Pular para o conteúdo

5 grandes filmes baseados em fatos reais (parte 2)

Faz um tempo que fiz um post mostrando 5 grandes filmes baseados em fatos reais. Pois bem, logo após o post, tive ideia de outros filmes… Então, cá estou.

Sem enrolação, vou começar com Tempo de Despertar – 1990.

O longa se passa no ano de 69, onde o neurologista Malcolm Sayer (Robin Williams) consegue emprego em um hospital psiquiátrico. Nesse hospital ele encontra pacientes que estão catatônicos. Mas, lá no fundo, ele não crê que seus pacientes estejam nesse estado, ele imagina que eles estão “adormecidos”.

Depois de brigar com os diretores para fazer um novo tratamento em seus pacientes, ele tem autorização para testar o novo método em apenas um. Malcolm escolhe Leonard Lowe (Robert De Niro). E com o tempo ele vai se recuperando, só que alguns efeitos colaterais são apresentados.

O filme é baseado na história do neurologista Oliver Sacks.

Oliver Sacks (Foto: Luigi Novi/Wikicommons)

___

Se existe um filme que eu amo, ele se chama Intocáveis – 2011.

Nele temos Driss (Omar Sy), um ex-presidiário cheio de problemas. Um dia ele vai até uma vaga de emprego para colher uma assinatura. Ele não queria trabalhar, só queria pegar tal assinatura para continuar recebendo seu seguro desemprego.

Do outro lado temos Philippe (François Cluzet), um aristocrata rico que ficou tetraplégico após sofrer um acidente. Philippe, cansado de tanta bajulação, vê no estranho rapaz uma luz no fim do túnel. Afinal, o cara não demonstrava piedade, e isso era tudo que ele queria.

Baseado na história de Philippe Pozzo di Borgo e Abdel Sellou.

___

12 anos de escravidão (2013) é o terceiro da lista.

É tristeza e injustiça que você quer ver? Então vá fundo. Se não tiver com vontade de se decepcionar mais um pouco com a humanidade, então não assista.

Sim, o filme é bom. Mas é bem triste.

O longa se baseia na história de Solomon Northup, um homem negro, casado, pai de dois filhos, violinista e LIVRE. Estamos no ano de 1841. Em um dia qualquer ele recebe uma oferta de emprego, viajar duas semanas para trabalhar como músico. No meio da viagem ele é sequestrado e vendido como escravo.

Ah, meu amigo. Que mundo nós vivemos…

___

E por falar em tristeza, vamos de Spotlight: Segredos Revelados – 2015.

O filme ganhador do Óscar mostra uma história real. Triste história real.

Alguns jornalistas de Boston reuniram provas contra padres católicos. Que provas são essas? Abusos infantis. O detalhe, os padres nunca haviam sido punidos.

Se fosse uma história fictícia já seria pesado, sendo real então…

___

Vou fechar com O Terminal – 2004.

O longa mostra Viktor Navorski (Tom Hanks), um homem da Europa Ocidental que viajou para Nova York. No meio da viagem seu país sofreu um golpe de estado, fazendo com que seu passaporte fosse invalidado.

Quando Viktor chegou ao aeroporto, ficou sem autorização para entrar nos EUA e também sem autorização para retornar à sua terra natal. O jeito encontrado foi morar alguns dias dentro do aeroporto.

O longa é baseado na história de Merhan Nasseri, um refugiado iraniano. Seu caso se deu no aeroporto Charles de Gaulle, em Paris. Merhan teve seu visto negado por ser iraniano e o certificado de refugiado concedido pelas Nações Unidas roubado.

Mas vai lá pesquisar sobre Merhan e se surpreenda por quanto tempo ele morou em um aeroporto.

___

Foto da capa, Philippe Pozzo di Borgo e Abdel Sellou, os verdadeiros Philippe e Driss.

E ai, qual outro filme baseado em fatos reais te encanta? Comente!

Não deixe de conferir. 

5 grandes filmes baseados em fatos reais

5 séries famosas que passaram na RedeTV

10 grandes dilemas da cultura pop

Meus 5 filmes preferidos da infância

5 atores que começaram suas carreiras quando ainda eram crianças…

5 obras que vão lhe deixar reflexivo após o final