mas existem várias curiosidades que muita gente desconhece, então resolvi trazer algumas delas para você, querido leitor.

Sem delongas.

1 – Foi em 1933 que a versão mais antiga do Superman apareceu pela primeira vez. Na história “The Reign of the Superman” (O reinado do Super-Homem), Jerry Siegel e Joe Shuster criaram um vilão careca telepático que era chamado de Super-Homem, essa primeira versão não fez sucesso, e esse “Super-Homem” não tinha nada de Super-Homem, mas era bem parecido com um certo Lex Luthor, que surgiria anos depois.

2 – Siegel disse que: “Me ocorreu que ter o Super-Homem como herói em vez de vilão poderia render um grande personagem de tiras ao estilo do Tarzan, só que mais super e sensacional.. Joe e eu desenhamos como uma revista em quadrinhos – isso foi no início de 1933. Conseguimos que um editor se interessasse em lançá-la, mas depois ele mudou de ideia, esse foi o fim daquela versão de ‘O Super-Homem’.”

3 – Em 1934, Siegel, enquanto o sono lhe fugia, imaginou um novo formato para o herói. Contou para Shuster e começaram rascunhar o “novo personagem”. Agora ele teria superpoderes, mas em vez de mentais, seriam físicos, isso deixaria o herói mais poderoso. Ele lutaria contra o mal e Shuster sugeriu colocar um “S” em seu peito e uma capa.

4 – Em 2 de junho de 1932 ocorreu um assalto à loja do pai de Siegel, que morreu durante o ato. Mitchell Siegel tinha sessenta anos e morreu de um ataque cardíaco. O boletim de ocorrência mostrava que tiros foram disparados dentro do local, e alguns familiares até acreditavam que Mitchell houvesse falecido por causa dos tiros, apesar do legista dizer o oposto. Pois bem, Jerry Siegel, com 17 anos na época, teve a ideia de criar o herói semanas depois. O tempo passou e Brad Meltzer, um escritor de quadrinhos, escreveu o thriller “O livro das mentiras (2000)”, para fazer a obra ele pesquisou sobre Mitchell Siegel e descobriu que no dia 3 de junho de 1932 (um dia após de sua morte), no jornal Cleveland Plain Dealer, uma carta foi enviada ao jornal. O autor? Um tal de “A. L. Luther”, nela ele pedia a ação de justiceiros contra criminosos. Meltzer ainda escreve que: “Por que o mundo ganhou o Super-Homem? Porque um garotinho chamado Jerry Siegel ouviu que seu pai tinha sido assassinado e, na dor, criou um homem à prova de balas.”

5 – 13 páginas foi o que Siegel e Shuster escreveram para Action Comics 1, no “lançamento” do Super-Homem e, apesar do sucesso, eles receberam 130 dólares pela publicação. O pior de tudo? Eles não perceberam o pote de ouro que tinham em mãos, por isso cederam o personagem para DC Comics, em troca eles ganharam um contrato de 10 anos com a editora. Esse acordo ficou conhecido como “pecado original” da história dos gibis.

6 – Super-Homem “nasceu” na Action Comics 1, ganhou suas botas vermelhas na Action Comics 5, superaudição na 4 e visão de raio X na 11.

7 – Siegel tirou o nome de Super-Homem de “Assim falou Zaratustra (1883), a obra de Friedrich Nietzsche na qual o filósofo apresentou o conceito do Ubermensch – traduzido como “homem superior” ou “super-homem”. Siegel escreveu a história, Shuster fez as ilustrações.

E ai, você sabia dessas?

Fonte das curiosidades: A IDENTIDADE SECRETA DOS SUPER-HERÓIS – A história e as origens dos maiores sucessos das HQs: do Super-Homem aos Vingadores.
Autor: Brian J. Robb.
Publicado originalmente na Grã-Bretanha, em 2014 por Robinson, selo da Little, Brown Book Group.
Título Original: A Brief History of Superheroes

Não deixe de conferir.

8 curtas curiosidades sobre o mundo dos quadrinhos

6 filmes estranhos que tem notas melhores que Liga da Justiça no Rotten

Os 20 maiores vilões do cinema

Já pensou se Black Mirror fosse história em quadrinho?

Você sabia que Os Flintstones promoviam o uso do cigarro?

Marcações: