Pular para o conteúdo

5 músicas que inspiraram filmes

Livro que inspira filme não é novidade. Histórias reais também já ganharam as telonas, hoje resolvi diferenciar um pouco, vamos ver 5 músicas que inspiraram filmes.

Sem delongas, vamos começar com o conhecidíssimo “Faroeste Caboclo” – Legião Urbana.

O filme de 2013 teve a direção de René Sampaio, nele tínhamos a história de João do Santo Cristo (interpretado por Fabrício Boliveira). E, realmente, o longa é todo baseado na composição do Renato Russo.

Sinopse: João (Fabrício Boliveira) deixa Santo Cristo em busca de uma vida melhor em Brasília. Ele quer deixar o passado repleto de tragédias para trás. Lá, conta com o apoio do primo e traficante Pablo (César Troncoso), com quem passa a trabalhar. Já conhecido como João de Santo Cristo, o jovem se envolve com o tráfico de drogas, ao mesmo tempo em que mantém um emprego como carpinteiro. Em meio a tudo isso, conhece a bela e inquieta Maria Lúcia (Ísis Valverde), filha de um senador (Marcos Paulo), por quem se apaixona loucamente. Os dois começam uma relação marcada pela paixão e pelo romance, mas logo João se verá em meio a uma guerra com o playboy e traficante Jeremias (Felipe Abib), que coloca tudo a perder.

___

Vamos continuar em solo nacional. Agora é hora de vermos uma música que teve diversas interpretações, mas que ficou marcada na voz de Sérgio Reis.

O “Menino da Porteira” contou com dois longas. O primeiro foi em 1976, contou com a atuação do próprio Sérgio Reis (peão boiadeiro Diogo) e foi dirigido por Jeremias Moreira Filho.

O segundo longa foi lançado em 2009, também foi dirigido pelo próprio Jeremias, mas dessa vez, o peão boiadeiro era o Daniel.

___

Saindo do território nacional, vamos ver “Ode to Billie Joe” – Bobbie Gentry.

A música não foi totalmente levada para o cinema, mas serviu como base para o enredo.

“Hoje Billie Joe MacAllister pulou da Ponte Tallahatchie”

Ode to Billie Joe teve sua tradução para “A Ponte do Desejo“, foi dirigido por Max Baer, Jr. A canção mostra o dia que Billie Joe McAllister cometeu suicídio, no longa temos uma história bem mais complexa por trás.

Billy (Robby Benson) se declara para Bobbi Lee (Glynnis O’Connor), mas uma noite ele fica bêbado e se relaciona com outro homem. Isso o corroí por dentro, que não aguentando, conta para Lee o segredo e salta da ponte. O longa contínua e Lee vai ter que arcar com as consequências da morte de Billy.

___

O filme dirigido por Dan Ireland se inspirou na música de Dolly Parton (Jolene), sua história mostra Jolene (Jessica Chastain), uma garota órfã que durante 10 anos viaja seu país, passando por bons e maus bocados.

___

Vou fechar com uma música que é de uma das melhores bandas de todos os tempos. “Yellow Submarine” – Beatles.

O diretor George Dunning aproveitou do auge dos Beatles para criar um longa animado. Isso aconteceu no ano de 1968. O Submarino Amarelo mostra a história de John, Paul, George e Ringo enfrentando o grupo dos malvados Blue Meanies, esse grupo chegou a terra de Pepperland para acabar com toda a música, paz e amor que lá existia.

___

Conhece alguma música que virou filme? Comente!

Não deixe de conferir.

5 Músicas dos Trapalhões

5 Filmes de Heróis que não saíram do papel

Top 6 séries com temas de aberturas inesquecíveis

5 séries nacionais com temas de aberturas inesquecíveis

5 vezes que How I Met Your Mother partiu meu coração